Provesende / Pinhão - Trilho São Cristóvão do Douro

Photo ofProvesende / Pinhão - Trilho São Cristóvão do Douro Photo ofProvesende / Pinhão - Trilho São Cristóvão do Douro Photo ofProvesende / Pinhão - Trilho São Cristóvão do Douro

May 9, 2021
May 2021

near Provesende, Vila Real (Portugal)

Trilho de São Cristóvão do Douro desde a aldeia de Provesende até ao Pinhão
- Trilho: Linear
- Extensão: +/- 5 km
- Percurso: Bem assinalado
- Duração: 2 horas (nas calmas aproveitando para tirar fotografias)
- Nível: Muito fácil (praticamente sempre a descer)
- Tipo de Terreno: Caminhos Rurais, Carreiros em terra, Vinhas, Oliveiras, Cerejeiras.
- Âmbito: Paisagístico
- Início: Aldeia de Provesende (junto à igreja/chafariz/pelourinho)
- Fim: Pinhão (Foz do rio, ponte pedonal, marina)
Nota: O trilho foi realizado no âmbito de uma visita de comboio pelo vale do Douro até ao Pinhão.
Inicialmente pensamos em subir e descer o trilho mas devido há escassez de tempo fizemos só a descida.
Assim após o almoço no restaurante Foz do Cais (comida caseira e frequentado pelos moradores do Pinhão) chamamos um táxi p'ra nos levar até á aldeia de Provesende (+/-7 km).
A partir da aí é sempre a descer até ao Pinhão e abrir a boca de espanto com a magnífica paisagem que se vislumbra.
Qualquer dúvida estou ao dispôr

PictographInformation point Altitude 1,921 ft

Início

Aldeia de Provesende (Provezende) é uma antiga freguesia portuguesa no Douro Vinhateiro do concelho de Sabrosa e situada na fértil região demarcada do Douro, onde se produz o afamado "Vinho do Porto" e com uma magnífica vista para o Rio Pinhão. Diz-se que o topónimo Provesende virá da antiga Lenda de Zaide. Zaide seria um Mouro, irmão de Jahia rei de Toledo, que habitaria no altaneiro Castelo de São Domingos, nas imediações de Provesende, antes conhecida como San Joanes. Certo dia o Castelo foi atacado pelas forças Cristãs, dando-se um massacre, perecendo todos os Mouros que ali habitavam, escapando-se o rei Zaide que, não obstante, foi apanhado mais à frente enquanto fugia, sendo torturado e assassinado. No momento de transe e sofrimento terá sido exclamado “Prove Zaide, prove Zaide!”, originando daí o topónimo “Provesende”. Vale a pena percorrer as típicas e calmas ruas de Provesende, onde encontramos o antigo Pelourinho, a barroca Igreja Matriz, a Fonte do século XVIII e as várias casas senhoriais e brasonadas.

Fotos

Virar à direita

➡️

Informações e miradouro

Vista sobre a foz do rio Pinhão

PictographBridge Altitude 310 ft

Final em Pinhão

• Fernando M A Ferreira Aug 13, 2021

Muito bonito

• Photo of cjoaquim
    cjoaquim Aug 15, 2021

Olá Fernando. Obrigado pela avaliação.

• André Reis 8 Aug 23, 2021

Boa tarde cjoaquim,

É fácil arranjar um táxi em pinhão para Provesende e qual foi o preço (se tiver memória de quanto pagou). Obrigado e excelente descrição. Vou fazer o mesmo trilho muito em breve.

• Photo of cjoaquim
    cjoaquim Aug 25, 2021

Olá bom dia André Reis. Habitualmente há taxi na praça situada na saída da estação do Pinhão. Se tiver alguma dificuldade contacte o número 962 950 978 do Sr. Armando Carvalho Pinto, que é taxista e residente no Pinhão. Relativamente ao preço, não me recordo quanto paguei, mas distância até Provesende são /- 9 km.