Projeto - Pedra da Mina pela antiga trilha de Queluz

May 15, 2019
May 2019

near Entupido, São Paulo (Brazil)

Projeto - Pedra da Mina por Queluz
Antiga trilha para a Pedra da Mina saindo de Queluz
Provavelmente está fechada
Consta no mapeamento do IBGE de 1974

• Photo of Silverio Nery
    Silverio Nery May 17, 2019

Conheço gente que já subiu pelo vale do Ro Claro (á direita desse track log) Essa trilha pelas cristas talvez tenha sido utilizada pelo pessoal do CAP na década de 70, mas não tenho certeza

• Photo of Marcelo Tartari
    Marcelo Tartari May 17, 2019

Queria muito fazer esta travessia pelo vale do Rio Claro, mas conforme descrição do Augusto esta trilha está fechada pelo dono da fazenda, quem sabe poderíamos fazer uma reunião como o dono da fazenda e verificar se ele autoriza fazermos este trajeto até o topo da pedra da mina. Henrique já comentei com você sobre esta trilha do vale do rio claro, teria contatos com o pessoal da fazenda?
    Abçs

• Photo of ramonmendes
    ramonmendes Jun 15, 2019

Tem uma maneira de subir pelo poço verde .. regia9 do entupido de Lavrinhas... se sobe pelo rio ... tempo todo.. rio desemboca na estrada de terra.. nao precisa entrar nenhuma propriedade já que o rio é da uniao e nos somos os donos... todos brasileiros..rsrs mais informacoes me chamem no zap podemos marcar expedicao ...conheço caminho 035988840984

• Pedro Cássio Dec 5, 2020

Fala Ramon, tudo certo? Lembrando que o poço verde está dentro de uma propriedade particular sim e a entrada não é autorizada, até entendo o lance do rio ser da união, porém na ausência da mesma, os proprietários em torno são os principais responsáveis, a trilha original é o caminho do rio claro, na cidade de Queluz-SP. Existe uma RPPM organizada pelo proprietário Sávio onde a entrada é proibida. Existem leis municipais, não é só " sei o caminho, vamos lá" .

• Photo of menino do Rio Claro
    menino do Rio Claro Mar 24, 2021

meu amigo, vou pedir pra vc remover este track log ( 24.03.31 )
    não existe esta trilha mais, é uma Reserva particular RPPN Pedra da Mina.

• angelone Nov 28, 2023

Conheço esse trajeto, fiz algumas poucas vezes na década de 80 com o pessoal antigo do CAP e também com o amigo André Ravirolta nessa mesma década. Posso garantir com certeza absoluta q nunca foi caminho para MG, isso porque envolve trechos super expostos e um desnível forte na crista em q se usa corda ou se escala em livre, ou seja, é trajeto para quem é montanhista. Era uma rota exclusivamente de descida q dava na fazenda Boa Vista, hoje uma mineradora, creio q de bauxita. E eles proíbem terminantemente a entrada na propriedade. Entretanto, da mesma imensa propriedade, tem outra crista, essa sim antiga passagem para MInas, viável para andarilhos, q repeti inúmeras vezes, algumas pouco antes da pandemia. Também já fiz a subida para a Pedra da Mina pelo Rio Claro, a partir da fazenda do Sávio, há mais de 10 anos, trajeto longo pelo leito de pedra do rio com um final de escalada bem delicado. Enfim, se no mapeamento do IBGE aparecia algo como uma trilha, seguramente se deve a aerofoto e marcas deixadas na estreitissima crista rochosa, q com certeza foram trilhadas por pouquimas pessoas no passado, eu entre elas..