PRC37SMI Janela do Inferno

July 15, 2018
July 2018

near Remédios, Açores (Portugal)

"Esta pequena rota circular tem início no parque de merendas do lugar dos Remédios, concelho da Lagoa.

Este percurso tem vários túneis ao longo da sua extensão, pelo que é aconselhável o uso de uma lanterna na sua transposição. Antes de iniciar o percurso, certifique-se que está devidamente equipado.

Siga as indicações ao longo da estrada que sobe para a Lagoa do Fogo, virando à direita para um caminho de cimento que dá acesso a vários pastos agrícolas. Continue até encontrar uma viragem à direita para um caminho de terra em direcção a Sul, entre o Pico da Mariana e o Pico da Cova.

Ao chegar a um cruzamento, deverá tomar o caminho à direita e posteriormente à esquerda, passando pelo interior de um pasto. Ao longo do percurso é necessária especial atenção para a presença de animais que não deverão ser incomodados.

O percurso segue por um antigo aqueduto, sob a forma de túnel, com cerca de 50 m de comprimento. Daqui o trilho desenvolve-se ao longo da Ribeira Seca, atravessando uma série de imponentes aquedutos que serviam no passado a antiga Fábrica do Álcool da Lagoa e atualmente fazem o abastecimento público de água ao concelho.

Um pouco depois irá chegar a um local de interesse – Janela do Inferno – uma parede vertical, rica em nascentes e onde é possível observar uma cavidade, criada pela poder erosivo da água. Na base existe um charco natural, onde é possível observar Tritões (Triturus cristatus) em várias fases do seu ciclo de vida (larvas aquáticas, juvenis e adustos). Aproveite para apreciar a beleza deste lugar e retemperar as forças.

Faça o percurso no sentido inverso, ao longo da margem esquerda da Ribeira Seca, chegando a outro túnel escavado na terra, que facilita a passagem da água ao nível do solo. Após atravessar o túnel o caminho segue por entre pastos agrícolas de volta ao ponto inicial. Ao longo deste percurso desfrute das amplas vistas sob o concelho da Lagoa e de Ponta Delgada."