PRC1TER - Mistérios Negros

July 9, 2017
July 2017

near Patameiros, Açores (Portugal)

PRC1TER Mistérios Negros - Mapas e GPS - Percurso Pedestre na Terceira - Trilhos dos Açores

Trail Info
O percurso tem início nas imediações da Lagoa do Negro e da Gruta do Natal.

Comece por percorrer o caminho de terra batida ladeado por rapa (Calluna vulgaris) e criptomérias (Cryptomeria japonica). Cerca de 550m depois, entre numa pastagem, contorne o tanque de água pela esquerda e prossiga por 200m até entrar num atalho estreito, por entre a vegetação, constituida por exemplares de Calluna vulgaris, Cryptomeria japonica, Sphagnum sp e cedro do mato (Juniperus brevifolia).

Em seguida, siga numa área onde existem três pequenas lagoas (lagoinhas de Vale Fundo), contornando pela direita.

Posteriormente, siga por entre o bosque de cedro do mato, num terreno irregular, contornando um dos vários domos traquíticos, com poucos exemplares de vegetação (apenas alguns indivíduos de Erica azorica e Calluna vulgaris) resultantes da erupção de 1761.

Depois de passar o domo, siga na canada ampla, ladeada por Erica azorica, Juniperus brevifolia e Calluna vulgaris, que desce em direção a uma mata de criptomérias.

Depois de atravessar a mata e algumas pastagens, chegará à estrada de asfalto. Vire à esquerda, passando pelo Pico Gaspar (com opção de desvio), e percorra o quilómetro final até voltar ao ponto de início do percurso.