Praias Tabatinga - Coqueirinho - Tambaba

Photo ofPraias Tabatinga - Coqueirinho - Tambaba Photo ofPraias Tabatinga - Coqueirinho - Tambaba Photo ofPraias Tabatinga - Coqueirinho - Tambaba

June 21, 2023
June 2023

near Barra, Paraíba (Brazil)

Tinha um dia livre para curtir as praias da Paraíba, fiquei em dúvida entre Mamanguape e Coqueirinho, acabamos optando pela segunda, alugamos um carro para devolver no aeroporto no dia seguinte.
Levantamos antes do sol nascer e fomos pro nosso treino na orla de João Pessoa, duas horas de corrida e caminhada. Tomamos um café reforçado e fomos buscar o carro na Localiza de Cabedelo que é a mais próxima do Bessa, fomos caminhando até lá.
Direto pra estrada pegamos rumo sul em direção a Coqueirinho, uma hora de viagem passando por dentro de bairros e cidade, muitas lombadas e alguns buracos depois, chegamos a Coqueirinho.
Estacionamos próximo aos restaurantes, fomos abordados por diversas pessoas oferecendo passeio de buggy, quadriciclo ou lugar nos quiosques e claro pra cuidar do carro (R$10,00), aceitamos só cuidar do carro.
Iniciamos a caminhada em direção à Tambaba, após alguns metros chegamos em dois coqueiros inclinados por efeito da erosão do mar sobre a praia, estão bonitos mas não sei quanto tempo ainda estarão lá. Mais à frente chegamos ao Canyon Coqueirinho, tentamos entrar seguindo um curso de água que sai na praia, foi complicado, parecia areia mas o pé afundava até o meio da canela, era uma argila formada pelo material erodido da falésia. Voltamos e acessamos pelo estacionamento do restaurante.
O canyon é muito maior do que esperávamos, muito bonito e colorido, formado pela erosão da falésia como ocorre nas vossorocas suas paredes expõe as diversas camadas do solo revelando as cores de cada camada numa verdadeira obra de arte. Algumas “rochas” possuem listras coloridas, um show. As “rochas” da falésia são muito frágeis, são como arenito não compactado, é possível quebrar com a mão sem fazer força. Não subimos e recomendo que não subam para não agravar o processo erosivo.
E toda essa beleza revela algo preocupante, a erosão das falésias, com certeza um efeito natural que pode estar sendo agravado pela ação do homem. Na foto de satélite podemos ver que essa erosão já se aproxima de residências e da rodovia. Esse cânion lembrou os cânions que vimos no Atacama, porém com altura menor.
Iniciamos nossa caminhada com sol, no interior do cânion choveu 5 minutos, depois o azul do céu voltou e assim é o clima da Paraíba, segundo os moradores clima bipolar.
Voltamos pra caminhada na praia e mais à frente entramos em outro cânion não tão bonito quanto o primeiro.
De volta a praia, agora o paredão da falésia fica mais próximo e domina a paisagem com suas cores indo do branco ao preto passando pelo vermelho e amarelo.
Logo vemos algumas rochas no mar, pequenas ilhas, pedra furada e águia pousada, e algumas rochas na praia.
Outra praia se inicia mas parece que o nome da Praia não muda. Chegando ao final da segunda praia encontramos formações rochosas isolando duas prainhas e uma camada de algas trazidas pelo mar forrando a areia e as pedras, caminhamos sem ver o que tinha embaixo. Após a segunda prainha uma trilha estreita cercada por vegetação de arbusto liga à praia de Tambaba. A famosa Tambaba de naturalismo fica após essa prainha.
O coqueiro sobre a pedra que vimos amos atrás está lá firme e forte com o dobro da altura.
Almoçamos no quiosque local, hidratamos com água de coco e iniciamos o retorno, já eram 14:30h. A volta foi sem pausa, e sobrou tempo pra continuar até a praia de Tabatinga 2, passando pela prainha. As 17 h pegamos a estrada de volta pra João Pessoa.