Praias do Cabo Mondego e Serra da Boa Viagem

Photo ofPraias do Cabo Mondego e Serra da Boa Viagem Photo ofPraias do Cabo Mondego e Serra da Boa Viagem Photo ofPraias do Cabo Mondego e Serra da Boa Viagem

Experts only
October 2, 2023
October 2023

near Casal da Fonte Nova, Coimbra (Portugal)

Partimos da Praia do Teimoso, em Buarcos, onde o areal nos apresenta um conjunto enorme de lajes ronhosas. Continuamos pelo areal até à Praia da Fonte das Pombas.

Depois, seguimos pela Praia da Pedra da Nau, onde foram descobertas as primeiras pegadas em Portugal. Entre a "Pedra da Nau" e a "Laje do Costado" foram identificados oito níveis com pegadas de dinossauros. A maioria encontra-se em exposição no Museu Nacional de História Natural de Lisboa. Mas quem estiver atento ainda pode ver algumas dessas pegadas.
Após a Praia da Laje do Costado chegamos à Praia da Murtinheira.

Tínhamos planeado aproveitar a baixa-mar prevista para as 11h23, no entanto, acabamos por sair muito cedo, pois nos deparamos com trajetos em que precisamos subir até próximo da Estrada da Fábrica, a maré ainda estava alta.

As rochas são que afloram na praia tem características fantásticas que nos ajudam a compreender a classificação do Cabo Mondego como Monumento Natural. Pelo que é referenciado mundialmente como o melhor e único local no planeta, no qual, sob o ponto de vista estratigráfico, se podem observar e estudar rochas com cerca de 170 milhões de anos, pertencentes ao Bajociano-Jurássico médio.

Neste sítio mágico que nos abraça entre a Serra da Boa Viagem e o Atlântico, os afloramentos têm nome, como o porta-aviões, o caixão ou a pedra da nau,

Após passarmos pela Murtinheira, seguimos pelo PR3 Rota da Boa Viagem, onde conseguimos apreciar o Farol, o Monumento Natural do Cabo Mondego, a Praia da Murtinheira, a Praia de Quiaios, bem como as Matas Nacionais das Dunas de Quiaios e o Prazo de Santa Marinha.
O trilho continua por caminhos florestais, onde é possível observar uma vasta área com fósseis, seguida por uma alameda de acácias que os serviços florestais estão tentar controlar. Em algumas áreas, já é visível a predominância de pinheiros e outras árvores.

Num determinado cruzamento, perdemos as marcações e optamos por seguir por um estradão com uma subida íngreme. Ao longe, avistamos o farol, o que nos indicou que estávamos fora do percurso planeado.
Decidimos arriscar ao fazer uma descida radical, não recomendada para quem não tem bastões ou bom calçado. Conseguimos encontrar um caminho que nos levou de volta em direção à costa e, acabamos um pouco acima do farol. Para chegar até lá, tivemos de percorrer uma estrada asfaltada por um curto período e, em seguida, seguir um atalho até um caminho de terra.

Passamos ao lado das ruínas de uma antiga central elétrica antes de chegarmos ao centenário farol. Continuamos a caminhada após cruzar a estrada da Enforca Cães, seguindo em direção à Figueira da Foz. Para evitar a EN 109, optamos por passar pela colina do elétrico, onde nos deparamos com o famoso Elétrico de Buarcos. A estrada por onde seguimos talvez fosse privada, mas não temos essa informação.

Finalmente, regressamos à Estrada da Serra para chegar a Buarcos e tomar um refrescante banho na praia.

Nota - percurso PERIGOSO para quem não conhece bem as marés, não sendo recomendável efetuar fora da época estival. A erosão do litoral oferece o perigo de queda de pedras e muitos dos afloramentos rochosos são muito escorregadios. Uma queda ou acidente neste local à beira mar tem um risco muito elevado para ser feita uma evacuação antes da maré subir.