Praia Osso da Baleia- Ecossistema dunar

Photo ofPraia Osso da Baleia- Ecossistema dunar Photo ofPraia Osso da Baleia- Ecossistema dunar Photo ofPraia Osso da Baleia- Ecossistema dunar

9 minutes
23 minutes
February 19, 2023
February 2023

near Brejos Velhos, Leiria (Portugal)

Praia Osso da Baleia

PictographFlora Altitude 208 ft

Silene littorea

PictographFlora Altitude 203 ft

PictographBeach Altitude 202 ft

PictographFlora Altitude 194 ft

A morganheira-das-praias (Euphorbia paralias) é uma das muitas espécies que podemos encontrar na orla marítima, sendo uma das primeiras plantas a colonizar as dunas. Possui um papel muito importante na consolidação das areias e na formação de sistemas dunares.Planta glauca e glabra, com caules até cerca de 70 cm, ramificados desde a base. Folhas pequenas alternas, muitas vezes imbricadas, carnosas e que libertam quando quebradas um látex branco, flores muito pequenas em umbelas de 3 a 6 raios, o seu suco leitoso é popularmente utilizado para queimar cravos.

PictographFlora Altitude 192 ft

Otanthus maritimus Pequeno arbusto, da família Asteraceae, perene, lenhoso na base, lanuginoso (densamente coberto de pêlos compridos e esbranquiçados) com caules rizomatosos, ascendentes, com 20-50 cm de altura; folhas oblongas, ou oblongo-lanceoladas, geralmente inteiras, carnudas, sésseis e, tal como os caules, cobertas de pêlos; flores reunidas em capítulos dispostos em corimbos terminais. Distribui-se ao longo da costa leste do oceano Atlântico (desde a Islândia até às Canárias) e por toda a costa do Mediterrâneo. Em Portugal ocorre ao longo de todo o litoral, nos areais marítimos, incluindo nas dunas primárias. Floração: de maio a setembro.

Elymus farctus Erva glauca e glabra de folhas enroladas largas até 6 mm e 35 cm de comprimento. Quando húmidas são planas. Os caules que podem atingir os 60 cm têm os nós frequentemente pruinosos. A lígula é truncada e membranosa. Inflorescência em espiga. Distribuição: Norte e Oeste da Europa. Relativamente frequente nos areais perto da praia.

PictographBeach Altitude 193 ft

PictographFlora Altitude 193 ft

Pancratium maritimum Características: Em dunas e areais costeiros, geralmente na duna primária e nos vales entredunares. É uma espécie herbácea, as folhas erguidas sobressaem do solo formando um denso ramalhete; têm entre 5 e 20 mm de largura e são de cor verde azuladas. Têm um bolbo largo, esbranquiçado, com várias capas membranosas. A ingestão provoca uma grande toxicidade, visto conter heterósidos cardiotónicos. As raízes estão situadas a uma profundidade de até 0,8 m abaixo da superfície.As flores são pediceladas, grandes, de cor branca, com semelhança aos narcisos, muito aromáticas e com um tamanho de até 15 cm de comprimento. A for apresenta 6 pétalas lanceoladas abertas na periferia e com uma nervura esverdeada dorsal que nasce na base da umbela. A corola com forma de trompete, também branca, contém 12 dentes de forma triangular. Área de distribuição nativa:Distribui-se ao longo da costa Atlântica e pela Região Mediterrânica. Em Portugal continental ocorre ao longo de toda a costa litoral, do norte ao sul do território. Introduzida no arquipélago dos Açores.

PictographFlora Altitude 194 ft

carpobrotus edulis Caules longos, escamosos que podem atingir vários metros de comprimento, se enraizando nos nodos. Folhas carnudas, estreitas, encurvadas para cima e ápice aguçado, de 4-8 cm de comprimento, verde brilhantes quando jovens, apresentando vestígios avermelhados quando envelhecidas. Flores solitárias, com 8-10cm de diâmetro, de cor amarela ou cor-de-rosa, por vezes as duas cores na mesma planta. As flores abrem de manhã com o calor do sol e fecham ao anoitecer. Surgem na primavera/verão podendo estender-se até meados do outono e em regiões mais frias apenas no verão. Frutos carnudos e capsulares em forma de figo, com aspecto enrugado quando maduro. É cultivado em beira de praia, em jardins como cobertura de solo onde rapidamente forma grandes tapetes floridos; também em vasos e jardineiras

PictographBeach Altitude 211 ft

PictographFlora Altitude 205 ft

É uma planta vivaz, lenhosa na base, com com caules que podem atingir até meio metro, geralmente prostrados, mas com ramos novos normalmente erectos. Planta da família Rubiaceae tem o seu habitat nas areias do litoral que ocupa desde a vertente interior das dunas primárias até às dunas secundárias, passando pela zona interdunar, onde, aliás, parece ter melhores condições de desenvolvimento, pois é onde é mais abundante. Distribui-se pela Região Mediterrânica Ocidental, incluindo Portugal, onde é frequente o seu aparecimento ao longo de toda a costa marítima. Segundo as fontes consultadas, floresce de março a setembro. Se bem que, as fotografias publicadas, todas colhidas no mesmo local, não apontem para uma floração tão precoce, admito que aquela informação esteja certa, pois é provável que a época da floração varie muito com a localização.

PictographFlora Altitude 200 ft

Ammophila arenaria Trata-se de uma planta importante, pioneira na fixação das dunas, e por isso bem adaptada a habitats de areias instáveis. Tem uma excelente capacidade de regeneração e de crescimento. As suas raízes constroem algo que lembra uma rede que ajuda sobremaneira a fixar as dunas. É uma gramínea da família das Poaceae. Desenvolve-se por rizomas e pode atingir o meio metro e até 150 centímetros de altura. As folhas são enroladas e rígidas, a inflorescência tem espiguetas com uma só flor. O fruto é uma cariopse. A floração dá-se entre abril e junho.

Planta perene espalhada ou ereta, áspera, verde-acinzentada, muito ramificada, até 50 cm. Folhas inferiores ovadas-lanceoladas, inteiras a pinnately lobed, lóbulos espinhosos dentados; as folhas superiores lanceoladas, geralmente inteiras e decorrentes. Capítulos florais com cerca de 4 cm de diâmetro, rosa brilhante, solitários ou em cachos. Florzinhas de raios ausentes. As florzinhas externas maiores que as internas e não férteis; os centrais rosa pálido ou branco. Invólucro com cerca de 2 cm de comprimento, mais ou menos esférico. Brácteas em várias camadas, apêndice apical com 6 a 9 espinhos dispostos palmalmente em um plano, o central mais longo que os outros. Aquênios de 4 a 5 mm de comprimento, com pappus de cerdas rugosas de 2 a 3 mm de comprimento.

Nome cientifico: Corema Album. Pequeno arbusto sempre-verde, com altura geralmente inferior a 1m e ramos eretos muito ramificados. As suas ramagens libertam um odor semelhante ao do mel. Têm folhas estreitas, lineares, com 10 mm de comprimento e 1 mm de largura, verde-escuras. Floresce entre Março e Maio, com flores masculinas e femininas, em cachos terminais com 5 a 10 flores que surgem na extremidade dos ramos. As pétalas são de cor rosa-pálido nas flores masculinas e habitualmente ausentes nas flores femininas. Produz em Julho/Setembro um pequeno fruto branco com a forma de uma drupa carnuda, comestível.