Praia do Goes, Sangava e Cheira Limão

Photo ofPraia do Goes, Sangava e Cheira Limão Photo ofPraia do Goes, Sangava e Cheira Limão Photo ofPraia do Goes, Sangava e Cheira Limão

November 22, 2015
November 2015

near Santos, São Paulo (Brazil)

Fiz essa Trilha com meu amigo Leandro Paschoalin e vou colocar o relato dele aqui....

Opa...tá ai uma trilha fácil, acessível com um visual vislumbrante e que quase todo mundo pode fazer.A primeira dica importantíssima é sobre o estacionamento, caso for de carro pode deixa-lo no estacionamento gratuito do forte, onde a uns anos atras era um clube.Pelo estacionamento já tem uma saída que dá de cara com a trilha do forte que até lá o toda pavimentada.Já em frente o forte contornamos por sua direita beirando a costa e como a maré estava alta usamos o degrau da base do forte para atravessar.(caso queira evitar essa parte, é só sair do estacionamento e em frente ao campo ao lado de uma capela tem uma trilha bem mais acessível)Dali até a praia do Goes é mamão com açúcar com direito a vista linda da orla de Santos, São Vicente e da baia da praia do Goes, após atravessar o Goes entramos na trilha íngreme e lamacenta do Sangava(estava assim porque choveu a noite toda, com cautela e cuidado é bem tranquilo), por essa trilha não tem erro não existe bifurcações e nem um perigo de se perder, vai sair direto na praia do Sangava.A curiosidade nos fez explorar a região pelo costão por 40 minutos coberto de pés de jacas carregados até certo ponto da baia bem entre a Ilha das Palmas e Praia do Sangava, dali voltamos subindo a trilha de volta para atacar a Praia Selvagem do Cheira Limão(da trilha até a prainha lá em baixo é Vara mato, não existe trilha, mas com um censo de direção básico da pra descer e chegar de boa).Prainha linda de 27 metros de areia com bica d'agua geralmente frequentada pelo pessoal que pratica canoagem...Ficamos ali por uma hora e subimos de volta onde pegamos a trilha de volta até o estacionamento.
Quando tempo bom e trilha seca é uma boa pedida para Iniciantes ou até mesmo crianças acima de 12 anos,(exceto a descida do Cheira Limão que requer um pouco de experiencia).Recomendo o Passeio!!!

• andresaggin Dec 15, 2015

Difícil só por causa da subida e barro na trilha.
    Até a Praia do Sangava é bem tranquilo, não encontramos a trilha para o Cheira Limão e para o Costão do Sangava. Vou postar a trilha do GPS

• Photo of Leandro Paschoalin
    Leandro Paschoalin Dec 16, 2015

Então como Eu havia dito, não existe trilha para a praia do Cheira limão, da trilha do Sangava até ela é vara mato.So precisa saber o ponto exato por onde descer.

• Photo of Gian Carlo Tuleu Demetroff
    Gian Carlo Tuleu Demetroff Jun 11, 2022

inicio da trilha do goes pro sangava com uma subida relativamente difícil de fazer mas só tomar cuidado e prestar atenção que é tranquilo, muito cuidado para em uma bifurcação não acabar pegando a trilha para o saco do major, na bifurcação siga a esquerda, na duvida repare se a trilha está sumindo pois a trilha pro sangava é bem marcada, trilha tranquila de se fazer porem a praia esta bem suja, era bom organizar um mutirão de campistas pra limpar la pois a praia é muito bonita, não fui ao cheira limão, o vara mato é mais rápido mas tem também uma trilha q cai no cheira limão se for seguindo pelo saco do major, mas é uma ladeira bem íngreme e como tinha chovido não tinha condições