Praia de Naufragados ao Pântano do Sul (Florianópolis)

Photo ofPraia de Naufragados ao Pântano do Sul (Florianópolis) Photo ofPraia de Naufragados ao Pântano do Sul (Florianópolis) Photo ofPraia de Naufragados ao Pântano do Sul (Florianópolis)

September 17, 2016
September 2016

near Caieira da Barra do Sul, Santa Catarina (Brazil)

VEJA O VÍDEO DESTA TRILHA NO MEU CANAL DO YOUTUBE:

Sequência de duas trilhas: a tradicional trilha para a praia de Naufragados e a trilha desta praia para o Pântano do Sul, o que dá um pouco mais de emoção pra caminhada.

A primeira trilha começa no ponto final da linha "Caieira da Barra do Sul", onde também tem um estacionamento. Trilha fácil, em ritmo forte se completa em 30 minutos.
Este é o único caminho, por terra, para Naufragados. Apenas uns 20 pescadores moram ali, e tem algumas poucas vendas pra comprar água ou comer alguma coisa.

No costão direito ficam um antigo farol do século XIX e canhões instalados pelo império português no século XVIII para proteger a entrada da Barra Sul da Ilha de Santa Catarina - a região foi disputada entre portugueses e espanhóis no período colonial.
A segunda trilha começa no costão esquerdo e é mais puxada, além de maior.
A ponta do pasto é um ótimo lugar pra observar o mar.

Os últimos 2 km são de trilha calçada ou praia, passando pelas praias do Saquinho, da Solidão e terminando no Pântano do Sul.
Em termos de obstáculos, a trilha toda é fácil, mas, pela grande extensão torna-se cansativa - especialmente em algumas subidas na parte final - razão pela qual classifico como moderada.

O estacionamento indica o começo da trilha. Para completar esta trilha não vá de carro, porque ela não termina aqui!

Rio

PictographBeach Altitude 17 ft

Naufragados

Farol do século XIX, no alto do costão

Três antigos canhões, provavelmente da época das duas guerras mundiais, bastante corroídos.

Vista

Bem ao lado dos canhões tem uma boa vista da praia de Naufragados e da enseada de Brito, em Palhoça.

Aqui começa a trilha para o Pântano do Sul. Se não quiser seguir, retorne pelo mesmo caminho.

Vista

Esquerda

Direita

PictographFountain Altitude 416 ft

Grota

PictographTree Altitude 143 ft

Uma arvore caída bloqueia a trilha, quase na chegada à Ponta do Pasto. Passe por cima.

Uma ponta isolada, onde só se vê morro e mar.

Voltando da Ponta do Pasto, a continuação da trilha está nesta bifurcação. Siga à direita.

Direita

Rio

Esquerda

A pequena comunidade do Saquinho vive sem eletricidade, nem água encanada, na praia de mesmo nome.

Começo do calçamento

PictographBeach Altitude 39 ft

Uma praia bem pequena, com muitas rochas.

Vista para as praias da Solidão e do Pântano do Sul

PictographBeach Altitude 31 ft

Praia da Solidão

Também há uma estrada ligando as duas praias, se preferir.

PictographBeach Altitude 19 ft

Praia do Pântano do Sul

Final no ponto de ônibus

• Photo of Josi Stoeberl
    Josi Stoeberl Jan 26, 2017

pedaço do paraíso...quero ir mais vezes!

• Photo of Geovane A. Silva
    Geovane A. Silva Mar 1, 2017

Para acrescentar a sua descrição... Os canhões da trilha são o antigo Forte de Naufragados, construído no século XVIII para proteger a entrada da Barra Sul da Ilha de Santa Catarina.
    Um grande abraço :)

julioettore Mar 2, 2017

Valeu, Geovane! Atualizei a descrição com essa informação. Que falha, eu esquecer da história das fortificações da ilha! Abraço.

• Photo of feefeevieira
    feefeevieira Jul 31, 2019

Boa para quem está começando a fazer trilha

• Samuel Scheffler Sep 5, 2020

Mano, vc fez ela sozinha, tem alguns comentários que dizem que do pântano do sua até naufragados a trilha está fechada

julioettore Sep 5, 2020

Samuel, fiz sozinho sim, porém foi em 2016. Não tinha ouvido estes comentários, porém, se são de agora, então, infelizmente é verdade. Abd

• Photo of Geovane A. Silva
    Geovane A. Silva Sep 5, 2020

Olá Samuel, peço licença ao Julio, mas fiz esta trilha alguns meses atrás saindo da Praia da Solidão e ela se encontrava aberta.

Na realidade o trecho próximo a Ponta do Pastinho tem alguns pontos onde a trilha fica um pouco fechada, com muita vegetação, mas é fácil de achar o trilho. Seguindo o Tracklog e tendo uma certa experiência não tem risco de se perder.

julioettore Sep 5, 2020

Hummm, entendi agora. Pensei que o temor era de que o acesso estava proibido, porém há um tracklog de 31 de agosto (https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/solidao-a-ponta-do-pasto-55871776).
    Parece que é isto mesmo que o Ge Silva comentou: em alguns momentos a mata fica um pouco mais fechada. Afinal, este não é um caminho tão utilizado assim. Vale lembrar: se não conhece o caminho, use sempre um app de navegação ou Garmin para evitar surpresas e conseguir navegar por mata fechada.
    Abraços!

• Photo of Bruno_Henrique
    Bruno_Henrique Oct 20, 2020

Fiz essa trilha em 2009 quando cheguei em Floripa. Acampei na ponta da praia, sobre essa trilha. Fiz o trajeto mais curto, para quem gosta de praia deserta, vai amar Naufragados.

• Ana Nobre Nov 23, 2020

Dá pra fazer de bike?

julioettore Nov 23, 2020

Ana, alguns trechos estavam bem fechados ou possuiam muitas pedras, não recomendaria para bike. Porém fiz a trilha em 2016, se alguém que fez mais recentemente ler seu comentário poderá dar uma opinião mais abalizada.
    Abs

• Photo of iuri zamberlan
    iuri zamberlan Sep 28, 2022

Existem pontos para acampamento ?

julioettore Sep 28, 2022

Olá Iuri
    Bem antes de chegar à praia há uma área onde o pessoal acampa, à direita da trilha, tem a cobertura de algumas árvores