Praia da Tabatinga x Praia da Caçandoca

Photo ofPraia da Tabatinga x Praia da Caçandoca Photo ofPraia da Tabatinga x Praia da Caçandoca Photo ofPraia da Tabatinga x Praia da Caçandoca

April 2, 2017
April 2017

near Mocoóca, São Paulo (Brazil)

Caminhada organizada pelo grupo de caminhada Os do Caminho.

Já vi algumas pessoas chamarem esta trilha, erroneamente, de Trilha das 7 Praias de Ubatuba, na verdade são 11 praias: Praia do Pulso, da Caçandoca, Caçandoquinha, Raposa, Saco da Banana, Simão (ou Frade), Lagoa, Mansa, Ponta Aguda, Figueira e Tabatinga.

Difícil dizer qual é a mais bonita, as minhas preferidas são: Praia do Simão por ser a mais selvagem e com ondas grandes, esta praia também é a preferida para camping por possuir água potável e muito espaço com sombra para barracas; Praia da Lagoa com sua lagoa de água escura e morna, no verão chega a ser quente; E praia do Saco da Banana, a mais charmosa de todas. Mas todas são bonitas.

Na Praia da Caçandoca reside a maior parte dos moradores do Quilombo Caçandoca. O quilombo ocupa área de 890 hectares que inclui áreas da praia e do sertão da Caçandoca, entre elas as localidades de Praia do Pulso, Caçandoca, Caçandoquinha, Bairro Alto, Saco da Raposa, São Lourenço, Saco do Morcego, Saco da Banana e Praia do Simão.

As praias Caçandoca, Ponta Aguda e Tabatinga são as que possuem quiosques.

Seguir esta trilha é muito fácil, as poucas bifurcações são entradas para sítios e casas de moradores do Quilombo. No Saco da Banana a trilha para o Simão está atrás de um prédio abandonado que já foi uma escola.

Iniciamos a trilha no final da praia da Tabatinga e seguimos pela estrada de terra que vai para a Praia da Ponta Aguda. Após o término da subida entramos na trilha à direita que da acesso à Praia da Figueira. Se passar essa entrada, continue na estrada, logo à frente tem um portão que e uma estradinha que desce para praia da Figueira.
Da Figueira seguimos por trilha para a Praia da Ponta Aguda, percorremos toda a Praia e entramos na trilha para a Praia Mansa.
Depois da Praia Mansa a trilha sobe o morro e ao chegar no ponto mais alto tem uma bifurcação, à direita vai para a costeira da Ponta Aguada e para à esquerda vai para Praia da Lagoa. Seguimos primeiro para a costeira, a vista da costeira da Ponta Aguada é muito bonita, vale a pena. Retornamos pelo mesmo caminho e seguimos para Praia da Lagoa.
Na praia da Lagoa seguimos até a extremidade da praia onde existe uma lagoa de água escura muito boa para um banho, vale a pena a caminhada na areia fofa pra chegar lá, depois tem que voltar pela praia para continuar a trilha. Retornamos toda a praia para pegar a trilha e continuar o percurso para a Praia do Simão. Seguimos a trilha próxima ao morro até chegar no sertão da praia da Lagoa e encontrar o final da Estradinha que vem da praia da Ponta Aguda, ali existe um portão de uma propriedade, eu já passei por ela para chegar à praia da Lagoa, mas fui alertado que tem cachorro bravo na casa. Próximo a esse portão está a continuação da trilha para o Simão.
O trecho da trilha Praia da Lagoa x Praia do Simão é o que pode causar alguma dúvida, ela tem algumas bifurcações, precisa ficar atento ao gps. A trilha chega mais ou menos na meio da Praia do Simão próxima a bica. Ali vale a pena dar uma parada para um lanche e descanso, apesar dos borrachudos.
Seguimos para ponta esquerda da praia para acessar a continuação da trilha para a praia do Saco das Bananas.
Na chegada no Saco das Bananas a trilha tem uma escola em ruínas, siga para a direita e logo a frente encontra uma escada de cimento que desce para a praia do Saco das Bananas. Esta foi outra praia que demos uma pausa, desta vez para um banho de mar.
Retornamos pela mesma trilha até a escola e seguimos para a direita passando ao lado de uma casa, ali subimos o morro que possui vários pinheiros, árvore muito estranha para estar ali. E toca continuar a trilha, pouco após o término da subida tem uma bifurcação para esquerda que vai para a casa de um dos moradores do Quilombo, continue em frente. A trilha desce e vem a pior subida do percurso, além de íngreme é um dos poucos trechos que não tem sombra, depois a trilha entra na mata novamente e segue assim até chegar na Caçandoquinha.
Da Caçandoquinha para a Caçandoca são só 500 m e fim da trilha.

Finalizamos a trilha com uma cerveja bem gelada num quiosque da Caçandoca.

Esta trilha é toda de sobe/desce dos morros, no verão com a temperatura e umidade do ar altas a trilha é bem cansativa, geralmente levamos de 9 a 10 horas para fazer esse percurso com as paradas nas praias.

Em alguns trechos da trilha cruza-se algumas propriedades particulares, sem muros ou cercas com roças de bananeiras que são de moradores quilombolas, por favor respeite.
Muita atenção e cuidado com cobras, existem várias espécies nessa região, algumas inofensivas, mas tem cobras venenosas como jararaca e coral. Se ver alguma apenas a evite, nunca mate.

Leve água, lanche de trilha, protetor solar, repelente e por ser uma trilha demorada leve lanterna você pode precisar. De preferência use bota ou tênis de trilha.
Existem vários cursos de água pelo percurso.

Praia da Figueira

Praia da Caçandoquinha

Praia da Caçandoca

• Alecyr Pereira Mar 9, 2022

Excelente tracklog segui ele inteiro. As praias são lindas e desertas no geral.
    Alguns pontos com a mata mais fechada.
    Cuidado com as aranhas encontrei umas 10 com teias no meio da trilha, aranhas de tamanho médio não sei se perigosas ou não
    Bom ficar atento as teias ao caminhar

aacoelho Mar 9, 2022

Que bom que gostou.
    Eu curto muito esse lugar, é minha trilha preferida de praias.
    A mata é bem preservada e tem uma fauna diversificada, realmente precisa muita atenção com animais peçonhentos, cobras, aranhas, vespas etc, é importante respeitar e nunca matar.

• nmsassaki Apr 7, 2022

Excelente caminhada com o grupo Os do Caminho.

• Photo of Hélio Jr
    Hélio Jr Dec 13, 2022

Fiz em dezembro/22 no sentido inverso, começando na Caçandoca e finalizando em Tabatinga. Para o trajeto ficar completo, acrescentaria a ida à praia da Raposa, que fioca próxima à Caçandoquinha.

Caso a maré esteja alta, a chegada/saída da praia do Simão pode apresentar dificuldades, já que é preciso atravessar uma faixa estreita de areia, por onde a maré avança. No entanto, para quem faz no sentido inverso, tem uma pequena área de acampamento logo antes deste trecho, ao lado do córrego.

aacoelho Dec 13, 2022

Olá Hélio
    Em outras oportunidades desci na praia da Raposa por um desvio discreto na trilha principal e também já tentei passagem pela costeira para ir da Caçandoquinha até a Raposa mas não deu certo.

aacoelho Dec 13, 2022

Obrigado pelo comentário.

• Luiz Felipe Cruz Jan 16, 2023

Trilha bem fechada em alguns pontos, Jan 2023, em alguns trechos parece ser pouco usada, pois tem bastante mato e vegetação. Fui de bermuda, recomendo fortemente ir de calça.
    Mas é uma experiência maravilhosa. Vale super a pena.

aacoelho Jan 16, 2023

Olá Luiz
    Também fiz a trilha em janeiro, fiz essas observações nos comentários. Uma das pessoas que estava comigo foi de calça curta teve vários arranhões e um monte de picada de borrachudo. Mas a experiência vale.
    Boas trilhas.

• Luiz Felipe Cruz Jan 16, 2023

Verdade, faltou ler tudo antes de jr😬.