Praia Brava - Lagoinha - Trilha do Churão - Ponta do Bota e Rapa

Photo ofPraia Brava - Lagoinha - Trilha do Churão - Ponta do Bota e Rapa Photo ofPraia Brava - Lagoinha - Trilha do Churão - Ponta do Bota e Rapa Photo ofPraia Brava - Lagoinha - Trilha do Churão - Ponta do Bota e Rapa

January 18, 2017
January 2017

near Praia Brava, Santa Catarina (Brazil)

Trilha entre Praia Brava e Praia da Lagoinha, que já foi realizada anteriormente, porém sem descida para Ponta do Bota. Está trilha foi feita às 9h30, pois neste horário possui mais sombra e é mais fresca; porém o sol estava forte, como sempre nesta época, e foi realizada novamente para mapeamento de mais duas bifurcações, a primeira para a Ponta do Bota e outra para rochedo na Ponta do Rapa. Começamos esta trilha na Praia Brava, pois o índice de subidas é mais tranquilo, tornando a jornada mais amena. Porém com o avançar do Sol, como sempre temos temperaturas perto dos 30° Celsius, dificultando muito as subidas de volta das trilhas. Então, como comentando tem-se início da trilha na Praia Brava, logo após a descida do mirante em direção à Praia na Rua geral para a Brava, à esquerda tem-se a entrada da trilha, sinalizada com placa, ela tem um trajeto de 2.800 metros caso você não saía do seu percurso. Caminhando-se 900 metros chega-se até a Pista de parapente, um descampado com vista para várias praias do norte da ilha, e após 100 metros a frente temos a descida à direita para a Ponta do Bota, é um caminho com mata mais fechada, com lugares bonitos entre a mata e seu final quase sem trilha. Chega-se próximo a um grande rochedo, com desfiladeiro para o costão, com altura de uns 50 metros, e é chamado de focinho do burro. Nesta parte caminhamos por diversas trilhas e chega-se à esquerda em um rasgo com mata nativa, sendo impossível de atravessar, pois a trilha acaba antes, possui muitos espinhos e altura muito grande; pegando-se as trilhas à direita chega-se até o desfiladeiro e ao rochedo "focinho do burro", fotos maravilhosas, porém muita atenção para risco de queda, deve-se ter cuidado e não se aproximar muito do final do barranco, nesta parte muitas plantas com espinhos dificultando o trajeto. Nesta parte caminhou-se por diversas trilhas para fotos e voltou-se novamente para a trilha principal, por onde havíamos descido. A subida é cansativa e deve-se parar algumas vezes para descanso e água. Chegando-se a trilha principal, seguimos à direita em direção a Ponta do Rapa, grande parte deste trajeto é em descida, diminuindo um pouco o cansaço. Antes de chegar a descida principal para a Ponta do Rapa, antes da janela (caverna), tem-se trilha à direita até o Mirante do urubu, um grande rochedo, para belas fotos e mais um descanso. Volta-se novamente para trilha principal e chegamos até uma caverna, que parece uma grande janela, com a descida final até a Ponta do Rapa. Porém, este é um lugar que merece uma grande parada para descanso, e reposição das energias, com uma vista maravilhosa e um ventinho refrescante. Logo após, faz-se a descida normalmente até final da trilha na Rua Cônego Valmor Castro; neste trajeto ainda fizemos mais uma parada sob um grande rochedo, que serve de refúgio. Já na chegada a Rua Cônego Valmor Castro, caminha-se alguns metros à frente e tem-se descida à direita até o costão, com pequena Prainha, ali tomamos um refrescante banho de mar, descansamos, e seguimos novamente pela Rua geral de acesso até a casa que fica antes da Pousada da vigia; ao lado desta casa tem uma entrada à direita, que seguimos até o costão, se você for para à direita, chegará em uma pequena prainha, seguimos à esquerda, rente ao costão, por pequeno caminho até chegar nas areias da Praia da Lagoinha, próximo ao rio. Final da trilha, e nesta época a praia estava cheia de turistas. Finalizando, é só escolher, um banho de mar, ou aproveitar os restaurantes próximos para uma cerveja gelada e saborear os frutos do mar da região.

Começo trilha

Caminho de pedras na subida da trilha do Churão. Este caminho foi feito por pessoas contratadas por ONGs ligadas ao meio ambiente e a prefeitura de Florianópolis, para melhorias em algumas trilhas da Ilha.

Rampa parapente

Rampa de parapente e uns poucos metros da entrada da trilha na Praia Brava, com vista exuberante de algumas praias do norte da ilha, tais como Praia Brava, Ingleses, Canasvieiras, Jurerê, além de outros pontos do norte de Floripa. Pela manhã incidência grande do Sol, pois este ponto é de frente para o leste. Local para ver o nascer do Sol. Sombra somente no final da tarde. Em períodos de vento propício, é utilizada por escolas de parapente para decolagem.

Trilha descida bota

Trilha de descida para Ponta do Bota, percurso sempre em descida, com trilha bem fechada pela mata, pontos escorregadios, pontos com muita sombra sob as árvores, com trilha com muitas folhas, local propício para animais peçonhentos, fique ligado. Porém, é um local para um descanso quando da subida da trilha.

PictographTree Altitude 374 ft

Embaúva

A Embaúva é uma árvore nativa do litoral de Santa Catarina, e era muito utilizada pelos pescadores para fazer as estivas e rolos para deslocamento das canoas para o mar.

Uma das vistas da Ponta do Bota, sendo avistada na trilha de descida.

Ponta do Bota

Ponta do Bota na Praia Brava, próximo aos costões. Fotos de parte do local.

PictographRisk Altitude 194 ft

Pedra focinho do burro

Pedra focinho do burro, rochedos do costão da Praia Brava, sendo o maior com uns 50 metros de altura até o mar. Muito cuidado neste local, pois é muito bonito, porem com risco de quedas aos desavisados e demasiados aventureiros.

PictographDead-end street Altitude 148 ft

Ponto sem saída

Parte da trilha sem saída, tentando travessia para a Ponta do Rapa, se encontra um pequeno Cânion, com muita mata nativa, plantas espinhosas (Gravatás) e com riscos de quedas, neste ponto não existe passagem. Somente para muitos experientes, tentar baixar para travessia pelos costões, que também não é indicado.

Vista da Praia da Lagoinha. Praia de areias brancas, água quente e mar calmo, com pouca ondas. É uma praia com 760 metros de extensão, muito frequentada por turistas e locais durante o verão, e por pescadores na pesca da tainha no inverno. A vista é do alto do Morro do Rapa.

Vistas das praias da Lagoinha, Ponta das canas, Canasvieiras e outras praias do norte da ilha, vistas do alto do Morro do Rapa.

PictographDead-end street Altitude 394 ft

Rochedo mirante do urubu

Mirante do urubu, um rochedo de boa altura, com vista deslumbrante das Ilhas do Arvoredo, Deserta e Galés, da Ponta do Bota e do Rapa e de parte do continente. Local para sentar e aproveitar a paisagem. Porém, atente-se para não se aproximar extremamente das bordas do rochedo, para evitar acidentes. Esta parte da trilha não possui saída e você deverá voltar por onde entrou.

PictographMountain hut Altitude 279 ft

Caverna com vista da Ponta do Rapa

Vista da Ponta do Rapa, sob caverna em formato de janela, antes da descida mais íngreme até a Ponta do Rapa. Local que serve como abrigo e refúgio caso necessário, e um ponto excelente para recarregar as energias na sombra e muitas vezes com um ventinho refrescante. Tome bastante água para enfrentar o final da trilha. Neste local existe agora uma placa com informações.

Rochedo na trilha de Ponta do Rapa

Rochedo que serve de refúgio caso necessário, e ponto de parada na sombra para uma água e descanso. Próximo a ele existe trilha de descida para a laje preta.

Local para Banho de mar

Um gostoso banho de mar é possível neste ponto, quando o mar não está com muitas ondas. Acesso até o costão por trilha à direita na Rua Cônego Valmor Castro. Este ponto do costão, possui local com areia e com descida pelas pedras. Tomar cuidado com as pedras molhadas para não escorregar. Ficamos uns 20 minutos no mar para nos resfrecar no final desta trilha.

PictographTree Altitude 66 ft

Árvore e regato

Árvore imensa sobre rochas, com pequena trilha e ponto de água, num pequeno regato. Local com muita sombra na Rua Cônego Valmor Castro, já chegando a praia da Lagoinha.

Vista Lagoinha

Vista da Praia da Lagoinha, com muitos turistas, já próximo ao meio-dia do verão.

PictographBeach Altitude 23 ft

Praia da Lagoinha, próximo ao rio no costão direito.

• Photo of .TIAGO.
    .TIAGO. Sep 18, 2017

Trilha bacana.

• Photo of julioettore
    julioettore Mar 12, 2018

A trilha está bem aberta e demarcada, exceto na descida para a ponta do Bota. É uma área de agricultura constantemente alterada pela passagem do pasto, o que mexe no solo e pode confundir o caminho. O mato cresceu bastante, o que também dificulta. Indispensável o GPS pra descer ali.

• Photo of trekking757
    trekking757 Jul 25, 2018

muito boa!!vou ver se consigo fazer pela costa.começando pela praia brava!

• _Ju Oct 17, 2020

Fizemos agora em out/2020, ida e volta pela trilha, mas não descemos para a Ponta do Bota pq o GPS não pegou.

A trilha do Rapa é bem aberta e sinalizada. Fazendo a direção Brava/Lagoinha ela não tem dificuldade e o visual é lindo. Os pontos altos são a rampa de Parapente e as "janelas" de pedra, onde se pode ter um visual muito legal e parar (com ou sem sombra) pra comer e descansar.

Lá embaixo, uma das saídas da trilha desce para pedras onde se fica bem de frente para a Ilha do Arvoredo.

A direção contrária (Lagoinha/Brava) é mais puxadinha por causa da subida do morro e fica-se de costas para o mar, assim o visual não é tão bacana.

Ao longo da trilha há várias saídas para a direita que não tem sinalização; para saber qual desce para a ponta da Bota é melhor usar o gps mesmo.

Ao meio dia, cruzamos com uns 4 lagartos =)
    Lugar bonito e trilha curtinha!

• fabiocelant@gmail.com Nov 30, 2020

Trilha linda, um pouco fechada em alguns pontos, porém sem grandes dificuldades.

• Photo of mane.acoriano
    mane.acoriano Feb 16, 2021

Passei por essa trilha no domingo 14/2/2021. Quase 30º na moleira. Até queria descer até a Ponta da Bota, mas a vegetação bastante fechada e aquela porteira de gado, fizeram eu desistir. Fiquei com medo de encontrar algum boi no meio do mato e daí seria literalmente a farra do boi em me ver em disparada mato a dentro.
    Quando quiser, podemos combinar alguma trilha nessa região.
    Abço

José Márcio Coelho Mar 27, 2021

Beleza!!!! Vamos deixar melhorar a Pandemia e marcamos uma trilha.

Quem quiser tentar passar pelo costão entre Brava e Lagoinha, muito cuidado. Muitas plantas espinhosas, costão com passagens perigosas e desfiladeiros impossíveis de atravessar. Já atravessei a muito tempo e com muita dificuldade, arranhões e machucados. Não recomendo tentar fazer esta travessia. Já houve muitos resgates neste trecho, pois se perdem na trilha, na verdade não existe trilha neste caminho.

José Márcio Coelho Mar 27, 2021

Tenho uma trilha no wikiloc até um pedaço desta travessia.

Dêem uma olhada na minha trilha Praia Brava - Ponta do Bota.

• Photo of Andrey Trarbach Fraga
    Andrey Trarbach Fraga Apr 16, 2021

Fiz essa trilha algumas vezes. Já desci na Ponta da Bota.
    Já fiz o trajeto Lagoinha - Brava, Brava- Lagoinha e também inclui a descida a Ponta da Bota. A trilha da Ponta da Bota tem poucas partes abertas e boa parte relativamente fechada, mas cheguei no lindo visual da Ponta da Bota. Publiquei a trilha aqui no Wikiloc.

• Photo of Adriano Nichetti
    Adriano Nichetti Jun 20, 2021

Excelente descrição amigo. Ainda não fiz esta. Testa na lista. Obrigado!

Muito bom!

• Photo of Bilck
    Bilck Sep 8, 2022

Marquei como difícil devido a inclinação em alguns pontos, porém caminho bem marcado, difícil de se perder

• Photo of iltonrotta
    iltonrotta Dec 23, 2022

Olá José, o caminho pelo costão é muito difícil? recomenda fazer a trilha com uma menina adolescente de 14 anos ?

José Márcio Coelho Dec 24, 2022

Boa noite Ilton,
    Tudo certo!!! A trilha do Rapa, é uma trilha tranquila para pessoas que estão começando nesta atividade, porém recomendo fazê-la da Praia Brava para Lagoinha, pois tem menos subidas e é menos desgastante, principalmente nesta época mais quente. Mas não recomendo a descida para ponta do Bota, pois é muito fechada, sem trilhas abertas em algumas partes, locais muito perigosos e fácil de se perder. Então aproveite e leve quem você quiser apenas pela trilha do Rapa, que tenho certeza será uma experiência maravilhosa.
    E não esqueça, que todos devem usar protetor solar, boné ou chapéu ( principalmente para que tem pouco cabelo), e quem tiver alergia a picada de mosquito, um repelente é Interessante. E por fim muita água, e máquina fotográfica para o registro da aventura. Grande abraço e aproveitem.