Corga da Abelheira- Prado da Biduiça - Cascata da Dola.

Photo ofCorga da Abelheira- Prado da Biduiça - Cascata da Dola. Photo ofCorga da Abelheira- Prado da Biduiça - Cascata da Dola. Photo ofCorga da Abelheira- Prado da Biduiça - Cascata da Dola.

December 26, 2020
December 2020

near Sela, Vila Real (Portugal)

Início da caminhada, subindo a Corga da Abelheira,
A subida da Corga da Abelheira é feita por um trilho pedregoso, até á ( Portela de entre Caminhos )
a subida têm cerca de 1,9kms com cerca de 300 metros de acumulado de subida.
Demora cerca de 1h para a maioria das pessoas nas calmas.
No topo ( Portela de entre caminhos ) podemos seguir inúmeros trilhos, minas dos carris via curral das Negras, minas dos carris pela lama longa, subir á lage dos Bois, etc.
Mas hoje, era só ir ao prado das Biduiças.
Do prado das Biduiças seguimos até ao ribeiro da Dola, e seguimos o curso do ribeiro até ao Pico da Dola, é caminho de Pé posto, algumas partes sem trilho definido, mas é fácil a progressão.
Chegados ao Poço da Dola as fotos da praxe, para mim pessoalmente o Poço da Dola é mais bonito que a cascata da Dola.
Do poço da Dola seguimos para a cascata da Dola .
Da cascata até ao topo a entre caminhos, foi um azimute, sobe bastante, não existe num trilho definido, mas a progressão é fácil, urzes e matos rasteiras que não dificultam grandemente a progressão.
No topo, "Portela de entre caminhos" é seguir novamente o trilho da Corga da Abelheira até á estrada.
Caminhada com paisagens soberbas, e uns poços muito bonitos, onde em dias de verão dá vontade de mergulhar.
Cascata da Dola
Pessoalmente sempre que chego à "Portela de entre Caminhos" paro um pouco e fico apreciar a paisagem, é simplesmente soberba.
De Frente temos o Compadre e os cornos da Candela e o vale entre as montanhas.

Curral das Biduiças

• Photo of druidadogeres
    druidadogeres Apr 22, 2024

Trilho fabuloso, as paisagens do miradouro natural de entre caminhos, enchem-me a alma.

• Photo of Perdidos nos trilhos
    Perdidos nos trilhos Apr 22, 2024

Muito obrigado druidadogeres pelo comentário e avaliação do trilho.
    Realmente as panorâmicas que se observam de entre caminhos são fabulosas.