PR9 TVD - Rota dos Encantos (Turcifal - Torres Vedras )

Photo ofPR9 TVD - Rota dos Encantos (Turcifal - Torres Vedras ) Photo ofPR9 TVD - Rota dos Encantos (Turcifal - Torres Vedras ) Photo ofPR9 TVD - Rota dos Encantos (Turcifal - Torres Vedras )

August 7, 2021
August 2021

near Turcifal, Lisboa (Portugal)

O percurso tem o seu inicio junto á igreja Matriz do Turcifal, seguindo depois em direção á junta de Freguesia, virando á esquerda para passar pela encantadora Capela do Espirito Santo. Após passar pelo complexo desportivo segue por entre vinhas, em direção ao Campo Real, passando pelos campos de golfe até chegar á Cadriceira. A partir daqui tem inicio a subida da Serra do Socorro, por densos eucaliptais, que será recompensada por uma vista deslumbrante no seu topo, onde se situa a Ermida de Nossa Senhora do Socorro. inicia-se então a descida, passando junto á Quinta de Á-do-Guerra, seguida de nova subida á Serra do Monte Deixo. A descida para o Furadouro segue por uma parte do caminho militar, em que ainda é bem visível o seu característico empedrado. Passado o Furadouro tem inicio mais um subida em direção ao Forte da Archeira, seguindo o percurso pela cumeada sobranceira á A8, passando também pelo Forte da Feiteira, antes de chegar ao Centro de Interpretação da Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e da Archeira, situado junto a Figueiredo. Segue depois em direção ao pouco visível Forte do Catefica, onde segue um dos trajetos mais bem preservados do caminho militar, que desce em direção á Mugideira. Quase com o Turcifal á vista, ainda há tempo de passar pela Semineira, antes de regressar ao ponto de partida, junto da Igreja Matriz.
(Descrição retirada do cartaz do inicio do trilho).

Bom Passeio

Feito por estrada alcatroada(recentemente, pois pavimento é novo)

Vista 360º muito bonitas

Moinho em Ruina

Dica: foi onde fiz a pausa para comer e com direito a vistas espetaculares.