PR9 Trilho do Vouga São Pedro do Sul

Photo ofPR9 Trilho do Vouga São Pedro do Sul Photo ofPR9 Trilho do Vouga São Pedro do Sul Photo ofPR9 Trilho do Vouga São Pedro do Sul

February 28, 2017
February 2017

near Várzea, Viseu (Portugal)

De acordo com informação colocado no painel informativo do inicio do trilho, este percurso sofreu alterações na zona da Quinta do Valgode no concelho de Vouzela (mais informações no Posto de Turismo). No entanto arriscamos e optamos por fazer o percurso antigo a passar pela referida quinta. É um percurso curto sem qualquer dificuldade. O percurso inicia junto à ponte do Rio Vouga nas Termas de São Pedro, com um trilho bem definido sempre junto à margem do Rio até começar a subir para a povoação de Ferreiros. Após percorrer algumas ruas desta povoação, desce-se novamente ao Rio por estrada de alcatrão até à ponte perto da foz do Rio Zela. Após passar a ponte viramos à esquerda e optamos por seguir o trilho pela quinta do Valgode, por se tratar de uma quinta particular em alguns sítios temos de descobrir a melhor passagem derivado à vedação existente (por isso houve necessidade de alterarem o percurso). Agora na margem oposta do Rio Vouga junto a terras de cultivo (lameiros com muita água) seguimos até encontrarmos novamente o trilho, já em concelho de São Pedro do Sul, que nos leva à estrada de alcatrão de ligação às Termas de São Pedro. Já nas Termas, não fechamos logo o trilho e optamos por percorrer as ruas desta povoação, com visita às águas termais e aos edifícios existentes até atravessarmos o Rio na ponte em metal e dai até ao inicio do percurso.