PR9 SPS Trilho do Rio Vouga

June 1, 2019
June 2019

near Várzea, Viseu (Portugal)

De acordo com informação colocado no painel informativo do inicio do trilho, este percurso encontra-se em manutenção.
É um percurso curto sem qualquer dificuldade. O percurso inicia junto à ponte do Rio Vouga nas Termas de São Pedro, com um trilho bem definido sempre junto à margem do Rio até começar a subir para a povoação de Ferreiros. Após percorrer algumas ruas desta povoação, desce-se novamente ao Rio por estrada de alcatrão até à ponte perto da foz do Rio Zela. Após passar a ponte do Rio Vouga deixamos as marcações do PR9, que indica para a esquerda em direção à Quinta do Valgode e seguimos as marcações do PR4 pela direita através da estrada em asfalto até bem perto do Parque Desportivo de Vouzela, depois do parque, deixamos as marcações e viramos à esquerda pelo caminho em alcatrão, este caminho sempre junto à estrada nacional irá encontrar novamente as marcações do PR4 perto das bombas de gasolina e daqui desce-se até encontrar a estrada romana onde se encontram novamente as marcações do PR9.
Ao chegarmos ao trilho já depois da Quinta do Valgode o percurso segue agora pela calçada romana junto à margem do Rio Vouga, este caminho leva-nos até à estrada de alcatrão de ligação às Termas de São Pedro. Já nas Termas, não fechamos logo o trilho e optamos por percorrer as ruas desta povoação, com visita às águas termais e aos edifícios existentes até atravessarmos o Rio na ponte em metal e dai até ao inicio do percurso.
Trilho muito fácil e refrescante aconselhável para dias de muito calor.
Apesar de sinalizado aconselho sempre ao uso do GPS, e salientar que após passarem a ponte da Rio Vouga, já no concelho de Vouzela, podem optar por seguir até à vila ou encurtar o caminho (como nós fizemos).

• Photo of Ana_Xavier
    Ana_Xavier Jan 27, 2022

Boa noite! Este percurso ja é o correcto? O novo PR9. E porquê o desvio para o PR4.? Obrigado

• Photo of CarlosPinto
    CarlosPinto Jan 28, 2022

Olá luisxavier87, à data que efetuei o percurso ainda era o PR9 e passava no interior da Quinta do Valgode, porque a passagem pela Quinta deixou de ser possível, optei por seguir pela estrada na direção da vila de Vouzela. Atualmente, alguns trilhos de São Pedro do Sul foram redefinidos e este agora é o PR12 Rota do Vouga, é muito parecido com este, a diferença é ao chegar à ponte do Vouga, vira-se à esquerda e segue por cima da Quinta do Valgode até à nova ETAR de Vouzela, ficou mais curto (atualmente tem cerca de 7km). Boas caminhadas.

• Photo of Ana_Xavier
    Ana_Xavier Jan 28, 2022

Ok! Obrigado pela informação 👌👌 esclarecida ! 😊 boas caminhadas!! O tempo está fantastico com este solinho