Pr9 Rota da Arcada -ACN

October 16, 2022
October 2022

near Louriceira, Santarém (Portugal)

Localização
Louriceira; União das Freguesias de Malhou, Louriceira e Espinheiro; Concelho de Alcanena.

Ponto de Partida/Chegada
Igreja Matriz da Louriceira

Descrição

Percurso que passa pela aldeia de Louriceira, pretende dar a conhecer os seus principais atrativo, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, património classificado, o rio Alviela e o Aqueduto do Alviela, que, nos seus territórios, apresenta um troço de enorme beleza, a Arcada do Vale.
O percurso inicia-se junto da Igreja da Louriceira segue em direção à Ponte da Ferreira. O aceso à ponte é feito por um ramal que desce até ao rio e que permite também a ligação ao percurso “Entre o Aqueduto e o Alviela”. De volta ao percurso, o trilho demarcado segue sempre o rio até um edifício em ruínas que outrora foi uma indústria de curtumes. Após passagem pelo Aqueduto do Alviela, e já mais próximos do rio, o trilho sobe até um local privilegiado, onde se avista uma bela paisagem. Seguidamente, chega à Arcada do Vale, estrutura que suporta o Aqueduto do Alviela, exemplo da arquitetura associada às alfaias da água, uma das maiores obras de engenharia do séc.XIX. Por fim o percurso segue até à localidade de Louriceira e ao ponto de partida.

Sentido Aconselhado
De frente para o Painel, seguir para a esquerda.

Pontos de Interesse
- Igreja de Nossa Senhora da Conceição;
- Ferreira (Ruinas de Moagem e Lagar);
- Rio Alviela;
- Arcada do Vale.

Informações úteis
Algumas zonas do percurso são coincidentes com Percursos do Centro de BTT de Alcanena – Nascentes dos Olhos D’Água, pelo que aconselhamos algum cuidado adicional pela alta probabilidade de haver cruzamentos entre caminheiros e ciclistas nestas zonas.
O Ramal deste percurso que liga à “Ferreira”, não tem continuidade, pelo que após visita ao local o caminheiro deverá regressar pelo mesmo trilho até ao ponto onde apanhou o referido ramal. Atenção para não seguir as indicações do PR8 ACN de forma inadvertida, dado que neste ramal, ambos os percursos se intercetam.

Texto retirado da pagina
da Câmara Municipal de Alcanena

PictographReligious site Altitude 687 ft
Photo ofIgreja de Nossa Senhora da Conceição; Photo ofIgreja de Nossa Senhora da Conceição; Photo ofIgreja de Nossa Senhora da Conceição;

Igreja de Nossa Senhora da Conceição;

Panorâmica durante o trilho

Ponte da Ferreira

Lugar aprazível à beira rio onde existiu em tempos uma Moagem de Cereais e um Lagar de Azeite. Nos dias de maior calor aconselhamos um mergulho. Este Ramal termina na “Ponte da Ferreira” pelo que terá de voltar atrás para continuar o percurso. A extensão deste ramal é de 440m para cada lado.