PR9-MTR: Trilho dos Poços Verdes

1927
September 2, 2020
September 2020

near Xertelo, Vila Real (Portugal)

Percurso bem marcado com início à entrada da aldeia de Xertelo e que nos leva até às famosas sete lagoas.
Fizemos o percurso no sentido antihorário, seguindo pela direita da aldeia até aos moinhos. A partir daqui até às 7 lagoas seguimos a levada e conduta de água. Nesta parte, o percurso é muito fácil, sem qualquer declive, mas exposto ao Sol.
A partir das belas lagoas, o trilho leva-nos a subir a montanha por carreteiros de pé posto e a seguir nas proximidades do rio, o qual transpomos ao km 8,5, depois de uma descida bem acentuada.

ATENÇÃO: A transposição do rio poderá ser difícil, se não impossível, em épocas em que o rio leve muito caudal; o mesmo se passa junto às lagoas.

Nas proximidades da aldeia, temos uma subida íngreme que nos leva ao fantástico Fojo do Lobo.

Praticamente todo o percurso é feito em carreteiros de pé posto, à exceção de uma pequena parte junto às lagoas em que se utiliza um estradão de terra batida.

Em toda a extensão as vistas panorâmicas são fabulosas.

Atenção que esta zona é muito frequentada nos meses de verão, pelo que pode não ser fácil estacionar perto da aldeia.

Vista panorâmica

Vistas panorâmicas

Barragem junto às sete lagoas