PR9 ALJ - Trilho de Vilar de Maçada / Rio Pinhão

Photo ofPR9 ALJ - Trilho de Vilar de Maçada / Rio Pinhão Photo ofPR9 ALJ - Trilho de Vilar de Maçada / Rio Pinhão Photo ofPR9 ALJ - Trilho de Vilar de Maçada / Rio Pinhão

November 22, 2023
November 2023

near Vilar de Maçada, Vila Real (Portugal)

O percurso aqui partilhado pode conter erros de GPS ou eventualmente passar por propriedades privadas, ou mesmo através de corta mato e ter passagens por locais que podem ser perigosos para os menos experientes. A descrição do percurso é efetuada à data da sua realização, pelo que se deve ter em atenção que as condições do trilho podem facilmente vir a alterar-se, quer pelas condições meteorológicas, quer por mudança da vegetação, quer por outros fatores inimputáveis à minha vontade. O grau de dificuldade e as condições técnicas atribuídas é baseado na minha experiência pessoal e apenas serve de referência, pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência ou utilização do percurso aqui disponibilizado.

CAMPA DO MOURO (SEPULTURA RUPESTRE DE SOBREDOS)

AÇUDE NO RIO PINHÃO

- Trilho circular pelo planalto de Alijó, pertencente à rede de percursos pedestres de Alijó, com marcações nos dois sentidos, com início e fim no Largo do Adro em Vilar de Maçada (oficial);
- IMPORTANTE: sensivelmente aos 4,5 kms, o trilho foi cortado e as marcações foram retiradas. A ALTERNATIVA SERÁ SEGUIR EM FRENTE, VIRAR À ESQUERDA E DAR A VOLTA ATÉ VOLTAR A ENCONTRAR-SE O TRILHO OFICIAL. Tal situação não tem explicação, pois se tal se devesse a uma remarcação, a mesma estaria devidamente assinalada no terreno. Infelizmente trata-se de uma iniciativa privada, um pedaço de terreno que foi lavrado para pasto e cujo(s) proprietário(s) ou arrendatário(s) ou beneficiário(s) simplesmente não quiz (ou quiseram) saber do facto de aqui passar um trilho OFICIAL, pois poderia (ou poderiam) pelo menos informar a CM de Alijó para que esta tomasse as devidas medidas e, junto da NTN (empresa responsável pela implantação e manutenção das marcações no terreno), encontrassem uma alternativa (que existe). Lamentável este tipo de abuso e total falta de respeito. E que não é caso único (bem pelo contrário...).
- Seguindo o percurso no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio (recomendado), sai-se de Vilar de Maçada e inicia-se uma suave subida até ao local onde se encontra a Campa do Mouro, também conhecida por Sepultura Rupestre de Sobredos. Continuando o percurso, este decorre por caminho de terra, rodeado pela paisagem serrana do planalto, até se chegar ao local acima referido, onde foi feito um corte ao percurso oficial (ver chamada IMPORTANTE). Nesse local, de forma a contornar o problema, optamos por fazer um desvio do trilho oficial e seguimos alguns metros em frente para pouco depois saírmos do caminho de terra e virarmos à esquerda, por um carreiro também em terra, até chegar-se a um cruzamento de caminhos. Aí voltamos a virar à esquerda e, cerca de 100 metros à frente, entramos de novo no trilho oficial, seguindo agora pela direita. Pouco depois inicia-se a descida, passando primeiro pelas Muralhas de Santa Bárbara (Castro) e logo a seguir chega-se às capelas do Sr. Jesus da Capelinha e de Santa Bárbara. À saída deste santuário, é obrigatório parar no Miradouro de Santa Bárbara, cujas paisagens soberbas sobre o vale do rio Pinhão e todo o território em redor nos proporciona panorâmicas a perder de vista. Continuando a descer, chega-se ao casario na periferia de Vilar de Maçada onde, logo à entrada, surge do lado direito uma derivação linear que nos leva até à margem esquerda do rio Pinhão. Esta derivação é opcional mas tem o seu interesse paisagístico, pois decorre pela encosta entre vinhedos e termina junto a um bonito açude do rio Pinhão. No entanto, para lá se chegar é necessário percorrer uma encosta com um declive bem pronunciado, ou seja, descer e voltar a subir pelo mesmo caminho, o que pode ser um fator desmotivador. Após este desvio ao rio, resta percorrer a parte final do percurso que nos leva por vielas e arruamentos da vila, passando por vários edifícios que ainda ostentam fachadas e pormenores construtivos que testemunham a importância que tiveram em tempos remotos. É de assinalar a passagem pelo Largo da Fonte, com o seu Cruzeiro, a Fonte de Espaldar e a Casa da Fonte. Desse local, o trilho segue ainda por uma estreita quelha junto a uma levada, contornando o casario da vila por entre campos de cultivo e regressando, por fim, ao Largo do Adro, ponto de partida e término deste percurso;
- Ao longo do trilho passa-se por vários pontos de interesse, tais como o casario da vila de Vilar de Maçada, com destaque para, no Largo do Adro, a Escola Primária, a Igreja Paroquial e a Casa dos Pizzaro Portocarreiro e, no Largo da Fonte, o Cruzeiro, a Fonte de Espaldar e a Casa da Fonte, os vários olivais, pomares e vinhas que se atravessam, os sítios arqueológicos da Campa do Mouro (também conhecida por Sepultura Rupestre de Sobredos) e das Muralhas de Santa Bárbara (Castro), o Santuário do Sr. Jesus da Capelinha e de Santa Bárbara e, sem dúvida, as excecionais vistas panorâmicas sobre o vale do rio Pinhão e toda a envolvente da Região Demarcada do Douro;
- Este percurso, conforme já referi, apresenta marcações nos dois sentidos. Por conseguinte, o uso do GPS é facultativo, embora o considere como uma ferramenta auxiliar extremamente útil, de forma a evitar enganos ou acrescentar kms desnecessários;
- Misto de caminhos de terra, carreiros rurais, arruamentos e algum piso asfaltado;
- Trilho com características fáceis, tendo em conta que o acentuado declive na ligação ao rio Pinhão e a distância total do percurso são ambos bastante acessíveis. Não é um trilho longo, nem tão pouco é um percurso complexo, pelo que apenas é necessária a capacidade física suficiente para vencer a ligação ao rio Pinhão. Se chover, com vento e neblina, as dificuldades serão acrescidas. Botas e bastões são essenciais;
- No seu todo é um percurso bonito, com excelentes vistas panorâmicas sobre o vale do rio Pinhão e o Douro vinhateiro, numa zona repartida entre as Serras de Falperra e Padrela e a Região Demarcada do Douro que, no outono e na primavera, adquire uma beleza extra. Este é mais um belo trilho pelo concelho de Alijó, pertencente à longa lista de 20 trilhos que a respetiva rede de percursos já ostenta.

CASA DOS PIZZARO PORTOCARREIRO (PORMENOR DO PERCURSO)

CASARIO DE VILAR DE MAÇADA (PORMENOR DO PERCURSO)

Outros percursos realizados nesta região:
PR1 ALJ - Trilho das Fragas Más
PR3 ALJ - Trilho de Carlão + PR4 ALJ - Trilho de Sta. Eugénia (parcial e adaptados)
PR4 ALJ - Trilho de Sta. Eugénia / Carlão (incompleto)
PR5 ALJ - Trilho de Pegarinhos - Castorigo - Vale de Mir
PR8 ALJ - Trilho de Vila Verde (Forno dos Mouros)
PR3 MUR - Trilho dos Passadiços do Tinhela (parcial)
PR3.1 MUR - Passadiços do Tinhela (versão curta)
PR11 VRL - Terras de Maria Boa: do Neolítico aos dias de hoje
Ao redor de Vila Verde (Alijó)
De Vila Verde a Perafita (Alijó)
À volta do Freixo (Alijó)
PR2 CRZ - Trilho do Senhor da Boa Morte
PR2 SJP - Rota das Vinhas (completo)
PR2 SJP - Rota das Vinhas (parcial)
Pelas encostas do Douro

PORMENOR DO PERCURSO NO SANTUÁRIO DO SENHOR JESUS DA CAPELINHA

SOCALCOS PARA PLANTAÇÃO DE VINHA (PORMENOR DO PERCURSO)

- PR9 ALJ - TRILHO DE VILAR DE MAÇADA / RIO PINHÃO
A Pequena Rota “Vilar de Maçada - Rio Pinhão” é um percurso pedestre circular com início e fim no Largo do Adro, em Vilar de Maçada, e com uma derivação para o rio Pinhão. Vilar de Maçada situa-se no limite norte da unidade paisagística do Douro Vinhateiro, já na transição para a paisagem das Serras de Falperra e Padrela.
Saindo de Vilar de Maçada, o trilho segue dentro da Região Demarcada do Douro até à Campa do Mouro, onde se encontra a sepultura rupestre de Sobredos - um exemplar perfeito das muitas sepulturas cavadas em rochas proeminentes que abundam no concelho de Alijó, especialmente na zona norte do município. O antropomorfismo desta sepultura, de tipologia tipicamente ovoide, é evidente, com delimitação do corpo, cabeça e ombros. Próximo do Castelo de Santa Bárbara, um antigo povoado fortificado, o trilho volta a entrar na Região Demarcada do Douro, passando pelo Miradouro de Santa Bárbara, um miradouro debruçado sobre o vale do rio Pinhão. Antes do regresso a Vilar de Maçada, já próximo do fim do percurso, existe uma derivação que conduz ao rio Pinhão. O regresso ao ponto inicial do trilho é feito atravessando o centro de Vilar de Maçada, passando pelo Largo da Fonte onde se concentram vários elementos arquitetónicos quinhentistas que compõem o tecido urbano da aldeia.
Esta pequena rota acompanha uma veiga encaixada ao longo de uma zona planáltica formada por maciços de rochas graníticas, revestidos por matos baixos e povoamentos florestais formados por pinheiros e carvalhos dispersos na paisagem.
- TIPO DE PERCURSO: circular, de pequena rota
- COTA MÍNIMA / MÁXIMA: 463m / 704m
- ÉPOCA ACONSELHADA: todo o ano

PANORÂMICA DESDE O MIRADOURO DE SANTA BÁRBARA

MURALHAS DE SANTA BÁRBARA (CASTRO)

- REGIÃO DEMARCADA DO DOURO
A Região Demarcada do Douro (RDD) estende-se ao longo do Rio Douro e seus afluentes numa extensão de cerca de 250 000 hectares entre Barqueiros e Barca d’Alva. Esta região tem origem na delimitação territorial de 1756, data da primeira demarcação das ‘Vinhas do Alto Douro’, que definiu mundialmente o primeiro modelo institucional de organização de uma região vinícola. Originalmente estabelecida para regular a produção do vinho fortificado a que chamamos de ‘vinho do Porto’, hoje a RDD circunscreve a Denominação de Origem Controlada dos vinhos do Porto e Douro.
A produção de vinho neste território é uma lição sobre a capacidade e determinação do homem na optimização dos recursos naturais. As vinhas foram construídas num território marcado por declives acentuados e pela quase inexistência de terra e água. Os vinhedos que cobrem os grandes declives levantam-se do rio Douro e configuram um imenso escadório de socalcos e patamares que são, nas palavras de Orlando Ribeiro, a mais admirável obra humana que se pode ver em Portugal. A monumentalidade da paisagem do Alto Douro Vinhateiro (ADV) tem reconhecido valor universal. Em 2001 foi inscrita na lista do Património Mundial da Humanidade da UNESCO. Esta área corresponde a uma língua de cerca de 24 600 hectares que se estendem ao longo do rio.

CASARIO DE VILAR DE MAÇADA (PORMENOR DO PERCURSO)

- ALIJÓ
A vila de Alijó, situada a cerca de 45 quilómetros da capital do Distrito - Vila Real - localiza-se numa vasta área de cultura castreja. É sede de um concelho essencialmente agrícola que se estende desde a margem direita do rio Douro até aos limites do Concelho de Murça e, ainda, entre os rios Tinhela, Tua e Pinhão. Rios, montanhas e vales, são a essência da paisagem de Alijó, a que as vinhas dão um toque final de requinte estético, oferecendo a quem as contempla um espectáculo inesquecível. Pelo Concelho, existem dispersas várias manifestações do seu povoamento antigo, desde castros a pinturas rupestres e a vestígios de estradas romanas. A presença humana dentro da área do concelho de Alijó, data de há muito tempo atrás. No campo da arte primitiva, (Neolítico e Idade do Bronze), existem as Pinturas Rupestres da Pala Pinta - Carlão, um dos três únicos exemplares actualmente conhecidos no país. Regista-se também a existência de Gravuras Rupestres: Igreijinha e Botelhinha em Pegarinhos a que se podem acrescentar as Gravuras (fossetes e pegadas), do Castro do Castelo em Carlão, em cuja área se encontra igualmente um curioso exemplar de incultura. Um berrão. Da cultura Megalítica, destaca-se o Dólmen ou Anta da Fonte Coberta, a cerca de um quilómetro para noroeste da povoação de Vila Chã. O conjunto de arquitectura religiosa nesta vila, completa-se com as capelas do Senhor do Andor ou dos Passos; a capela de Nossa Senhora dos Prazeres, no monte da Cunha, a de Santo António, no monte do Vilarelho; A arquitectura civil, com excepção do pelourinho, está praticamente circunscrita à existência do edifício da Câmara Municipal - Paços do Concelho - parte do qual construído no século XVIII e outra parte no século XIX. O brasão que coroa este edifício encontra-se picado, feito levado a cabo pelos soldados franceses na Guerra Peninsular e no qual, em vez das armas do concelho, mandaram pintar as águias napoleónicas, então ainda triunfantes. Destaque para a excelente gastronomia regional e excelente vinho da região, em especial o célebre Moscatel de Favaios. Á mesa em Alijó reinam o cabrito assado, o cozido à portuguesa, as tripas à transmontana, as carnes fumadas, a célebre bola de carne, e os milhos (da zona da montanha). É de salientar também o famoso pão de Favaios muito apreciado e procurado por toda a região. Na doçaria, o destaque vai para as célebres cavacas e amêndoas cobertas de Santa Eugénia, quinzinhos, pudim de amêndoa, pão-de-ló de água, bolo borrachão e muitos outros de reminiscência conventual. No que diz respeito ao lazer, Alijó tem imensas propostas a oferecer aos visitantes, como o turismo fluvial no rio Douro, o turismo ecológico na foz do rio Tua, local privilegiado para a pesca desportiva e uma riqueza imensa de miradouros e paisagens.

PANORÂMICA DAS VINHAS NAS ENCOSTAS DO VALE DO RIO PINHÃO

CASA DA FONTE (LARGO DA FONTE)

PictographReligious site Altitude 1,934 ft

Alminhas (cruzeiro)

Açude no rio Pinhão

Photo ofCampa do Mouro (Sepultura rupestre de Sobredos) Photo ofCampa do Mouro (Sepultura rupestre de Sobredos) Photo ofCampa do Mouro (Sepultura rupestre de Sobredos)

Campa do Mouro (Sepultura rupestre de Sobredos)

A prospeção sistemática de vários arqueossítios e a pesquisa de novas jazidas arqueológicas permitiu, no decorrer dos últimos anos, localizar várias sepulturas escavadas na rocha, especialmente na zona norte do Concelho de Alijó. Para a sua construção foram utilizadas rochas proeminentes em granito. A sepultura rupestre de Sobredos (Campa dos Mouros) é disso um exemplo. Também denominada de Campa dos Mouros, pertence à freguesia de Vilar de Maçada, concelho de Alijó, distrito de Vila Real. O seu topónimo é Sobredos. Esta sepultura fica situada à saída de Vilar de Maçada, no sentido de Vila Verde. O antropomorfismo desta sepultura é perfeito, revelando-se na qualidade com que a cabeceira, de arco ligeiramente ultrapassado, foi escavada. O restante corpo desenha-se em função de uma tipologia tipicamente ovalóide. Apresenta rebordo alto e não foram detetados quaisquer orifícios de escoamento ou canal de drenagem. Para a sua construção foi escolhida uma proeminente rocha de granito que integra o afloramento rochoso do sítio. A sua orientação é E/O. Cronologicamente enquadra-se no período Medieval.

PictographReligious site Altitude 2,078 ft

Capela de Santa Bárbara

Na localidade de Vilar de Maçada existe o Santuário de Santa Bárbara, com uma enorme capela e duas mais pequenas, numa das quais, construída em 1940, se encontra o Senhor Jesus da Capelinha, padroeiro desta vila.

PictographReligious site Altitude 2,102 ft

Capela do Sr. Jesus da Capelinha

O Santuário do Senhor Jesus da Capelinha encontra-se no ponto mais alto de Vilar de Maçada, sede de freguesia com o mesmo nome que se situa na margem esquerda do rio Pinhão. Num espaço amplo e arranjado, o Santuário do Senhor Jesus da Capelinha é composto por duas capelas e a paisagem que daí pode observar-se principalmente para o lado sul é deslumbrante.

Casa da Fonte (Largo da Fonte)

Casa dos Pizzaro Portocarreiro

Centro Social de Vilar de Maçada / Centro de Dia para Idosos e de Atividades de Tempos Livres: arquitectura civil residencial, pombalina. Solar de planta rectangular com acréscimos posteriores que o transformaram em L. Fachada principal de dois pisos separados por friso, com pilastras nos cunhais e terminada em friso e cornija, ritmada por quatro janelas jacentes intercaladas por três portas no piso térreo e sete janelas de sacada no piso superior que abrem para varanda corrida, possuindo lateralmente portal armoriado rococó de acesso a pátio. As restantes fachadas estão profundamente alteradas pela intervenção hodierna.

Chafariz do Largo do Adro

PictographReligious site Altitude 1,850 ft
Photo ofCruzeiro e Fonte de Espaldar (Largo da Fonte) Photo ofCruzeiro e Fonte de Espaldar (Largo da Fonte) Photo ofCruzeiro e Fonte de Espaldar (Largo da Fonte)

Cruzeiro e Fonte de Espaldar (Largo da Fonte)

O Largo da Fonte é um dos principais largos de Vilar de Maçada e compõe-se de vários elementos arquitetónicos quinhentistas, como a Fonte de Espaldar e o Tanque de água com lavadouro e respetivos bebedouros associados. Neste espaço existe também um Cruzeiro de tipo "encruzilhada" e uma casa abastada ornamentada com colunas toscanas, bem como outros elementos arquitetónicos de caráter mais recente, destacando-se uma antiga casa edificada entre os séculos XVIII e XIX (onde em 1962 se instalou a Casa do Povo de Vilar de Maçada) e o Chafariz do Largo já em pleno séc. XX.

Desvio para o rio Pinhão

NOTA: neste local pode-se fazer uma derivação (linear) para descer ao rio Pinhão. É uma descida (e subida) com uma pendente bastante pronunciada e que pode ser opcional.

Escola Primária de Vilar de Maçada

PictographReligious site Altitude 1,886 ft
Photo ofIgreja Paroquial de Vilar de Maçada Photo ofIgreja Paroquial de Vilar de Maçada Photo ofIgreja Paroquial de Vilar de Maçada

Igreja Paroquial de Vilar de Maçada

Igreja barroca com nave única e capela-mor e sacristia adossada, integrando torre sineira. Apresenta no interior coberturas em falsa abóbada de berço, de madeira, pintada, púlpitos e retábulos de talha dourada e policromada rococó.

Miradouro de Santa Bárbara

Localizado em Vilar de Maçada, este lindíssimo miradouro situa-se no lugar de culto do Senhor Jesus da Capelinha. Avista-se toda a vila e área circundante repleta de paisagens de sonho.

Muralhas de Santa Bárbara (Castro)

Os povoados fortificados existentes no concelho de Alijó são inúmeros, na sua grandeza e tipologia. Se os há de área relativamente extensa, bem defendida por uma ou mais ordens de muralhas e fosso, a poder acolher algumas centenas de habitantes, outros há cuja cintura defensiva não abrigaria mais de duas ou três casas de pequena/média dimensão. E, como geologicamente o concelho não se apresenta homogéneo, pois acusa duas zonas bem diferenciadas, separadas por terrenos de transição - uma xistosa e outra granítica - os castros revelam no material empregue e na técnica de construção que este permitia, a diversidade daí resultante. O Castelo de Santa Bárbara, também conhecido por Muralhas de Santa Bárbara, constitui-se como um pequeno povoado fortificado, provavelmente pertencente ao período da Idade do Ferro, cuja localização lhe possibilita um controlo geoestratégico sobre o vale do rio Pinhão, que se desenvolve do seu lado ocidental. Há registo apenas de um pano de linha de muralha, observando-se no local uma grande quantidade de derrubes de pedra granítica que conferem à sua estrutura defensiva uma forma ovalada. A maior concentração destes derrubes situa-se a sul, na vertente virada à povoação de Vilar de Maçada, indicando a existência neste local de um possível torreão.

Panorâmica de Vilar de Maçada

Regresso ao PR9 (fim de desvio)

AVISO: caso se esteja a percorrer este trilho no sentido inverso, neste local é necessário tomar o caminho à esquerda e dar a volta de forma a contornar um terreno cujos proprietários ou arrendatários ou beneficiários, por indevida iniciativa própria, simplesmente "decidiram" cortar o caminho por onde passa o trilho OFICIAL, tendo feito desaparecer as marcações e não comunicando o facto às autoridades responsáveis pela implementação do mesmo.

Rio Pinhão

O rio Pinhão nasce na Fonte de São João, no lugar de Raiz do Monte, da freguesia de Vreia de Jales, no município de Vila Pouca de Aguiar e é um afluente da margem direita do rio Douro, desaguando junto da vila do Pinhão, após um percurso de cerca de 30 km de extensão. Abrangendo parcialmente os municípios de Alijó, Sabrosa e Vila Pouca de Aguiar, sempre no Distrito de Vila Real, a sub-bacia hidrográfica do rio Pinhão tem 277 km² em termos de área.

PictographRisk Altitude 1,535 ft
Photo ofTravessia de linha de água (temporária) Photo ofTravessia de linha de água (temporária) Photo ofTravessia de linha de água (temporária)

Travessia de linha de água (temporária)

AVISO: na data em que aqui passei (22/11/23), devido às fortes chuvas que caíram nas semanas anteriores, a linha de água arrastou pedras e madeiras que bloquearam a passagem sob a ponte, levando a que a força das águas "abrissem" passagem por onde foi possível e destruindo parte do caminho a seguir à ponte. Como alternativa, desceu-se pelo lado esquerdo do riacho e atravessou-se o mesmo num ponto mais estreito. Esta situação deverá ser temporária.

PictographRisk Altitude 2,257 ft

Trilho cortado (alternativa: seguir em frente)

AVISO: neste local o trilho OFICIAL foi cortado e as marcações foram retiradas. A ALTERNATIVA SERÁ SEGUIR EM FRENTE, VIRAR À ESQUERDA E DAR A VOLTA. Tal situação não tem explicação, pois se tal se devesse a uma remarcação, a mesma estaria devidamente assinalada no terreno. Infelizmente trata-se de uma iniciativa privada, um pedaço de terreno que foi lavrado para pasto e cujo(s) proprietários ou arrendatários ou beneficiários simplesmente não quiseram saber do facto de aqui passar um trilho OFICIAl, pois poderiam pelo menos informar a CM de Alijó para que esta tomasse as devidas medidas e, junto da NTN (empresa responsável pela implantação e manutenção das marcações no terreno), encontrasse uma alternativa (que existe). Lamentável este tipo de abuso e total falta de respeito. E que não é caso único (bem pelo contrário...).

PictographRisk Altitude 2,255 ft

Trilho cortado

AVISO: neste local o trilho OFICIAL foi cortado e as marcações foram retiradas. PARA QUEM ESTIVER A FAZER O PERCURSO NESTE SENTIDO, A ALTERNATIVA SERÁ VOLTAR ATRÁS, VIRAR À DIREITA E DAR A VOLTA. Tal situação não tem explicação, pois se tal se devesse a uma remarcação, a mesma estaria devidamente assinalada no terreno. Infelizmente trata-se de uma iniciativa privada, um pedaço de terreno que foi lavrado para pasto e cujo(s) proprietários ou arrendatários ou beneficiários simplesmente não quiseram saber do facto de aqui passar um trilho OFICIAl, pois poderiam pelo menos informar a CM de Alijó para que esta tomasse as devidas medidas e, junto da NTN (empresa responsável pela implantação e manutenção das marcações no terreno), encontrasse uma alternativa (que existe). Lamentável este tipo de abuso e total falta de respeito. E que não é caso único (bem pelo contrário...).

Vinhedos

• Photo of Aiguille du Midi
    Aiguille du Midi Nov 27, 2023

O trilho é acessível, faz-se com descontração e só a descida ao rio Pinhão faz suar um pouco mais, mas nada de complicado. Vilar de Maçada tem vários edifícios muito interessantes, merece ser visitada. Gostei, foi mais um trilho interessante pelo concelho de Alijó. Abraço!

João Marques Fernandes Nov 27, 2023

Olá, Aiguille du Midi! Sim, é um percurso interessante, fácil de percorrer e com pontos de interesse que valem a pena ser visitados. Além disso, este trilho também pode ser "esticado" de forma a juntar-se ao PR8 ALJ... qualquer dia experimenta-se essa solução!! Grande abraço e obrigado pela avaliação e comentário ao percurso!!

• Photo of _BIO_RAIA_
    _BIO_RAIA_ Nov 27, 2023

Foi um trilho porreiro para esticar as pernas antes do almoço! Gostei das vistas pois esta região da "Terra quente", fora do período do verão, é uma zona bem interessante para caminhar, com imensos vestígios arqueológicos (ainda que muitos estejam votados ao abandono...). Foi bom, com ótima companhia. Grande abraço e até breve!

João Marques Fernandes Nov 27, 2023

É isso mesmo, _BIO_RAIA_, trilho porreiro, almoço fixe e ótima companhia, ou seja, uma manhã excelente!!!
    Grande abraço e até breve.

• Photo of Fernando Babo
    Fernando Babo Jan 27, 2024

Olá João, um trilho com história, fácil, onde se caminha com prazer, recomendável a ida ao rio Pinhão, Quanto ao corte no troço por volta do 4,5 km ,como referido, ainda continua tudo igual, sem informação no terreno, e na aplicação da Câmara o percurso não está alterado ( FEEL ALIJÓ). Continuação de novas caminhadas,abraço.

João Marques Fernandes Jan 27, 2024

Olá Fernando! O trilho até é interessante e tem pontos de interesse que valem a pena conhecer. Mas a situação do corte a meio não tem explicação e é grave... enfim, algo para rever nesta região! Obrigado pela avaliação e comentário sempre útil e pertinente. Abraço e continuação de ótimas caminhadas!