PR9 AGD - Trilho do rio Águeda (adaptado)

Photo ofPR9 AGD - Trilho do rio Águeda (adaptado) Photo ofPR9 AGD - Trilho do rio Águeda (adaptado) Photo ofPR9 AGD - Trilho do rio Águeda (adaptado)

September 3, 2022
September 2022

•   5 2 Reviews

near Óis da Ribeira, Aveiro (Portugal)

O percurso aqui partilhado pode conter erros de GPS ou eventualmente passar por propriedades privadas, ou mesmo através de corta mato e ter passagens por locais que podem ser perigosos para os menos experientes. A descrição do percurso é efetuada à data da sua realização, pelo que se deve ter em atenção que as condições do trilho podem facilmente vir a alterar-se, quer pelas condições meteorológicas, quer por mudança da vegetação, quer por outros fatores inimputáveis à minha vontade. O grau de dificuldade e as condições técnicas atribuídas é baseado na minha experiência pessoal e apenas serve de referência, pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência ou utilização do percurso aqui disponibilizado.

LAGOA DA PATEIRA DE FERMENTELOS

- Trilho circular com marcações e que foi adaptado de forma a evitar o troço central (oficial) que coincide linearmente nos dois sentidos, com início e fim no Parque de merendas de Óis da Ribeira (opcional);
- Seguindo o percurso no sentido dos ponteiros do relógio, decorre por arruamentos e caminhos de terra ao longo das margens do Rio Águeda, começando por atravessar artérias urbanas de Óis da Ribeira até cruzar o Rio Águeda na ponte da EM601. A seguir corta-se à esquerda, na direção da margem esquerda do rio, para nela continuar ao longo de 6 kms, até se chegar a Águeda. Percorrem-se o Cais das Laranjeiras e algumas artérias do centro urbano, depois volta-se a atravessar o Rio Águeda, desta vez pela Ponte Velha e regressa-se pela margem direita até ao ponto inicial, novamente por caminhos de terra, entre o rio e campos de cultivo;
- Ao longo do trilho passa-se por vários pontos de interesse, tais como as margens verdes e pesqueiros do Rio Águeda, as várias intervenções de arte urbana pelas ruas da cidade de Águeda, os milheirais e pequenos bosques que acompanham as margens do rio, a Igreja Matriz de Espinhel e a Igreja de Santo Adrião e, no Parque de Óis da Ribeira, as vistas panorâmicas fantásticas sobre a Lagoa da Pateira de Fermentelos;
- Tendo em conta que o percurso foi adaptado (conforme antes mencionado), considero que o uso de GPS será uma preciosa ajuda;
- Misto de caminhos de terra e arruamentos urbanos;
- Trilho com características fáceis, mesmo tendo em conta a distância a percorrer, pois não apresenta declives nem passagens técnicas. No entanto, por ser um trilho longo, requer alguma capacidade física para vencer a referida distância. No desvio que se faz ao km 3,3 é preciso alguma paciência e atenção, pois o pequeno carreiro está lá mas a vegetação já começou a cobri-lo, não sendo ainda problemático. Se chover, com vento e neblina, as dificuldades serão acrescidas. Botas e bastões são sempre uma boa ajuda;
- É um trilho simpático, que se faz de forma agradável, ainda que não seja espetacular. Dá a conhecer parte da região contígua à Pateira de Fermentelos e as margens do Rio Águeda são muito verdes e oferecem bastante sombra. Pena que as águas do rio estejam bastante poluídas, pois esta região também apresenta uma forte componente industrial;
- Um dos pontos fortes deste percurso será a possibilidade de percorrer algumas artérias urbanas da cidade de Águeda, para se usufruir do seu singular projeto de arte urbana, uma referência na região (e não só), muito interessante e um prazer para os sentidos;
- No seu todo é um percurso bonito, com vistas panorâmicas excelentes, sobretudo na zona da Pateira de Fermentelos, que na primavera adquire uma beleza extra. Para quem gosta de observar e fotografar aves, esta região é o local certo! Bastante agradável!

CAMINHO ENTRE MILHEIRAIS E O RIO ÁGUEDA

CAMINHO ENTRE BOSQUES JUNTO AO RIO ÁGUEDA

Outros percursos realizados nesta região:
Volta à Pateira de Fermentelos
Pela Pateira de Frossos, entre Angeja e São João de Loure
De Aveiro a Cacia pelos passadiços
GR57 - Grande Rota da Ria de Aveiro (PERCURSO AZUL) - ETAPA 1: de Aveiro ao Santuário de Nª Srª de Vagos

MILHEIRAIS (PORMENOR DO PERCURSO)

- PR9 AGD - TRILHO DO RIO ÁGUEDA
O “Trilho do Rio Águeda” é um percurso pedestre de pequena rota que decorre por caminhos e territórios da U.F. de Águeda e Borralha, U.F. de Recardães e Espinhel e U.F. de Travassô e Óis da Ribeira, unindo o centro da cidade de Águeda à Pateira de Fermentelos através do percurso ao longo das margens do rio Águeda.
O primeiro de vários pontos de interesse é o “Instituto da Vinha e do Vinho”, junto ao açude insuflável que contribui para a manutenção do espelho de água na cidade. Os campos agrícolas, várzeas do rio Águeda, acompanham praticamente todo o trajeto. Dependendo da época do ano, a paisagem é marcada pelos campos de milho, em diversos estados de desenvolvimento, mas é também o rio Águeda e toda a diversidade biológica que enriquecem este trajeto, inserido em Rede Natura 2000. As galerias ripícolas compostas por freixos, amieiros, loureiros, salgueiros, mas também algumas infestantes como as acácias, abrigam aves como o Guarda-rios, o Pato-real, diversas espécies de garças, ou mesmo as lontras que aqui habitam.
O trilho tem início junto ao edifício do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), seguindo para jusante junto à margem direita do rio até à ponte de Espinhel, onde se realiza a travessia sobre o rio Águeda para a margem esquerda. Continua-se o percurso paralelamente ao rio em direção a jusante, de seguida o percurso encontra o PR1, seguindo o mesmo traçado tomando a direção da localidade de Óis da Ribeira, seguindo até ao parque de Óis da Ribeira onde se vislumbra a lagoa da Pateira de Fermentelos. O caminho segue pela esquerda, subindo ligeiramente e atravessando a localidade até chegar novamente à igreja de Santo Adrião, num troço coincidente com o PR1.
O trilho segue pela estrada até à igreja de Espinhel, seguindo em direção a Recardães, ao fim de cerca de 200 metros vira-se novamente à esquerda, em direção ao rio Águeda.
Segue-se ao longo dos campos agrícolas até quase na cidade, encontrar o canal secundário do rio Águeda, após este local o percurso ruma em direção à cidade, atravessando a Ponte, vira à esquerda e regressa ao local de início do percurso, junto ao edifício do IVV.
- TIPO DE PERCURSO: circular, de pequena rota
- DESNÍVEL POSITIVO / NEGATIVO: +152m / -152m
- COTA MÍNIMA / MÁXIMA: 5m / 28m
- ÉPOCA ACONSELHADA: todo o ano

GANSOS NO RIO ÁGUEDA (JUNTO AO JARDIM DAS LARAJEIRAS)

- ÁGUEDA
Anualmente, Águeda projeta-se para o mundo através do Festival AgitÁgueda – Art festival, o evento que dá cor a toda a cidade, e àquela que é considerada como uma “das ruas mais bonitas do mundo”. Centenas de artistas nacionais e internacionais passam neste evento. Além da música, toda a cidade se torna palco do AgitÁgueda e as ruas estão repletas de cor e animação, com atuações de bodypainting, exposição de Estátuas Vivas e outras atividades como o Carnaval Fora D’Horas e o Color Day. Um verdadeiro ex-líbris do Município!
Mas nem só o AgitÁgueda promove o Município, que conta com um vasto património natural e cultural, além de um evento de Natal que traz cada vez mais visitantes à cidade: Do Menor ao Maior, Águeda é Natal.
Da Pateira de Fermentelos – a maior lagoa natural da Península Ibérica – passando pelos Rios Águeda, Alfusqueiro, Cértima, Marnel e Vouga, pelos Parques Fluviais e de Lazer e pelos vários Percursos Pedestres presentes em todo o Município, são muitas as opções para passear e desfrutar da natureza no Concelho de Águeda.
Ao nível artístico e cultural, apresentamos uma galeria a céu aberto com o nosso Roteiro de Arte Urbana, que o leva a conhecer a cidade de Águeda em mais de 30 pontos com pinturas e instalações artísticas, destacando-se a galardoada obra do artista Milo (vencedora do prémio de melhor instalação urbana do ano 2016, segundo a Widewalls) e duas obras do artista nacional Bordalo II. Poderá ainda visitar vários museus, fundações, centros interpretativos e monumentos de interesse artístico, cultural, tradicional e religioso. Ao nível religioso, o Município está ainda inserido nas Rotas dos Caminhos de Fátima e Santiago de Compostela.
O Natal tem vindo a crescer a cada ano que passa, prolongando-se por mais de 30 dias de iluminação e animação nas ruas da cidade e que conta com um Mercadinho de Natal na zona da baixa. Aqui, o céu é pintado de branco e o Maior Pai Natal do Mundo (record do Guiness) vislumbra-se entre as decorações de Natal. Mais recentemente, o Menor Pai Natal do Mundo, juntou-se ao nosso programa de animação e faz as delícias de todos aqueles que o visitam.
Venha visitar a cidade mais colorida do mundo, viva a magia do Natal, deslumbre-se com as nossas paisagens, brinde com o melhor dos espumantes e descubra os “Doces que só Águeda tem para si”!

ARTE URBANA ÁGUEDA (JUNTO AO IVV)

ARTE URBANA ÁGUEDA (CENTRO URBANO)

- RIO ÁGUEDA
O rio Águeda, afluente da margem esquerda do rio Vouga, nasce na serra do Caramulo e atravessa a cidade de Águeda.
Historicamente, a localização das várzeas inundáveis do Rio Águeda, criando terras férteis ótimas para agricultura, foram determinantes para o estabelecimento das primeiras povoações e para o seu posterior desenvolvimento, culminando no que atualmente é a cidade de Águeda. De facto, ainda hoje o troço final do Águeda, entre a cidade homónima e a sua confluência com o Rio Vouga, é ladeado por campos cultivados. Nascendo nas altas encostas da Serra do Caramulo, em Varzielas (Oliveira de Frades), percorre brevemente São João do Monte (Tondela) e demora-se longamente no concelho de Águeda – estando aqui a maior parte do seu curso – até desaguar na margem esquerda do Rio Vouga, em Eirol (Aveiro). As margens do Águeda são geralmente bordejadas por amiais, freixiais e salgueirais em diferentes estados de conservação. Nas suas águas nadam várias espécies de peixes nativos migradores, como a Lampreia-marinha (Petromyzon marinus), o Sável (Alosa alosa), a Savelha (Alosa fallax) ou a Enguia-europeia (Anguilla anguilla). Outras são residentes, como a Truta-de-rio (Salmo trutta), habitando a bacia do Rio Águeda durante todo o ano. Todos eles têm também uma grande importância económica na região, sobretudo do ponto de vista gastronómico.

RIO ÁGUEDA (PORMENOR DO PERCURSO)

- ZONA DE PROTEÇÃO ESPECIAL DA RIA DE AVEIRO
A Zona de Proteção Especial (ZPE) da Ria de Aveiro tem uma área de 51.407 ha, com uma área marinha de 20.737 ha. Distribui-se por diversos concelhos da região do Baixo Vouga.
No 8 de julho de 2014 foi aprovada a inclusão da Ria de Aveiro na Lista Nacional de Sítios, pela Resolução do Conselho de Ministros nº45/2014.
O Sítio Ria de Aveiro é ligeiramente inferior em área, mas coincidente na quase totalidade da sua extensão terrestre com a ZPE, diferindo principalmente na sua ocupação marinha. A associação desta área à Diretiva Habitats vem reforçar a relevância deste conjunto de ecossistemas húmidos para a conservação da diversidade biológica, colmatando a insuficiente representação na Rede Natura 2000 de alguns habitats sensíveis, listados no anexo B-I da Diretiva Habitats.
A ZPE / SIC da Ria de Aveiro encontra-se agrupada no conjunto das “Grandes Zonas Húmidas” conjuntamente com os Estuários dos Rios Minho e Coura, Lagoa de Santo André, Ria Formosa e os Sapais de Castro Marim.
É considerada como a zona húmida mais importante do Norte do país, albergando grande diversidade de comunidades vegetais halófilas e sub-halófilas numa extensa área estuarina, representando consequentemente a área mais importante de ocorrência do habitat 1130 (Estuários). Destaca-se também por constituir a área onde o habitat 1330 (Juncais e prados-juncais da aliança Glauco maritimae -Juncion maritimi) apresenta maior expressão no território nacional.
Nesta importante zona húmida destaca-se a existência de extensas áreas de sapal, salinas, áreas significativas de caniço e importantes áreas agrícolas, onde se incluem as abrangidas pelo Aproveitamento Hidro-Agrícola do Vouga. Estes biótopos apresentam-se como locais fundamentais para alimentação e reprodução para diversas espécies de aves, albergando regularmente mais de 20 000 aves aquáticas correspondendo a cerca de 173 espécies, com particular destaque para o elevado número de aves limícolas.
Apenas 4% da ZPE, equivalendo a aproximadamente 7% do SIC, se encontra no Concelho de Águeda. Abrange parcialmente as freguesias de Segadães (apenas uma pequena área), Travassô, Óis da Ribeira, Fermentelos, Espinhel, Recardães, Barrô e Aguada de Baixo, sendo que parte desta área corresponde a áreas alagadas e inundáveis, como, por exemplo, as várzeas dos rios Águeda e Cértima, abrangendo ainda a Pateira de Fermentelos.
O rio Águeda tem um curso de mais de 50 km, desde o Caramulo onde se localiza a sua nascente até a foz, na confluência com o rio Vouga. Parte do seu percurso está incluída na ZPE Ria de Aveiro.
O rio Cértima, tal como o rio Águeda conta com uma profusa rede de afluentes, abrangendo uma área de mais de 500 km2. Na confluência dos rios Cértima e Águeda surge a Pateira de Fermentelos, como um espraiamento do primeiro. Pelo relevo que a Pateira tem a nível local e regional, pela sua riqueza natural, histórica e como zona húmida de singulares caraterísticas, merece particular destaque.
Na Zona de Proteção Especial da Ria de Aveiro destaca-se a existência de extensas áreas de sapal, salinas, áreas significativas de caniço e importantes áreas agrícolas, onde se incluem as abrangidas pelo Aproveitamento Hidro-Agrícola do Vouga. Estes biótopos apresentam-se como importantes locais de alimentação e reprodução para diversas espécies de aves, albergando regularmente mais de 20 000 aves aquáticas, correspondendo a cerca de 173 espécies, com particular destaque para o elevado número de aves limícolas.
Na área de abrangência da ZPE são definidas orientações de gestão para as espécies de aves que ocorrem. São alvo destas orientações o Garçote (Ixobrychus minutus - código A022), a Garça-vermelha (Ardea purpurea – código A029), o olhereiro (Platalea leucorodia - código A034), o Milhafre-preto (Milvus migrans - código A073), a Águia-sapeira (Circus aeruginosus - código A081), a Águia-pesqueira (Pandion haliaetus - código A094), o Perna-longa (Himantopus himantopus - código A131), a Andorinha-do-mar-anã (Sterna albifrons – código A195) e de Pilrito-de-peito-preto (Calidris alpina - código A466), aves marinhas migradoras, passeriformes migradores de matos e bosques e passeriformes migradores de caniçais e galerias ripícolas.
Relativamente a espécies da flora com relevância pelo seu estatuto de proteção, nomeadamente pela sua inclusão nos anexos B-II, B-IV e B-V, encontramos na zpe as seguintes espécies: Arnica Montana (B-V), Cladina ciliata (B-V), Cladina portentosa (B-V), Jasione lusitanica (B-II e B-IV), Myosotis lusitanica (B-II e B-IV), Narcissus bulbocodium (B-V), Ruscus aculeatus (B-V).
A Zona de Proteção Especial encontra-se representada, no concelho, pela Pateira de Fermentelos e os afluentes que a alimentam e lhe dão origem. Uma informação detalhada da fauna e da flora presentes, pode ser consultada no portal da Pateira de Fermentelos.

EMBARCAÇÕES NO RIO ÁGUEDA (PORMENOR DO PERCURSO)

PictographPark Altitude 13 ft
Photo ofParque de Merendas de Óis da Ribeira / Baloiço 'I love Pateira' Photo ofParque de Merendas de Óis da Ribeira / Baloiço 'I love Pateira' Photo ofParque de Merendas de Óis da Ribeira / Baloiço 'I love Pateira'

Parque de Merendas de Óis da Ribeira / Baloiço 'I love Pateira'

Photo ofParque do Galã (Amigos do Remoinho) Photo ofParque do Galã (Amigos do Remoinho) Photo ofParque do Galã (Amigos do Remoinho)

Parque do Galã (Amigos do Remoinho)

Photo ofArte Urbana Águeda 'Tão Bela e Preciosa' Photo ofArte Urbana Águeda 'Tão Bela e Preciosa' Photo ofArte Urbana Águeda 'Tão Bela e Preciosa'

Arte Urbana Águeda 'Tão Bela e Preciosa'

Águeda, cidade colorida: lugares peculiares sob a lente da arte urbana. Aventure-se pelo universo artístico de mais de uma dezena de artistas nacionais e internacionais. Descubra as histórias incríveis que as paredes da cidade têm para lhe contar. A Arte Urbana é o conceito que se refere à expressão artística desenvolvida no espaço público. Abrange todo o tipo de equipamento normalmente exposto na rua e descreve o trabalho de pessoas que desenvolveram um modo de expressão artística recorrendo a várias técnicas alternativas. O objetivo principal da Arte Urbana é impactar o espectador. É a melhor forma para conhecer os espaços urbanos de uma forma descontraída, surpreender-se com as obras de arte e, quem sabe, participar e deixar um testemunho na história. Conheça em Águeda as diversas instalações de arte urbana.

PictographWaterfall Altitude 39 ft

Açude insuflável de Águeda

Photo ofArte Urbana Águeda 'Bordalo II - O Pisco' Photo ofArte Urbana Águeda 'Bordalo II - O Pisco' Photo ofArte Urbana Águeda 'Bordalo II - O Pisco'

Arte Urbana Águeda 'Bordalo II - O Pisco'

PictographRisk Altitude 34 ft

Desvio direita (trilho)

NOTA: neste ponto, deve-se sair do caminho de terra e entrar neste desvio à direita. Porém, o trilho está a ficar tapado pela vegetação. Consegue-se perceber o carreiro e caminha-se sem grandes impedimentos, no entanto fica aqui a observação.

Igreja de Santo Adrião

Igreja dedicada a Santo Adrião, maneirista, de construção anterior ao século XIII e reconstruída no século XVII, é composta por nave e capela-mor mais baixa e estreita do que o corpo da igreja. No século XIX foi construída a torre sineira e renovada a igreja. A fachada principal e a torre sineira são revestidas a azulejo de padrão geométrico azul e branco. São ladeadas por cunhais encimados por pináculos piramidais terminados em esfera. A fachada termina em empena terminada numa cruz. O portal principal é encimado por um nicho ladeado por pilastras. O nicho é sobreposto por friso e cornija sobrepostos de uma cruz ladeada por pináculos. O nicho é ladeado por janelas retangulares para iluminação do coro. A torre sineira adossada à esquerda, em dois registos, tem no segundo registo ventanas para os sinos em arco de volta perfeita, com sinos nas faces frontal e laterais. Na face oeste é encimada por um relógio. O interior da igreja é revestido a azulejo monocromático azul e branco. Completam a nave o coro-alto com acesso pelo lado do Evangelho e o púlpito do mesmo lado, tal como o batistério que se situa no corpo da torre sineira. O retábulo-mor em talha dourada barroca nacional incluído na capela-mor separada da nave por arco de volta perfeita encimado por um painel de azulejos representando Jesus entre os doutores.

Igreja Matriz de Espinhel

Dedicada a Nossa Senhora da Assunção, a Igreja Matriz de Espinhel era, até ao século XVII, dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Destaca-se no interior uma cruz do século XIII ou XIV, feita em latão, e uma imagem da Virgem Padroeira da mesma época.

PictographLake Altitude 10 ft

Lagoa da Pateira de Fermentelos

Historicamente, a Pateira deve ser considerada como um antigo braço marinho onde desaguavam, independentemente uns dos outros, os rios Cértima, Águeda e Vouga, antes da constituição da Ria de Aveiro. Aquele braço que os aluviões dos três rios fecharam originou um só curso de água - o rio Vouga - passando a foz a situar-se muito mais a noroeste, como actualmente. A Pateira ter-se-ia começado a formar em finais do século XV, provavelmente ainda na Idade Média, devido às sucessivas inundações dos rios Certoma e Águeda, e alagamento dos campos ribeirinhos. Presentemente, a Pateira corresponde ao assoreamento e espraiamento do rio Cértima, perto do local onde desagua no rio Águeda. A maior lagoa natural da Península Ibérica ocupa actualmente uma área de superfície e profundidade variáveis, de acordo com a estação do ano, que, no seu expoente máximo, atinge mais de 5 Km2. Estes, estendem-se, maioritariamente, pelo concelho de Águeda, abrangendo também o concelho de Aveiro e Oliveira do Bairro. O termo “Pateira” encerra a especificidade da região do Vouga e afluentes designando, por si só, abundância de patos. Em termos hidrográficos, a lagoa está compreendida na bacia hidrográfica do rio Cértima a qual, por sua vez, se insere na bacia hidrográfica do rio Águeda e esta, na bacia do rio Vouga. A lagoa é alimentada pelo rio Cértima (a montante), pela ribeira do Pano (a poente), pontualmente por outras escorrências, e por água subterrânea (sistema aquífero Cretácico de Aveiro), sendo o rio Cértima o principal curso a condicionar a hidrologia. No que diz respeito ao relevo, a zona envolvente da Pateira apresenta um relevo suave, a oeste, registando-se uma zona com altitude superior a 50 metros em Fermentelos (concelho de Águeda). A este, na zona de Espinhel, ocorre uma elevação que atinge os 78 metros, revelando declives com relativo significado dadas as características da área envolvente. A noroeste, sensivelmente entre a Oliveirinha e Requeixo (concelho de Aveiro) destaca-se uma faixa com altitude entre os 50 e os 70 metros, com declive suave em direcção à Pateira. A sudoeste, as áreas de cultivo, na margem esquerda do rio Cértima e de Perrães ladeiam a Pateira com relevos suaves de cotas mínimas.

PictographBridge Altitude 27 ft

Ponte Velha sobre rio Águeda

PictographBridge Altitude 33 ft

Ponte sobre rio Águeda

Rio Águeda

Photo ofArte Urbana Águeda 'Umbrella Sky Project' Photo ofArte Urbana Águeda 'Umbrella Sky Project' Photo ofArte Urbana Águeda 'Umbrella Sky Project'

Arte Urbana Águeda 'Umbrella Sky Project'

• Photo of Aiguille du Midi
    Aiguille du Midi Sep 13, 2022

É um percurso simpático, fácil e que se faz bem. É pena o rio estar bastante poluído... mas as margens têm muita vegetação verde e proporcionam ótima sombra. Os caminhos de terra, se estiverem muito secos (como foi o caso), levantam imenso pó ao passar-se (imagino que depois de chover a lama seja uma constante...). Mas no geral é um bom passeio, longo, para quem gosta de esticar bem as pernas. Foi divertido! Abraço.

• Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Sep 13, 2022

Obrigado, Aiguille du Midi, pelo comentário e avaliação do trilho.
    Foi um passeio simpático, embora o percurso em si não seja nada de espetacular. Mas dá sempre para esticar as pernas e respirar ao do campo. É como diz, foi divertido! Abraço.

• Photo of _BIO_RAIA_
    _BIO_RAIA_ Sep 13, 2022

As fotos dão uma ideia interessante deste percurso... mas fiquei com a sensação que o número de kms deste PR é mais para fazer exercício físico do que outra coisa! Exceção feita à Pateira de Fermentelos, que é uma lagoa espetacular. Fica o registo, obrigado pela partilha. Abraço!

• Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Sep 13, 2022

Obrigado, _BIO_RAIA_, pelo comentário e avaliação do trilho.
    De facto, nesta região, já fiz outros percursos que considerei bem mais interessantes. No entanto, este não é de forma alguma mau, simplesmente a longa distância que apresenta podia compensar com a passagem por mais locais de interesse... em todo o caso, vale a pena percorrer estes caminhos pois a paisagem envolvente é muito agradável. E a observação de aves é um passatempo garantido!! Abraço.