PR8 - Trilho da Pedra Moura

January 24, 2017
January 2017

•   4.7 1 review

near Couto de Baixo, Aveiro (Portugal)

Partindo de Couto de Esteves, vamos caminhando um pouco pela aldeia, até que iniciamos a caminhada por pequenos carreiros, até entrar num caminho junto a uma levada.
A partir desta levada observamos lá em baixo um curso de água, muito bonito, com algumas pequenas pontes a permitirem a passagem. Não podíamos deixar de descer para tirar umas fotografias ao rio, e à corrente de água, pois as paisagens aqui são fabulosas.
Retomando o caminho, temos mais um pouco de levada, e mais à frente chegamos a um pequeno casario, Catives, onde podemos passar junto a um espigueiro, muito bem localizado, com umas vistas muito interessantes.
A seguir surge-nos uma capela, Capela de N. Sra da Boa Hora, antes de apanharmos uma estrada florestal, onde vamos por 1 ou 2km. No final chegamos a Cerqueira, onde temos outra capela, Capela de N. Sra da Boa Viagem. Neste ponto fazemos um desvio de 750 m, (cerca de 1,5km no total, porque o retorno é pelo mesmo caminho), para ir ver a Anta da Cerqueira, que vale a pena ser visitada, e está muito rica em informação.
Finalmente o percurso é feito por estrada, ou por estradões, sempre a descer, rumo novamente a Couto de Esteves, de onde havíamos partido.
Um percurso com pontos muito interessantes, e que se faz sem grande dificuldade.

Anta da Cerqueira

A Anta da Cerqueira, também referida localmente como Casa Moura, localiza-se na vertente este da serra do Arestal, na freguesia de Couto de Esteves, concelho de Sever do Vouga, distrito de Aveiro, em Portugal. É a mais completa de seu tipo no distrito.

PictographReligious site Altitude 1,380 ft

Capela de N. Sra da Boa Hora

PictographReligious site Altitude 1,688 ft

Capela de N. Sra da Boa Viagem

Catives

Cerqueira

Couto de Esteves

Em 1128, D. Teresa e D. Afonso Henriques, conjuntamente, assinaram o foral que tornou Couto de Esteves vila e sede de concelho, tornando-o couto do mosteiro de Lorvão e concedendo-lhe grande quantidade de privilégios. Era constituído pelas freguesias de Arões, Couto de Esteves, Junqueira, Rocas do Vouga e Ribeiradio. Em 1801 tinha 820 habitantes e era conhecido também como Castelo de Santo Estêvão. O concelho foi extinto em 1836. Resta ainda o vetusto pelourinho e o velho edifício que foi a Câmara. Antiquíssima é também a sua Igreja Matriz. Nos sécs. XVI-XVII foi erigido o solar da Casa da Fonte, no Couto de Baixo, que foi residência da ilustre família Sequeira e Quadros

Rio

• markorme Jan 11, 2021

A lovely gentle walk in forests and villages. Very tranquil.
    Well signed..easy to follow.