PR8 Sever do Vouga Trilho da Pedra Moura

Photo ofPR8 Sever do Vouga Trilho da Pedra Moura Photo ofPR8 Sever do Vouga Trilho da Pedra Moura Photo ofPR8 Sever do Vouga Trilho da Pedra Moura

February 18, 2018
February 2018

near Couto de Baixo, Aveiro (Portugal)

Em dia de sol, mas com algum frio, decidi realizar um PR curto no concelho de Sever do Vouga, a escolha recaiu no PR8 "Trilho da Pedra Moura".
Com inicio junto à Igreja matriz da povoação de Couto de Cima seguimos pelas ruas desta povoação em direção à aldeia de Cerqueira, este caminho, ligeiramente a subir, é pouco interessante, pois realiza-se por estradões florestais onde predomina o eucalipto.
Ao entrar na povoação de Cerqueira percorre-se caminhos agrícolas até entrar na povoação e desta aldeia, fizemos um desvio através de estrada em asfalto para a Anta da Cerqueira, local bem tratado e muito bem sinalizado, após as fotos deste monumento histórico, voltamos pela mesma estrada até Cerqueira, visitamos a capela local e seguimos para a aldeia de Catives, aldeia ainda com alguns vestígios de um mundo rural, a partir daqui começa realmente o grande interesse deste PR, primeiro descemos por caminhos agrícolas até perto da margem do Rio Gresso, atravessamos o rio no açude e depois ao longo deste rio, seguimos por uma levada com uma paisagem bastante interessante, com o som da água sempre presente e que vale pelo resto do percurso.
Deixamos a levada, à esquerda, e seguimos em direção à estrada de asfalto que nos leva ao inicio do PR na povoação de Couto de Cima.
Este PR não tem qualquer dificuldade técnica ou física, um PR, na minha opinião, com poucos pontos de interesse, fica para memória a Anta de Cerqueira e a Levada ao longo do Rio que vale por todo o percurso.

• Photo of jorge a rocha
    jorge a rocha Feb 25, 2019

Muito bom!!

• Photo of Os Pés do Caminho
    Os Pés do Caminho Dec 29, 2019

Trilho bem marcado e fácil de seguir. A fazer no sentido contrário aos ponteiros do relógio. A melhor parte é o final entre Catives e o Couto de Cima. Nesta altura (Dezembro 2019) os regatos vão com muita água e a represa em Catives pode não ser fácil de atravessar sem molhar os pés...

• Photo of CarlosPinto
    CarlosPinto Dec 29, 2019

Johnatan in the Mountais, sem dúvida que a beleza deste trilho é a zona entre Catives e o Couto, claro que nesta altura e pelo que tem chovido, não será fácil passar a represa. Continuação de Boas caminhadas e Bom Ano.

• Photo of FernandoCorreia
    FernandoCorreia Oct 5, 2020

Passagens nos povoados, Couto de Cima e Catives, e o circuito das levadas são os pontos mais interessantes. A ida à Pedra Moura (anta) é um bocado confusa se não for com atenção. Gostei muito.