PR8 MTR - Trilhos de D. Nuno e minas da Borralha

Photo ofPR8 MTR - Trilhos de D. Nuno e minas da Borralha Photo ofPR8 MTR - Trilhos de D. Nuno e minas da Borralha Photo ofPR8 MTR - Trilhos de D. Nuno e minas da Borralha

October 20, 2018
October 2018

•   5 2 Reviews

near Salto, Vila Real (Portugal)

O percurso aqui partilhado pode conter erros de GPS ou eventualmente passar por propriedades privadas, ou mesmo através de corta mato e ter passagens por locais que podem ser perigosos para os menos experientes. A descrição do percurso é efetuada à data da sua realização, pelo que se deve ter em atenção que as condições do trilho podem facilmente vir a alterar-se, quer pelas condições meteorológicas, quer por mudança da vegetação, quer por outros fatores inimputáveis à minha vontade. O grau de dificuldade e as condições técnicas atribuídas é baseado na minha experiência pessoal e apenas serve de referência, pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência ou utilização do percurso aqui disponibilizado.

- Início e fim em Salto, no Parque do Torrão da Veiga;
- o percurso desenvolve-se pelo planalto de Salto, percorrendo partes do PR8 - Trilho de D. Nuno, com passagem pelo complexo mineiro da Borralha;
- passagem ainda pelas aldeias de Amial, Corva, Paredes e Caniçó;
- trilho misto com/sem marcações, coincidindo ou não com os troços do PR8;
- trilho acessível, ideal para ser feito no outono ou na primavera. No entanto, deve-se evitar fazê-lo após dias de chuva forte, pois corre-se o risco de encontrar os lameiros repletos de água e lama, assim como grande parte dos caminhos rurais.

PictographMuseum Altitude 2,756 ft

Casa do Capitão - Polo do EcoMuseu do Barroso

PictographReligious site Altitude 2,755 ft

Igreja Velha de Salto

PictographBridge Altitude 2,784 ft
Photo ofponte nova sobre o ribeiro do Torrão Photo ofponte nova sobre o ribeiro do Torrão Photo ofponte nova sobre o ribeiro do Torrão

ponte nova sobre o ribeiro do Torrão

PictographBridge Altitude 2,773 ft

ponte velha sobre o ribeiro do Torrão

aldeia do Amial

fonte

PictographReligious site Altitude 3,286 ft

cruzeiro Sra. dos Aflitos

Photo ofpassagem sobre o ribeiro Lage (pedras) Photo ofpassagem sobre o ribeiro Lage (pedras) Photo ofpassagem sobre o ribeiro Lage (pedras)

passagem sobre o ribeiro Lage (pedras)

PictographBridge Altitude 3,051 ft

ponte nova sobre o ribeiro Lage

PictographBridge Altitude 2,814 ft

ponte sobre a Corga de Caniçó

aldeia de Paredes

fonte (mina)

aldeia de Caniçó

PictographMuseum Altitude 2,556 ft
Photo ofMinas da Borralha - Centro de Interpretação / Eco Museu do Barroso Photo ofMinas da Borralha - Centro de Interpretação / Eco Museu do Barroso Photo ofMinas da Borralha - Centro de Interpretação / Eco Museu do Barroso

Minas da Borralha - Centro de Interpretação / Eco Museu do Barroso

PictographBridge Altitude 2,640 ft

ponde de poldras

PictographPicnic Altitude 2,648 ft

Parque do Torrão da Veiga - Salto

• Photo of Aiguille du Midi
    Aiguille du Midi Jan 24, 2022

Este trilho combinado entre o PR8 e as Minas da Borralha dá-nos a conhecer o melhor do planalto de Salto. A serra da Cabreira é sempre um espanto. Excelente percurso, excelentes vistas panorâmicas. Para repetir! Abraço.

João Marques Fernandes Jan 27, 2022

Obrigado, Aiguille du Midi, pelo comentário e avaliação do trilho.
    A serra da Cabreira é sempre magnifica! Grande abraço.

• Photo of _BIO_RAIA_
    _BIO_RAIA_ Apr 9, 2022

Uma caminhada espetacular pela fantástica serra da Cabreira! Este percurso está cheio de história e passa por locais belíssimos. Aconselho em absoluto que se conheça esta região! Grande abraço.

João Marques Fernandes Apr 12, 2022

Obrigado, _BIO_RAIA_, pelo comentário e avaliação do trilho.
    A serra da Cabreira é LINDA!!! Abraço!

• Photo of Victor Pinheiro
    Victor Pinheiro Jul 7, 2023

Domingo, vou fazer este percurso, depois conto como correu :)

João Marques Fernandes Jul 7, 2023

Viva, Victor Pinheiro! Já fiz este percurso há alguns anos, pelo que não sei presentemente como o mesmo se encontra. Em todo o caso, recordo-me que fiz vários atalhos a corta-mato mas a vegetação era, na altura, rasteira, pelo que foi tranquilo. Atravessamos também alguns lameiros, mas nesta altura do ano estão seguramente secos. Recordo-me particularmente de um curto troço a corta-mato, depois das Minas da Borralha, de forma a acedermos a um estradão numa cota mais elevada. Esse troço pode estar agora com mais vegetação, logo mais complicado. Assim de memória poderão ser estes os constrangimentos que encontrará, mas só no terreno terá essa confirmação. Em todo o caso, esta é uma região belíssima, onde gosto muito de caminhar. Espero que também desfrute deste trilho tanto quanto eu desfrutei, pois recordo-me de ter sido uma caminhada longa mas muito agradável! Fico a aguardar notícias. Abraço!