PR8 MCN - Trilhos de Porto carreiro ( Vila Boa de Quires )

Photo ofPR8 MCN - Trilhos de Porto carreiro ( Vila Boa de Quires ) Photo ofPR8 MCN - Trilhos de Porto carreiro ( Vila Boa de Quires ) Photo ofPR8 MCN - Trilhos de Porto carreiro ( Vila Boa de Quires )

November 11, 2023
November 2023

near Vila Boa de Quires, Porto (Portugal)

PR8 MCN. Trilhos de Porto carreiro.

Iniciamos a caminhada junto da igreja matriz de Vila boa de Quires. ( Marco de Canaveses )
O percurso desenrola-se por caminhos agrícolas e florestais.
Um percurso fácil de percorrer, sem subidas, ou descidas com grande inclinação.
Ao longo do percurso, também caminhamos por algumas estradas municipais.
É um percurso que no outono ganha outra magia devido à palete de cores, das vinhas, árvores de fruto, carvalhos, castanheiros, etc.
Um percurso onde passamos por muito pouca floresta com aucaliptos.
Almoçamos no café da aldeia de Maureles, pedimos à proprietária do café, se podíamos utilizar as cadeiras e mesas da esplanada, para almoçar e em contrapartida as bebidas e cafés eram adquiridas no café.
Muito simpática, a sra acedeu ao nosso pedido, uma mais valia para nós e para o café. O café fica junto á igreja de Maureles.
As panorâmicas para o rio Tâmega, são muito bonitas.
Uma zona que gostei particularmente, foi a parte do percurso junto á ribeira de Castro, várias quedas de água, pontes em madeira. ( Único senão desta zona, algum cheiro na ribeira, possivelmente devido à ETAR que está mais acima junto ao ribeiro. )
A ruínas das Obras do Fidalgo ou Casa Inacabada de Vila Boa de Quires, são muito interessantes.
O pelourinho de Porto carreiro, vários moinhos, pontes, casas agrícolas senhoriais.
São vários os motivos ao longo do percurso que nos prendem o olhar e despertam os sentidos.
Muitos recantos com encanto.
Penso que as melhores épocas do ano para efetuar este percurso serão o outono e a Primavera.
O percurso está sinalizado e limpo. 11/11/23

FICHA TÉCNICA DO PERCURSO

PERCURSO PRINCIPAL

PRB MCN-Trilhos de Portocarreiro

Localização e região: Região do baixo Tamegs, concelho do Marco de Canaveses, Freguesia de Vila Boa de Quires e Maureles

Ponto de partida e chegada: Largo junto à Igreja Matriz de Vila Bos de Quires (Igreja de Santo André), freguesia de Vila Boa de Quires e Maureles, concelho do Marco de Canaveses

Coordenadas GPS: N.4112 2855 W 8 12 1038

Tipo de percurso: percurso circular de pequena rota.

Distância: o percurso, na sua totalidade, perfaz a distância, aproximada, de 14,5 km

Desníveis acumulados: 882 m

Altitude máxima: 301m

Altitude mínima: 85m

Duração: cerca de 5h

Grau de dificuldade: Ill-médio

Época aconselhada: Todo o ano

Obras do Fidalgo ou Casa Inacabada de Vila Boa de Quires Imóvel de Interesse Pobilico

Obra inacabada, do séc. XVIII, ao estilo barroco, ciclo rococó, trata-se do melhor exemplo concelhio deste estilo arquitectónico. O granito de excelente qualidade, permitiu aos canteiros um trabalho notável baseado em volutas, folhas de acanto estilizadas, vieiras e outros elementos decorativos.

A frontaria, com sessenta metros de comprimento, desenvolve-se, nos seus dois pisos, numa aparente simetria, concentrando no módulo central a maior exuberância decorativa.

Apontam-se diferentes motivos para a interrupção da construção deste palacete: morte do arquitecto, de suposta nacionalidade espanhola ou, muito provavelmente, a falta de verbas para tão arrojado empreendimento.

lutem entre si, até que um fique vencedor dos outros três... Esse será o mais valente e o mais forte. E esse será também o que me conquistará!
O mais velho dos quatro baixou a cabeça. Parecia vergado por um peso enorme. Talvez o peso da própria consciência.
— Senhora, o que pedis é realmente terrível!... Assim se destruirá para sempre a amizade dos quatro irmãos... Uma amizade que vale como exemplo, Senhora!
A resposta dela foi cruel, mas excitante:
— Eu só poderei pertencer a um de vós… e não aos quatro! Não pensais assim?
O homem hesitou ainda, antes de falar. Por fim, as palavras saíram em voz soturna:
— Pois será satisfeito o vosso desejo, senhora... Vou à procura dos meus irmãos!
Mas logo a jovem formosa, intencionalmente aproximou-se dele e apontou para bem perto.
— Não vos canseis... Eles já estão à vossa espera, lá em baixo...

Foi um encontro brutal. Os quatro irmãos (antigamente tão amigos e unidos, como outros não havia) olhavam-se agora cheios de rancor.
Pela primeira vez nascera o ódio entre eles. Um teria de matar os outros, para mostrar que era o mais forte e o mais valente. E conquistar aquela mulher estranhamente bela, que os olhava lá de cima, como que envolta numa auréola de luz. De luz ou de fogo?...
A luta começou. Luta de vida ou de morte. De qualquer modo, luta de tragédia, entre quatro irmãos que até bem pouco antes eram exemplo de compreensão e lealdade!
O mais velho foi afinal o primeiro a sucumbir... Depois outro... E logo outro... Por prodígio, aquele que conseguira resistir até ao fim era o mais novo. Mas também pouco lhe restava de vida. Ele bem o compreendeu, ao olhar os corpos dos irmãos caídos por terra.
E então, sem voltar a olhar sequer lá para o cimo, onde estava a mulher desejada, começou a arrastar-se, com as poucas forças que lhe restavam, a caminho da igrejinha que ficava próximo dali...
Foi desse modo que lá conseguiu chegar. Esvaindo-se em sangue. Morrendo aos poucos.
Quis levantar-se, mas caiu nos braços do prior.
— Padre, meu bom padre… ajudai-me!
O sacerdote impressionou-se.
— Meus Deus! Nesse estado… Mas que aconteceu?
Em voz agonizante, mal se ouvindo por vezes, o pobre rapaz, único sobrevivente dos quatro irmãos, contou a sua história triste. Triste e dolorosa.
O padre benzeu-se rapidamente e benzeu o moribundo.
— Meu pobre filho... Tu e os teus irmãos foram certamente enganados pelo Demónio, na figura de uma mulher perversa...
E suspirando, de olhos erguidos ao céu:
— Meus Deus, fazei que ao menos se possam salvar as suas almas!
Com muito custo, o sacerdote conseguiu levar o rapaz agonizante ao local onde se desenrolara a terrível e singular batalha. Mas, chegados aí o jovem não resistiu mais. Tombou também para sempre, ao lado dos outros. De novo estavam juntos, os quatro irmãos!
Lá os enterrou, o bom sacerdote, colocando-os lado a lado, e rezando-lhes as últimas orações, para que as almas não se perdessem.
E fosse pelo que fosse, a verdade é que sobre a campa de cada um dos quatro irmãos surgiu, mais tarde, um penedo, que passou a marcar para o futuro a triste sepultura…
E a povoação que depois se ergueu nesse mesmo local ficou a denominar-se a Terra dos Quatro Irmãos. E, mais modernamente, apenas Quatro Irmãos.

Fonte Biblio MARQUES, Gentil Lendas de Portugal

Rebanho de ovelhas

PictographFountain Altitude 743 ft

Obras do Fidalgo ou Casa Inacabada de Vila Boa de

PictographReligious site Altitude 944 ft

Campa dos quatro irmãos

Vinhas

Panorâmica do rio Tâmega

Área de lazer da ribeira

PictographWaterfall Altitude 422 ft

Queda d'água

PictographWaterfall Altitude 434 ft

PictographWaterfall Altitude 435 ft

Talvez a parte mais difícil do percurso, este pequeno trecho junto á ribeira, existem uns cadeados, para ajudarem a subir, pois a rocha molhada é escorregadia. Mas para quem estiver minimamente em forma é muito fácil.

MCT café local para almoçar. Em Maureles

PictographRuins Altitude 663 ft

PictographReligious site Altitude 669 ft

Capela da sra do Pilar

Moinho

Rebanho de cabras e a pastora

Vinhas

PictographReligious site Altitude 853 ft

Local religioso

• Photo of Sónia Sampaio
    Sónia Sampaio Nov 12, 2023

Trilho fantástico para percorrer no Outono.

• Jose Rodrigues Sampaio Mar 31, 2024

Trilho Top

• Photo of druidadogeres
    druidadogeres May 8, 2024

Excelente percurso por um local que não conhecia.