PR8 ACN - Nascente do Rio Alviela (Alcanena)

Photo ofPR8 ACN - Nascente do Rio Alviela (Alcanena) Photo ofPR8 ACN - Nascente do Rio Alviela (Alcanena) Photo ofPR8 ACN - Nascente do Rio Alviela (Alcanena)

October 21, 2022
April 2022

•   5 2 Reviews

near Amiães de Baixo, Santarém (Portugal)

Percurso circular e devidamente marcado, este percurso decorre, maioritariamente, junto à margem do Rio Alviela, pretende demonstrar a importância deste recurso, quer para a região, quer para o abastecimento de águas às populações.
O percurso inicia-se na Praia Fluvial dos Olhos de Água, mesmo junto à nascente do rio Alviela e segue junto ao Aqueduto do Alviela. Passa pela Ponte da Pedra até à zona do Vigário e chega à Ponte da Ferreira, locais que são apreciados pelo seu enquadramento com o rio. Aqui, podemos encontrar o ramal pertencente à Rota da Arcada (PR9). O trilho regressa do outro lado do rio até ao Miradouro de Raposeira e segue caminho junto aos campos de cultivo, que se prolongam por várias colinas. Por fim, seguindo o restante traçado, chegamos de novo ao ponto de partida.

Pontos de Interesse
- Nascente do Rio Alviela;
- Poço Escuro;
- Centro Ciência Viva do Alviela

Nota: Fiz o percurso no sentido contrario ao aconselhável com o intuito de começar primeiro pelas nascentes e grutas, para ver as mesmas temos de sair do percurso marcado e para regressar ao mesmo temos de voltar um bom bocado para trás... para não o fazer apanhei um trilho que muitas pessoas devem passar para cortar caminho e entrar de novo no percurso marcado (atenção poderá estar tapado com vegetação... se tiver aconselho voltar mesmo para trás e apanhar o caminho original). Não fiz o percurso completo pelo motivo de ainda querer passar pelo Centro Ciência Viva do Alviela e aproveitar o resto do dia na Praia Fluvial dos Olhos D’Água, por isso quando cheguei à estrada 365 em vez de ir em frente cortei para o lado direito e apanhei a ciclovia que vai dar à continuação do mesmo (percurso).

Fizeste este percurso através desta rota ou através da pesquisa da mesma? Achas que o mesmo deve aparecer nos primeiros ao ser pesquisado? Então não te esqueças de comentar e fazer a avaliação, desta forma estás a ajudar outros utilizadores a chegar aqui facilmente e a usufruir deste percurso de futuro com uma maior confiança.