PR7SMP - Trilho Santa Marta

March 7, 2024
March 2024

near Santa Marta de Penaguião, Vila Real (Portugal)

O Trilho de Santa Marta é um percurso pedestre de Pequena Rota (PR). Iniciado bem no centro da Vila junto ao monumento de homenagem ao homem da vinha, este trilho proporciona-nos das mais belas paisagens das vinhas. O património cultural, histórico, religioso e vinícola são uma constante neste percurso. Ainda dentro da sede de concelho vamos descobrir a Capela da Padroeira da Região Demarcada do Douro, Santa Marta, um templo simples mas de elevada importância devido à sua Padroeira. O trilho conduz-nos por alguns caminhos mais estreitos, fazendo lembrar os caminhos outrora usados pelos homens para transportar as uvas desde as terras mais altas ou pelos profundos vales para o lugar de Santa Marta. Quando se chega à Capela de Santa Ana, em Sanhoane, faz-se uma pausa para observar a paisagem, que se estende do Douro ao Corgo, entre os dourados dos outonos, ou os verdes da primavera. Ao descer a Sanhoane as casas históricas, brasonadas encaminham-nos para mais um caminho apertado que nos conduz até Bom Viver. Até aqui já passámos 3 ou 4 quintas, onde podemos parar e provar o bom vinho que nesta zona se produz.
As videiras são ao longo deste trilho uma companhia.