PR7 (VZL) – Percurso das Poldras (novo traçado)

Photo ofPR7 (VZL) – Percurso das Poldras (novo traçado) Photo ofPR7 (VZL) – Percurso das Poldras (novo traçado) Photo ofPR7 (VZL) – Percurso das Poldras (novo traçado)

July 7, 2020
July 2020

near Fataunços, Viseu (Portugal)

Viewed 2088 times, downloaded 90 times

>> NOVO TRAÇADO DO PERCURSO DAS POLDRAS <<

No dia em que preparamos este PR (final de junho/2020), a informação que constava na página eletrónica da Câmara de Vouzela (folheto e ficheiro GPX), referiam-se ao traçado que vigorava antes desta alteração que até esta data ainda não fora anunciada. Também o painel informativo que na data da realização deste PR7 (4/julho) ainda se encontra no local anunciando o seu início na Praça de São Carlos, mantém o traçado antigo, não existindo aí qualquer alerta para a alteração (quase radical) do perfil desta rota.

Todos nós sabemos que sendo um percurso em laço, pode ser iniciado em qualquer ponto do traçado, pelo que quando é assim, fica por nossa conta e risco quando se principia em local diferente do ponto designado por oficial, esperando-se aqui que no mínimo a informação no painel esteja devidamente atualizada pelos respetivos promotores da rota.

E foi assim que começamos este pequeno percurso, em dia de bastante calor, mas com a esperança de que as anunciadas sombras e locais refrescantes deste trilho nos aliviassem o “sofrimento”, o que veio a acontecer na maior parte do traçado, mas o que não contávamos era com as novas marcações que nos desviavam bastante da rota em algumas zonas do traçado primitivo e que nos deixavam sérias dúvidas de que estaríamos a realizar este PR7.

Nunca fizemos o anterior trilho das Poldras que conhecíamos apenas pelas imagens e comentários de alguns caminheiros e as opiniões de quem já o realizou não deixavam boas memórias do extenso troço da desactivada linha do Vouga, que agora neste novo traçado é praticamente eliminado, facto que constatamos quando, chegados ao entroncamento do antigo traçado da linha do Vouga, verificamos pela sinalética vertical e repintagem das marcas de PR antigas (caminho errado com troca por caminho certo), pois aqui saímos logo pela direita em direção à pequena floresta de carvalhos, assim que percorremos poucos metros no referido troço da linha. Foi pois neste ponto que tomamos consciência de que este era efetivamente um novo traçado (ainda não oficialmente anunciado) do Percurso das Poldras.

Com a eliminação daquele e de outros pontos da rota, foram também acrescentadas novas vias que percorrem caminhos tradicionais, que em geral nos agradaram, e outros caminhos menos simpáticos que decorrem por asfalto e, na zona onde se encontra a Lagareta, por um estradão que bordeja uma zona de eucaliptal e alguma giesta, faltando apenas as acácias para o tornar mais desolador (felizmente é um troço pouco extenso).

Em resumo, nota positiva para este novo traçado do Percurso das Poldras que classificamos de grau de dificuldade moderado baixo, apesar do incidente que a desatualização do painel principal provocou no inicio, estando o trilho muito bem marcado, quer por sinalização vertical nos pontos de mudança de rota, quer pelas pinturas de pequena rota que ainda cheiravam a tinta fresca, sendo perfeitamente visíveis ao longo de todo o percurso.

PictographDoor Altitude 1,019 ft

Arquitetura Beirã de Bandavises

Ditos populares

Poldras

Cruzamento com a antiga Linha do Vouga (saida imediata do ramal pela direita)

PictographInformation point Altitude 1,019 ft
Photo ofPlaca de percurso (saida para Figueiredo das Donas) Photo ofPlaca de percurso (saida para Figueiredo das Donas) Photo ofPlaca de percurso (saida para Figueiredo das Donas)

Placa de percurso (saida para Figueiredo das Donas)

PictographInformation point Altitude 1,149 ft

Recomendo.

• Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Nov 30, 2020

Muito bom, este percurso!
    Excelente para ser realizado numa manhã.
    Sobretudo ainda no outono, de forma a desfrutar das singulares cores desta época.
    Obrigado, Ulisses, pela partilha e descrição / informação. Muito útil!
    Abraço e continuação de excelentes caminhadas!!

Ulisses Silva Dec 1, 2020

Caro João Marques Fernandes, obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. O gosto está em compartilhar percursos e experiências vividas.
    Boas caminhadas.

• Gabriela Figo Sep 26, 2021

Muito bem sinalizado

Ulisses Silva Sep 26, 2021

Obrigado pela avaliação e bons trilhos.

• Photo of Os Pés do Caminho
    Os Pés do Caminho Nov 13, 2021

Magnífica caminhada. Atenção à travessia do açude se a ribeira tiver muita água. Estão a fazer uma ponte neste local que ajudará muito. Quanto ao mais esta nova versão do percurso está muito boa e mais curta.

Ulisses Silva Nov 13, 2021

Obrigado pela avaliação e ao alerta para a situação do açude das Fidalgas. Boas e seguras caminhadas.

• MarianaCasola Jun 16, 2022

Muito pitoresca a passagem pelas aldeias, aliada a natureza profunda e alguns canais de água.
    Tivemos dificuldade em perceber qual o percurso na zona da Lagareta, mas solucinou-se.
    P.S.- Infelizmente, não completámos todo o percurso (final na Ponte Pedrinha).

Ulisses Silva Jun 17, 2022

Cara MarianaCasola, lamento que não tenha concluído esta bonita rota e obrigado pela avaliação. Bons trilhos.