PR7: Trilho do Castro das Caldas (alterado)

Photo ofPR7: Trilho do Castro das Caldas (alterado) Photo ofPR7: Trilho do Castro das Caldas (alterado) Photo ofPR7: Trilho do Castro das Caldas (alterado)

June 8, 2023
June 2023

near Sampaio, Braga (Portugal)

As falhas nas marcações, nomeadamente um pouco antes de atravessar a Autoestrada e na interseção com o PR1 e PR6 (com os quais partilha uma parte do percurso), levaram-nos a alterar o percurso original.

Iniciamos na reta de Sequeira, subindo logo de seguida em direção ao Monte das Caldas, lugar de diversas histórias e lendas. A partir deste local temos vistas panorâmicas fantásticas.
No Monte das Caldas existiu um castro da Idade do Ferro, onde as populações indígenas tiravam partido dos seus 300 m de altitude e de uma panorâmica a 360º para se defenderem e controlarem toda a envolvente. Este monte é, pois, o mote ideal para uma caminhada em torno dessa mesma envolvente, percorrendo as extensas áreas de cultivo da Veiga de Sequeira e do Vale do Labriosque, Há também a oportunidade de visitar os lugares mais tradicionais de Tadim, Sequeira, Vilaça e Cabreiros, calcorreando caminhos antigos.