PR7 Torres Vedras Rota das Quintas

June 18, 2017
September 2016

near Carmões, Lisboa (Portugal)

Este é um percurso que fizemos já cinco vezes, em 2015, 2016, 2019, 2020 e 2021. O trilho foi registado em 2016, as fotos são de 2015. Em todos os anos fomos entre meados de Agosto e meados de Setembro, altura ideal para uma actividade predilecta do caminheiro: a recolecção.

Colhemos maçãs, pêras, marmelos, nozes, amoras e figos de árvores que encontramos no caminho, sem entrar em terrenos vedados, claro, e os vindimadores ofereceram-nos uvas e maçãs, até não podermos carregar mais. A última foto mostra parte da colheita em 2015... que propiciou a feitura de várias compotas!

Partindo junto da imponente igreja de Carmões, onde é fácil estacionar a viatura, o trilho leva-nos sempre pelo meio de vinhas pelo Braçal e a seguir, por caminhos com belas vistas, até ao Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, um local aprazível para contemplar toda a idílica paisagem envolvente. Depois seguimos por Maceira e Alfeiria. As magníficas vistas acompanham-nos, a serra de Montejunto a fechar um cenário feito de campos e vinhas que já começam a mudar de cor. Passamos as Carreiras, Carrasqueira, Corujeira e estamos de novo na Junta de freguesia, ao lado da Igreja de São Domingos de Carmões.
A aldeia terá tido como orago S. Domingos, padroeiro dos oradores e fundador da Ordem dos Pregadores Dominicanos, que aqui se juntariam com frequência fazendo preces (clamores). Esta terá sido a origem do topónimo, São Domingos de Carmões.
Uma última referência para a Adega Cooperativa de Dois Portos, ali perto, onde se vende um vinho excelente a muito bom preço: O Monte Judeu tinto que já foi premiado em várias edições. Mesmo sendo fim de semana, pode encontrá-la aberta das 9:00 às 13:00 de Sábado...

Notas acresentadas após a edição de 2021:

1 - Um pouco antes do Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, e em vez do arco em sentido horário que o percurso registado descreve, as indicações no terreno mandam-nos virar à direita, descrevendo o percurso agora um arco em sentido anti-horádio. O trilho segue pelo meio do eucaliptal / pinheiral e é bem mais interessante, e leva-nos a visitar a Fonte de Nossa Senhora dos Milagres que, tal como a igreja e as casa anexas, foi recuperada e caiadinha de branco imaculado!
2 - O Santuário está agora aberto aos Domingos, das 14:00 às 16:00.
3 - Em Alfeiria, frente à Sociedade Recreativa, há um lavadouro coberto e protegido, sem vento, sol ou chuva, e até umas velhas cadeiras.
4 - Uns 100 metros abaixo do Waypoint "Local adequado para o picnic", seguindo fora do percurso pela estrada municipal, encontra-se à direita um lavadouro que pode servir de abrigo do vento ou chuva, e que tem wc a funcionar.

x - x - x

PR10 Torres Vedras Rota da Água
PR11 Torres Vedras Rota do Morango
PR12 Torres Vedras Rota do Pão e do Barro

Localização dos percursos no mapa:

mapa © Garmin MapSource

PictographFountain Altitude 661 ft

Lavadouro - sombra e água

PictographPicnic Altitude 698 ft

Local adequado para o picnic

Local para picnic

Vistas para Montejunto

• Photo of Barbarasilva77
    Barbarasilva77 Aug 15, 2020

Interessante

• Photo of papaleguas
    papaleguas Aug 15, 2020

Obrigado, Barbara, é uma Rota que normalmente fazemos em Setembro - menos sol e muito para recolectar, nomeadamente para compotas!