PR7 Sever do Vouga Trilho de Agualva

Photo ofPR7 Sever do Vouga Trilho de Agualva Photo ofPR7 Sever do Vouga Trilho de Agualva Photo ofPR7 Sever do Vouga Trilho de Agualva

February 1, 2020
February 2020

near Couto de Baixo, Aveiro (Portugal)

Tinha realizado este PR7 à cerca de um mês, agora e após a chuva dos últimos dias, o percurso ainda se encontrava mais fabuloso, é um percurso que deve ser realizado em épocas de chuva. No entanto e como tinha almoço marcado na aldeia de Couto de Baixo iniciei o percurso nesta aldeia.
Assim, com saída de Couto de baixo, subimos pela estrada de alcatrão até chegar a Couto de Cima, junto ao largo da Igreja, onde se encontra o painel informativo e também, local onde iniciam dois outros PR do concelho de Sever do Vouga, aqui viramos à direita e seguimos na estrada de alcatrão.
O percurso segue pela estrada de alcatrão, mais à frente viramos à direita e iniciamos a descida na direção do Rio Lordelo, também muito conhecido pelos amantes do Canyoning, ao chegarmos ao Rio o primeiro ponto de interesse, nesta altura o Rio tem bastante água o que faz deste local bastante interessante, atravessamos o rio pela ponte existente e seguimos agora por trilho a subir por entre terrenos agrícolas, até à povoação de Lourizela, não chegamos a entrar na aldeia, viramos à esquerda e subimos para a floresta, mais acima tentamos visitar a conhecida cascata do Rio Lordelo, mas o caminho vai dar a uma propriedade privada onde não podemos passar.
Voltamos e continuamos as marcações do PR, agora por caminho de floresta chegamos novamente ao Rio junto aos terrenos agrícolas, atravessamos o pontão e seguimos para a aldeia de Parada, após visita às duas Capelas da aldeia e percorrer as ruas desta povoação, entramos e seguimos pela estrada de alcatrão, mais à frente, deixamos a estrada, viramos à direita e entramos junto a uma levada, agora e durante cerca de 1km seguimos junto à levada, até entrarmos novamente na estrada.
Ao chegarmos à estrada seguimos no alcatrão até à aldeia de Lourizela, nesta aldeia e após percorrer as ruas da povoação, descemos na direção da barragem, no final da aldeia seguimos as marcações e viramos à direita, primeiro por alcatrão e depois por caminho agrícola, sempre a descer, chegamos à estrada de alcatrão que segue para a barragem.
Aqui, viramos à direita e seguimos para a margem da Barragem de Ribeiradio.
A partir daqui o trilho segue junto à margem, um caminho com bastante beleza, passamos na ponte com a cascata com bastante água, esta é sem dúvida a melhor parte do percurso, o caminho continua sempre à margem da Barragem até que, mais à frente, viramos à direita e subimos na direção da aldeia de Couto de Baixo, esta subida é dura, muito acentuada mas é curta, a meio da subida viramos à direita e por caminho agrícola chegamos a Couto de Baixo onde iniciamos este percurso.
O percurso está devidamente marcado, na saída da povoação de Lourizela as marcações podem enganar, mas no cômputo geral é um PR fácil e com alguns pontos de interesse.

• Photo of Claustrilhos
    Claustrilhos Oct 13, 2021

Trilho bastante agradável, muita sombra, bonitas paisagens

• Photo of ruão
    ruão Dec 20, 2021

Trilho muito bonito em especial junto ao rio. Mas tem uma ponte que não é para todos, pois não tem nenhuma proteção!

• Photo of geocirema
    geocirema Sep 19, 2022

VIva. Fiz este trilho neste sábado passado.
    Muito interessante, dos melhores que já fiz (entre largas dezenas por Arouca, Castelo de Paiva, Vale de Cambra, Albergaria a Velha e Sever do Vouga). Tem uma diversidade de tipologia de percurso (campo, pinhal, estradão, asfalto) e o rio, as pontes e a levada, são mais valias.
    O rio Lordelo (Arões ou Amarela) estava um pouqinho retemperado pelas últimas chuvas mas certamente que com mais caudal será ainda mais interessante, nomeadamente na cascata junto à entrada na albufeira.
    O trilho no geral está bem limpo e marcado.
    O pontão em betão armado que atravessa o rio antes de chegar à aldeia de Parada, oferece algum perigo para quem tiver vertigens. Deveria ter protecções laterais.
    Junto à levada há um ou outro troço quase sem espaço para por o pé. Algumas placas já carecem de manutenção.
    NO geral, todavia, é um excelente percurso, com muita sombra, e que se pode fazer igualmente em tempo fora do Verão.
    O próximo apercorrer será para breve, talvez o PR6 Trilho dos Amiais. Do PR10 Trilho do Gresso, que também tenho intenções de realizar, tenho lido comentários de que estará em más condições de limpeza e manutenção, sobretudo na zona envolvente ao passadiço.