PR7 Sever do Vouga 'Trilho da Agualva' Atualizado

Photo ofPR7 Sever do Vouga 'Trilho da Agualva' Atualizado Photo ofPR7 Sever do Vouga 'Trilho da Agualva' Atualizado Photo ofPR7 Sever do Vouga 'Trilho da Agualva' Atualizado

January 12, 2020
January 2020

near Couto de Baixo, Aveiro (Portugal)

Uma agradável surpresa este PR7 Trilho da Agualva, pertencente ao concelho de Sever do Vouga, após ter sido reformulado e remarcado derivado à construção da Barragem de Ribeiradio, assim, decidi ir reconhecer este PR uma vez que pretendo realizar este percurso no próximo dia 1 de fevereiro.
Iniciei na aldeia de Couto de Cima, local onde se encontra o painel informativo e também, local onde iniciam dois outros PR do concelho de Sever do Vouga, inicialmente o percurso segue pela estrada de alcatrão, mais à frente viramos à direita e iniciamos a descida na direção do Rio Lordelo, também muito conhecido pelos amantes do Canyoning, ao chegarmos ao Rio o primeiro ponto de interesse, pois nesta altura o Rio tem bastante água o que faz deste local bastante interessante, atravessamos o rio pela ponte existente e seguimos agora por trilho a subir por entre terrenos agrícolas, até à povoação de Lourizela, não chegamos a entrar na aldeia, viramos à esquerda e subimos para a floresta, mais acima tentamos visitar a conhecida cascata do Rio Lordelo, mas as duas tentativas que fizemos não tiveram sucesso, uma chegamos a uma propriedade privada que não podemos passar, a outra, mais acima, o trilho até à cascata não é acessível, assim voltamos e continuamos as marcações do PR, agora por caminho de floresta chegamos novamente ao Rio junto aos terrenos agrícolas, atravessamos o pontão e seguimos para a aldeia de Parada, após visita à capela local e percorrer as ruas desta povoação, entramos e seguimos pela estrada de alcatrão, mais à frente, deixamos a estrada, viramos à direita e entramos junto a uma levada, agora e durante cerca de 1km seguimos junto à levada, até entramos novamente na estrada.
Ao chegarmos à estrada seguimos no alcatrão até à aldeia de Lourizela, nesta aldeia e após percorrer as ruas da povoação, descemos na direção da barragem, mas no final da aldeia as marcações estão um pouco confusas, nós optamos por seguir no alcatrão na estrada principal, mais à frente viramos à direita e ainda por caminho em alcatrão, descemos para a barragem, depois deixamos o alcatrão viramos à direita e tentamos seguir no caminho florestal até à barragem, no entanto o caminho mais à frente está obstruído, assim tivemos que improvisar e seguir por entre o pinhal, embora de fácil progressão não tem qualquer trilho definido, mais abaixo chegamos novamente à estrada e já na margem da Barragem de Ribeiradio.
A partir daqui o trilho segue junto à margem, um caminho com bastante beleza, passamos na ponte com a cascata com bastante água, esta é sem dúvida a melhor parte do percurso, o caminho continua sempre à margem da Barragem até que, mais à frente, viramos à direita e subimos na direção da aldeia de Couto de Baixo, esta subida é dura, muito acentuada mas é curta, a partir da aldeia de Couto de Baixo o restante caminho até Couto de Cima faz-se pelo alcatrão.
O percurso está devidamente marcado, na saída da povoação de Lourizela as marcações podem enganar, mas no cômputo geral é um PR fácil e com alguns pontos de interesse.

• Photo of Jorge Amorim Santos
    Jorge Amorim Santos May 16, 2021

Trilho bem marcado, fácil de seguir. As paisagens são muito bonitas, apesar de ter realizado esta caminhada sempre à chuva. Alguns troços do trilho poderiam estar mais limpos e desimpedidos (alerta para quem tem esta responsabilidade), no entanto, regra geral, consegue-se fazer bem esta caminhada. Surpreendeu-me pela positiva, aconselho.

• Photo of SoLuna_
    SoLuna_ May 25, 2021

Seguir o caminho da água :) foi efetivamente uma ótima surpresa com cenários maravilhosos.

• Photo of Sandra P 2
    Sandra P 2 Mar 11, 2022

Maravilhoso!
    Um percurso encantador de extrema beleza!
    Aqui.... Poderia dizer! Que a perfeição existe!!!!!!