PR7-Nas Escarpas da Mizarela

6 hours one minute
May 29, 2016
May 2016

near Merujal, Aveiro (Portugal)

A Frecha da Mizarela é daquelas cascatas que, para se ver em toda a sua extensão, desde o local em que as águas vencem a fratura da montanha e se despenham de grande altura até à lagoa que convida ao mergulho e sentir toda a sua força, não podemos simplesmente contempla-la dos miradouros, quer dos lugares da Mizarela ou da Castanheira. Ainda mais, depois de uma noite e madrugada de dilúvio por toda a serra da Freita, que despertou os vários ribeiros que alimentam o Caima.

Também as várias quedas da cascata da Ribeira da Castanheira, que ladeamos num momento do percurso e, mais acima, atravessamos por um pequeno passadiço, apesar de não ser tão falada, é igualmente interessante.

Confirma-se o sentimento geral de quem já realizou este percurso. É efetivamente muito bonito. Só que, em regra, estes trilhos também costumam ser os mais exigentes, e este não foi exceção, agravado pela chuva da véspera e alguns chuviscos que nos apanharam a meio da descida para a aldeia da Ribeira, pelo que, a técnica mais usada nas zonas de maior desnível foi “travar com o motor”, entenda-se, ajuda com as nádegas.

Consideramos o grau de dificuldade moderado-alto, apenas porque, neste tipo de terreno e com piso molhado, as descidas e também as subidas são mais complicadas e devem ser feitas com mais cuidado.

Pontos de interesse:
- As paisagens, em toda a envolvente do vale;
- As cascatas da Mizarela e da Ribeira da Castanheira;
- As zonas de escarpa do lado da Ribeira de Cabaços, antes da parede usada para escola de escalada.

Pontos menos positivos:
- O abandono e sinais de vandalismo na aldeia da Ribeira, em algumas casas e moinhos de água.
- A informação, não confirmada, de que pretendem fazer passadiços na zona da escarpa da Mizarela (esperemos que não passe de um boato).

PictographDoor Altitude 2,924 ft

Pormenor da paisagem.

PictographBridge Altitude 2,078 ft

Passadiço sobre o Caima.

Cascata da Ribeira da Castanheira

PictographBridge Altitude 2,558 ft

Photo ofVistas para Ria de Aveiro, Estação Meteorológica e Castanheira (Casa das Pedras Parideiras) Photo ofVistas para Ria de Aveiro, Estação Meteorológica e Castanheira (Casa das Pedras Parideiras) Photo ofVistas para Ria de Aveiro, Estação Meteorológica e Castanheira (Casa das Pedras Parideiras)

PictographBridge Altitude 2,927 ft

PictographMooring point Altitude 2,885 ft

Alguém estava à nossa espera à chegada.

• j.c.silva Jun 18, 2016

Duração trilho 4H

• Sarnouts Jul 9, 2016

Superb route with very nice views.
    Some parts of the track are rather steep (descent & climb) but the scenery is worth the effort if you have a basic condition.

eu.josepinho May 18, 2017

:-)

• Photo of mara_ft
    mara_ft Jun 25, 2017

Excelente

• Ricardo.Rocha Sep 18, 2018

Percurso muito bem assinalado. Bastante interessante, fisicamente exigente, mas parece-me pouco adequado a crianças pequenas.

• Photo of HuguesAlmeida
    HuguesAlmeida Nov 2, 2018

Percurso muito bom

• hugo paiva Jan 15, 2019

Mt boa caminhada.

• Photo of Mariana Santos
    Mariana Santos May 14, 2019

Espetacular. Sem dúvida dos melhores percursos que já fiz. Fizemos com um grupo de 40 pessoas (14 aos 55/60 anos) tudo malta de desporto e correu bem. É fisicamente "puxado". É preciso muitas regras a descer , com calma e sempre com atenção. A subir é muito custoso para as pernas 😆 nada que não se faça. Passámos por uma ponte suspensa na cascata da ribeira da castanheira, de uma beleza Fenomenal mas imprópria para pessoal com vertigens 😄
    Quando pensávamos já estar a acabar, ainda faltavam uns 2km. Almoçamos no meio junto a um ribeiro depois da parede de escalada.
    A repetir 😉

eu.josepinho May 14, 2019

Sem dúvida alguma, é um trilho lindíssimo 😀 mas aconselho ponderação na vertente física e técnica...

• joana.t.santos93 Jul 31, 2019

Paisagem espetacular.

• Photo of jojneves
    jojneves Aug 24, 2019

A minha primeira experiência.
    Difícil, mas valeu a pena.

• Helena Seixas Jun 4, 2020

Muito bom.
    Paisagens lindissimas
    Para se fazer nas calmas para contemplar e saborear as Montanhas Mágicas

eu.josepinho Jun 4, 2020

• Photo of Bermuda Rover
    Bermuda Rover Nov 25, 2020

We did this trail and completed it in 5 hours and 7 minutes (including many stops to take photos and a break to eat lunch).

I have rated it as difficult due to the technical nature of the trail in certain sections. The descent can be quite tricky in places and requires care to be taken. The climb up the other side requires some effort. It is a beautiful trail, particularly for its views of the two waterfalls. It is well worth the effort necessary to complete it.

I have completed a review of this trail, along with many photos and some video clips. It can be accessed using this link - https://bermudarover.wordpress.com/2020/11/25/waterfalls-of-mizarela-and-ribeira-da-castanheira/

Ulisses Silva Nov 25, 2020

Excelente escolha de percurso caro Bermuda Rover. Obrigado pela avaliação e boas e seguras caminhadas.

• João Miguel Moreira Jan 17, 2021

Em algumas partes o trilho é difícil, especialmente no inverno por causa do gelo. E a parte da descida pode ser um bocado problemática para algumas pessoas. Está bastante bem assinalado e não tem nada que enganar. Ele não passa perto da cascata grande, mas há possibilidade de fazer um desvio até ela.

Ulisses Silva Jan 17, 2021

Caro João Moreira, obrigado pela avaliação e bons e seguros percursos.

• Photo of Os Pés do Caminho
    Os Pés do Caminho May 22, 2021

É um percurso muito difícil e exigente, mas um dos grandes percursos pedestres portugueses, como pode testemunhar quem o tenha feito. Quase sempre com a frecha da Mizarela, por onde o Caima se lança lá das alturas para vir desmaiar em verdes lagos, à vista, e embrenhados nas agrestes escarpas que a rodeiam... E de repente a surpresa de ver os olhos espraiarem-se até ao mar ou à ria de Aveiro, ou a viajar no tempo até um Portugal rural que é apenas uma memória...

Ulisses Silva Aug 18, 2021

Excelente descrição do percurso, na qual nos revemos. Obrigado pela avaliação e boas e seguras caminhadas, sempre com "Os Pés do Caminho".

• Photo of poiou
    poiou Jun 11, 2022

Muito difícil de fazer, as descidas e subidas são muito acentuadas

• ab bc Mar 5, 2024

It's a must see kind of trail, very beautiful and very well designed.
    As others mentioned it's a technical trail, but i have to say that after i prepared physically and mentally for it my biggest problem was that i couldn't advance 20m without stopping to take another gorgeous pic.
    So i recommend to have plenty of spare time to enjoy this trail to it's fullest.

Thank you for sharing

Ulisses Silva Mar 5, 2024

This is a superb route, even beter in spring season. Thanks “ab bc” for the review and I’m glad you enjoyed.