PR7 MDB - CAMINHOS DA SENHORA DA GRAÇA (ERMELO - SR.ª DA GRAÇA)

Photo ofPR7 MDB - CAMINHOS DA SENHORA DA GRAÇA (ERMELO - SR.ª DA GRAÇA) Photo ofPR7 MDB - CAMINHOS DA SENHORA DA GRAÇA (ERMELO - SR.ª DA GRAÇA) Photo ofPR7 MDB - CAMINHOS DA SENHORA DA GRAÇA (ERMELO - SR.ª DA GRAÇA)

August 13, 2018
August 2018

near Ermelo, Vila Real (Portugal)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

O PR7 Caminhos da Srª da Graça (Ermelo-Srª da Graça) é um percurso linear, com aproximadamente 13 km de extensão que dá a conhecer as magníficas paisagens do Parque Natural do Alvão e as imponentes panorâmicas do Alto do Monte Farinha.

Os mais arrojados poderão realizar o percurso PR7 E PR4 CAMINHOS DA SENHORA DA GRAÇA EM CIRCULO que, com inicio e fim na Capela do Fojo, une os referidos Caminhos da Srª da Graça, PR7 (Ermelo - Srª da Graça) e PR4 (Srª da Graça - Bilhó), continuando por Pioledo e Varzigueto onde intersecta o PR3 Fisgas de Ermelo até ao ponte de partida, tornando-o circular.

Mapa PR7 Caminhos da Srª da Graça (Ermelo - Srª da Graça)

O percurso inicia-se na aldeia de Ermelo junto à Igreja Paroquial, segue pela rua principal e, um pouco à frente vira-se à esquerda e desce-se em direção à Ponte da Abelheira que atravessa o rio Olo. Inicia-se depois uma subida em direção à Casa Florestal do Fojo. Neste ponto, poder-se-á fazer um pequeno desvio à direita até ao Miradouro das Fisgas de Ermelo e observar uma das mais belas cascatas de água do país. Depois de passar pela Capela do Fojo vira à direita em direção à aldeia de Covas.

Ao chegar à aldeia atravessa uma pequena ponte sobre o rio Cabrão e vira à esquerda continuando o percurso ao longo de um caminho florestal no sopé de um monte denominado “Nabiça”.

Ao chegar às “Mestras” atravessa o rio Cabril e segue pelo PR2 MDB - Levada de Piscaredo ao longo de cerca de 250 metros, saindo deste percurso e subindo em direção a Vilar de Ferreiros. Junto ao edifício da Junta de Freguesia vira à direita e segue em direção à Igreja Matriz de Vilar de Ferreiros, daqui sobe em direção à estrada municipal 1191-1, atravessa-a e começa a subir até ao Alto do Monte Farinha e Santuário de Nossa Senhora da Graça. Grande parte deste percurso é feito num caminho de perfil irregular, por vezes sinuoso, pavimentado com lajes de granito.

No topo do Monte Farinha eleva-se o Santuário da Senhora da Graça, que é, provavelmente, o terceiro templo de culto a ser construído naquele local. Existem documentos históricos que referem que as obras de reedificação foram autorizadas em 1747 e que já estariam concluídas em 1758, embora exista no seu interior uma pedra lavrada que refere a data de 1775.

É o mais bonito, o mais importante e o mais espectacular Santuário Mariano de todo o Trás-os-montes. Um lugar de encanto, de eleição e de grande importância religiosa para os habitantes da Região. Este Monte e o seu Santuário são o ex-libris e o cartão de visita de Mondim de Basto.

O monumento é todo de granito da região, de planta composta por torre sineira quadrangular, nave única octogonal e capela-mor e sacristia rectangulares, em eixo. O grupo arquitectónico do Santuário é formado pelo Santuário, sacristia e torre sineira. Junto ao Santuário existe uma casa de artigos religiosos. Nesse mesmo espaço funcionou durante muitos anos uma casa de apoio, com quartos e cozinha onde os romeiros pernoitavam e faziam as suas refeições. Também os mesários e padres utilizavam estas instalações porque era de tradição irem de véspera para as festas. Este espaço era também utilizado para fazer casamentos e para outros eventos de carácter social. Em 1936 foi destruído por um incêndio durante o arraial de Santiago e, mais tarde, reconstruído pelo Comendador Alfredo Álvares de Carvalho Pinto Coelho. À sua volta existe um adro, um conjunto de muros e escadórios e uma praceta para a celebração de missas campais. Tem uma residência onde vive o ermitão, zelador de todo o Santuário.

Santuário da Senhora da Graça

ERMELO
Ermelo é um território com ocupação muito antiga, situado no quadrante Sudeste do concelho de Mondim de Basto. A autonomia de Ermelo remonta aos alvores da nacionalidade, quando o Rei D. Sancho I, em 1196, contemplou os seus moradores com uma carta de aforamento, regulamentando os seus direitos e deveres. Em 1514, D. Manuel I contemplou a vila e concelho, com um foral novo, document de grande valor histórico e artístico, lepas iluminuras que contempla. Nesta altura, Ermelo era o centro de um extenso município, que abarcava mais de ¾ do território do actual concelho de Mondim de Basto, englobando, ainda, a freguesia de Lamas de Olo. Aliás, esse território ainda seria mais ampliado, entre 1836 e 1856, com a inclusão das freguesias de Campeã, Quintã e Vila Cova, todos concelhos de Vila Real. Em 1856, durante as reformas liberais, o concelho de Ermelo foi extinto, sendo as suas freguesias integradas nos concelhos de Mondim de Basto e de Vila Real.

Como se vê, o concelho de Ermelo englobou um enorme território, predominantemente montanhoso, em plena serra do Alvão. Devido a essa circunstância, a exploração dos recursos naturais assumiu, desde sempre, papel decisivo para a sobrevivência das suas populações.

A caça grossa, que abundava em toda a serra, a exploração das louseiras, da área de pardelhas e das minas de estanho, do Linhar, a transformação dos calcários de Campanhó em cal, tão essencial à construção civil, a produção de mel e cera, que as dezenas de muros-apiários bem atestam e a agricultura do vinho, do azeite, do linho, do milho e da batata, trouxeram a prosperidade ao concelho e à vila.

Fonte: folheto PR7 Caminhos da Srª da Graça, C M Mondim de Basto

Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

01.IGREJA PAROQUIAL ERMELO

02.PONTE DA ABELHEIRA

03.DESVIO PIOCAS DE BAIXO 400M

04.PANORAMA PIOCAS DE BAIXO

05.CAPELA SENHORA DO FOJO

06.COVAS

07.PNR MONTE FARINHA

08.LEVADA DE PISCAREDO (PR2)

09.AÇUDE

10.DESVIO DTA PR7

11.CASAS

12.FONTE

Photo of13.IGREJA PAROQUIAL VILAR DE FERREIROS Photo of13.IGREJA PAROQUIAL VILAR DE FERREIROS Photo of13.IGREJA PAROQUIAL VILAR DE FERREIROS