Activity

PR7 MCN-AMT - Margens e Aldeias do Rio Ovelha

Download

Trail photos

Photo ofPR7 MCN-AMT - Margens e Aldeias do Rio Ovelha Photo ofPR7 MCN-AMT - Margens e Aldeias do Rio Ovelha Photo ofPR7 MCN-AMT - Margens e Aldeias do Rio Ovelha

Author

Trail stats

Distance
9.28 mi
Elevation gain
1,421 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
1,421 ft
Max elevation
543 ft
TrailRank 
58 4
Min elevation
71 ft
Trail type
Loop
Moving time
4 hours 39 minutes
Time
7 hours 35 minutes
Coordinates
2694
Uploaded
August 4, 2020
Recorded
August 2020
  • Rating

  •   4 1 review
Be the first to clap
1 comment
Share

near Várzea da Ovelha e Aliviada, Porto (Portugal)

Viewed 585 times, downloaded 23 times

Trail photos

Photo ofPR7 MCN-AMT - Margens e Aldeias do Rio Ovelha Photo ofPR7 MCN-AMT - Margens e Aldeias do Rio Ovelha Photo ofPR7 MCN-AMT - Margens e Aldeias do Rio Ovelha

Itinerary description

Dia de muito calor - as temperaturas chegaram aos 37.2° - mas o percurso prometia muita sombra, muita água...e muito sol aberto.

Iniciámos a contenda junto da Igreja de Varzea da Ovelha, começando a subir uma estrada alcatroada que começa junto da Junta de Freguesia de Varzea da Ovelha e Aliviada. Pequeno troço de 500 metros, onde derivámos para a esquerda em carreiro estreito de terra, que nos ia transportando para junto do rio. Sombra a rodos, percurso fácil com algumas partes técnicas divertidas e muito variado.

Os caminhos são variados em tipologia , desde caminhos de pé posto, carreiros, alguns estradões, mas quase sempre à sombra - fora os estradões. Ao km 5.2 fomos presenteados com uma fonte de água fresca e ao km 6 voltámos a estrada do inicio mas somente por 50 metros. Entretanto o percurso ia afastando-nos do rio, para junto da Etar da Ovelha, passarmos para a margem oposta e iniciarmos a volta, junto ao rio e à sombra.

Ao km 7.8 encontrámos um local muito aprazível para almoçar, com a vantagem de ser adequado para banhos, com pequenos açudes ou quedas de água a dar um ar da sua graça.

Mas o pior estava para vir, pois há sempre o menos bom.

Começámos a subir e a afastar-nos do rio até ir dar a um estradão que nos levou à Ponte do Arco, local cheio de povo a tomar banho. O estradão continuou a subir à séria, a sol aberto e 37 graus. Obra. Mas teve de ser. Devagar, com paragens nas poucas e exíguas sombras existentes. Mas tinha de ser. A subida do estradão não chega a 1 km, mas depois saímos do mesmo...e a subida continuava, já com mais alguma sombra mas com 35 graus à sombra, está tudo dito. Muita água bebi eu,caramba. Levei 3.5 litros.

Lentamente vieram as descidas que nos levaram de novo para o rio e para as sombras, não tantas como de manhã. E lá voltavamos nós ao ponto de partida por trilho diferente, ponto de partida que tem uma boa praia fluvial - estava com gente, claro - mas daria para tirar o pó.

Foram 14.8 kms que se podem classificar de fáceis, se a temperatura for abaixo dos 28 graus. Caso contrário, a subida após a Ponte do Arco, põe-nos em sentido e o grau de dificuldade passa a moderado.

Nota: os pontos de passagem amarelos não correspondem às localizações reais; serviram somente para fazer o upload das fotografias.

Waypoints

PictographPhoto Altitude 687 ft
Photo of1 Photo of1 Photo of1

1

PictographPhoto Altitude 658 ft
Photo of2 Photo of2 Photo of2

2

PictographPhoto Altitude 596 ft
Photo of3 Photo of3 Photo of3

3

PictographPhoto Altitude 474 ft
Photo of4 Photo of4 Photo of4

4

PictographPhoto Altitude 453 ft
Photo of5 Photo of5 Photo of5

5

PictographPhoto Altitude 496 ft
Photo of6 Photo of6 Photo of6

6

PictographPhoto Altitude 649 ft
Photo of7 Photo of7 Photo of7

7

PictographPhoto Altitude 724 ft
Photo of8 Photo of8 Photo of8

8

PictographPhoto Altitude 653 ft
Photo of9 Photo of9 Photo of9

9

Comments  (1)

  • Photo of Paulo A. Coelho
    Paulo A. Coelho Oct 19, 2020

    I have followed this trail  verified  View more

    Algum estradao

You can or this trail