Mafra - PR7 MFR - Rumo ao pico do concelho

Photo ofMafra - PR7 MFR - Rumo ao pico do concelho Photo ofMafra - PR7 MFR - Rumo ao pico do concelho Photo ofMafra - PR7 MFR - Rumo ao pico do concelho

January 31, 2024
January 2024

near Rogel, Lisboa (Portugal)

PR7 Mafra - "Rumo ao pico do concelho"

"Com início e chegada no topo Sul do Parque Ecológico e Intermodal da Venda do Pinheiro (traseiras da Escola Básica da Venda do Pinheiro), desafiamo-lo a subir ao Monte da Atalaia, o ponto mais alto do Concelho de Mafra que convida à contemplação do horizonte.

Na vertente Nordeste do Monte da Atalaia, implantou-se um dos mais importantes aglomerados populacionais do Concelho, a Venda do Pinheiro, registando-se uma menor densidade populacional nas restantes encostas a Oeste e a Sul, predominando uma paisagem ruralizada pautada pela exploração agroflorestal por onde o percurso nos guia.

É esta dicotomia de ocupação do território, definida pelo Monte da Atalaia que o convidamos a descobrir ao longo do percurso.

Tratando-se de uma zona do território de forte presença antrópica, uma parte substancial do itinerário é realizada em arruamentos e estradas secundárias, desenvolvendo-se a maioria do itinerário em troços de caminhos de terra batida que nos guiam através de vales preenchidos por campos agrícolas e montes ocupados por eucaliptais, pinhais e tojais."
- retirado do site davam Mafra -https://www.cm-mafra.pt/pages/2411

Bonito percurso de grandes paisagens panorâmicas da CM Mafra. Não se encontra sinalizado no terreno.
Como é circular optei por um ponto de passagem diferente do original. Neste caso a aldeia de Rogel, mais perto do meu local de proveniência.
Saliento ainda o pequeno (e inclinado) desvio até ao cimo de Monteleite, que merece muito a pena.

Atalaia (431m)

PictographReligious site Altitude 895 ft

PictographRuins Altitude 1,032 ft

PictographSummit Altitude 0 ft

Monteleite (389m) + Baloiço

Rio da Lapa (nascente)

• Photo of joaocmar
    joaocmar Mar 23, 2024

Trilho muito bom, muito obrigado pela partilha.