Activity

PR7 LNH - Rota dos Moinhos e do Pão (Moita dos Ferreiros) Lourinhã

Download

Trail photos

Photo ofPR7 LNH - Rota dos Moinhos e do Pão (Moita dos Ferreiros) Lourinhã Photo ofPR7 LNH - Rota dos Moinhos e do Pão (Moita dos Ferreiros) Lourinhã Photo ofPR7 LNH - Rota dos Moinhos e do Pão (Moita dos Ferreiros) Lourinhã

Author

Trail stats

Distance
6.79 mi
Elevation gain
591 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
591 ft
Max elevation
495 ft
TrailRank 
56 5
Min elevation
495 ft
Trail type
Loop
Time
2 hours 47 minutes
Coordinates
8782
Uploaded
August 7, 2023
Recorded
August 2023
  • Rating

  •   5 3 Reviews

near Cantarola, Lisboa (Portugal)

Viewed 237 times, downloaded 8 times

Trail photos

Photo ofPR7 LNH - Rota dos Moinhos e do Pão (Moita dos Ferreiros) Lourinhã Photo ofPR7 LNH - Rota dos Moinhos e do Pão (Moita dos Ferreiros) Lourinhã Photo ofPR7 LNH - Rota dos Moinhos e do Pão (Moita dos Ferreiros) Lourinhã

Itinerary description

Percurso linear e está devidamente marcado, o ponto de partida pode ser no Santuário da misericórdia ou nos Moinhos da Pinhôa.

Pontos de interesse:
Santuário da misericórdia
Lavadouros (tanques)
Igreja de Nª Senhora conceição (Moita dos Ferreiros)
Moinho do Boneco
Moinhos da Pinhôa

SANTUÁRIO DA MISERICÓRDIA - A localidade de Moita dos Ferreiros é antiquíssima, como consta nos registos da Torre do Tombo, existindo indícios que apontam a sua formação ao início do séc. XII. O santuário de Nossa Senhora da Misericórdia, uma construção de meados do século XVI, situa-se nesta freguesia e pertenceu ao concelho de Óbidos até à reforma de 1835. Todo o conjunto do Santuário - Igreja, Casa do Ermitão, Casa dos Círios, Recinto de Festas e Fonte - está inserido numa zona de grande valor histórico, paisagístico e ambiental, em que se incluem uma mancha de sobreiros centenários e diversas fontes e nascentes de água. Associado à permanência romana no território, terá sido um local pagão sagrado que, com o advento do cristianismo, se transformou em local de culto cristão. A Fonte dos Rastinhos, cuja água é considerada milagrosa para doenças dos olhos, deve o nome a um exemplar podomórfico (pegadas gravadas na pedra) aí existente e que arqueólogos situam no paleolítico. A igreja é de alpendre sobre a porta principal, que ocupa toda a largura da fachada e se abre para o exterior por três arcos modernamente revestidos a cantaria. O interior é de uma só nave, separado da capela-mor por arco renascentista, possuindo as paredes revestidas a azulejos de várias épocas, em consequência dos restauros sucessivos realizados entre o século XVII e XIX. O retábulo do altar-mor, em talha dourada do século XVIII, possui trono e maquineta com uma imagem da padroeira que, apesar do mau restauro, poderá ser um exemplar do gótico tardio. A tradição oral explica a fundação deste local em duas lendas... A caminho de Aljubarrota, o Condestável, D. Nuno Alvares Pereira aqui terá parado para rezar, rogando “ Misericórdia ” para as suas tropas. Em 1182, ano da formação de Portugal (…) Um pastor, de nome Nicolau Botas, protegia uma imagem de Nossa Senhora com grande devoção. Por causa dos Mouros que ali andavam, escondeu-a perto das nascentes, esquecendo-se depois do local. Desesperado perante a revolta do povo que o julga ladrão, ajoelha e pede a Nossa Senhora que «por Misericórdia» lhe mostre o local onde escondeu a imagem. Num resplendor de luz, e junto aos sobreiros que ladeiam as nascentes, surge Nossa Senhora que lhe indica o local da imagem, salvando-lhe a vida e deixando gravadas na pedra as marcas dos seus pés. Desde tempos imemoriais que círios e romarias de povoações distantes vêm venerar a imagem ao Santuário da Misericórdia e participar numa das mais antigas feiras do concelho que se realiza anualmente a 7 e 8 de setembro.

IGREJA DA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO (Moita dos Ferreiros) a data de constituição da paróquia de Nossa Senhora da Conceição deveria ter ocorrido na primeira metade do séc. XVII, mais concretamente em 1689, data que se encontra gravada no jazigo e sepultura, existente junto ao Altar-Mor da Igreja Matriz. Esta contém a seguinte inscrição: “Jazigo e sepultura de Simão do Reguo e de sua mulher Maria Mendes e de seus herdeiros dada pelo Arcebispo de Lisboa e Capelão mor del-Rei e do seu conselho de Estado. Ano de 1689. Veritas.”
Esta Igreja sofreu ao longo dos anos várias alterações na sua forma inicial, tendo sido concluída no século XX, com a colocação da última Torre Sineira. Simão Reguo, personagem a quem talvez se deva a construção da primeira Igreja, descendia de uma família da Vila de Óbidos, cujos membros, em finais do século XIV, exerciam altos cargos nessa vila e eram dos mais ricos proprietários. À família Rego se deve a construção da atual Igreja, no mesmo local da primeira, mas esta de muito maior dimensão.

MOINHO DO BONECO é um moinho tradicional que ganhou uma nova vida graças à neta do moleiro, Fátima Nunes. Um projecto de uma vida, verdadeiramente inspirador!a Passagem do tempo não apaga a memória da identidade das gentes de origens humildes com fortes raízes de olhos nos céus, esperando os ventos. Este é um lugar único onde o tempo para, onde a ciência e engenharia se misturam com a tradição. Moinho, berço da Candidatura a Património da Humanidade. Moinho do Boneco, muito mais do que um moinho de vento.

MOINHOS DE VENTO DA PINHÔA - Representativos da região Oeste, os moinhos de vento estão fortemente presentes no concelho da Lourinhã, tendo o moleiro sido uma das profissões mais emblemáticas do território. A chegada da Revolução Industrial facilitou a adoção de processos cada vez mais eficientes para fazer quase tudo e, consequentemente, atirou para a obsolescência os velhos moinhos de vento. A PINHÔA é freguesia da Moita dos Ferreiros, existe um núcleo de 5 moinhos de vento. Após o restauro dos cinco moinhos, três mantêm a sua atividade tradicional e os restantes foram transformados (um em bar e o outro em habitação de férias). Estes moinhos são um marco distintivo na paisagem rural e também a evidência da sabedoria e técnica popular no aproveitamento das potencialidades endógenas do seu meio envolvente.

Nota: Efetuei o percurso com uma passagem ir/vir por uma questão de logística de transporte, mas o mesmo pode ser efetuado com uma só passagem, que vai dar metade dos km efetuados.

Fizeste este percurso através desta rota ou através da pesquisa da mesma? Achas que o mesmo deve aparecer nos primeiros ao ser pesquisado? Então não te esqueças de comentar e fazer a avaliação, desta forma estás a ajudar outros utilizadores a chegar aqui facilmente e a usufruir deste percurso de futuro com uma maior confiança.

Waypoints

PictographReligious site Altitude 305 ft
Photo ofIgreja da Moita dos Ferreiros

Igreja da Moita dos Ferreiros

PictographPhoto Altitude 488 ft
Photo ofMoinho

Moinho

PictographPhoto Altitude 499 ft
Photo ofMoinho

Moinho

PictographPhoto Altitude 504 ft
Photo ofMoinhos da Pinhôa

Moinhos da Pinhôa

Comments  (3)

  • Photo of Sissi74
    Sissi74 Aug 19, 2023

    I have followed this trail  View more

    Muito fixe

  • Photo of Luís_Machado
    Luís_Machado Aug 20, 2023

    I have followed this trail  View more

    Eu fiz esta trilha

  • Photo of mary_kida
    mary_kida Dec 10, 2023

    I have followed this trail  View more

    Adorei os moinhos da Pinhõa

You can or this trail