Activity

PR6 VLG-GDM Trilho de Silveirinhos + PR4 VLG - Porto à Vista

Download

Trail photos

Photo ofPR6 VLG-GDM Trilho de Silveirinhos + PR4 VLG - Porto à Vista Photo ofPR6 VLG-GDM Trilho de Silveirinhos + PR4 VLG - Porto à Vista Photo ofPR6 VLG-GDM Trilho de Silveirinhos + PR4 VLG - Porto à Vista

Author

Trail stats

Distance
6.1 mi
Elevation gain
1,060 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,060 ft
Max elevation
1,197 ft
TrailRank 
32
Min elevation
180 ft
Trail type
Loop
Time
2 hours 32 minutes
Coordinates
1784
Uploaded
July 10, 2023
Recorded
July 2023
Be the first to clap
Share

near Valongo, Porto (Portugal)

Viewed 12 times, downloaded 0 times

Trail photos

Photo ofPR6 VLG-GDM Trilho de Silveirinhos + PR4 VLG - Porto à Vista Photo ofPR6 VLG-GDM Trilho de Silveirinhos + PR4 VLG - Porto à Vista Photo ofPR6 VLG-GDM Trilho de Silveirinhos + PR4 VLG - Porto à Vista

Itinerary description

Percurso realizado a 9 de julho de 2023, com base num outro do Wikiloc do membro "Just Live Just Walk". O objetivo foi realizar dois trilhos lineares, juntando-os num percurso circular. Primeiro, foi feito o Trilho dos Silveirinhos, no sentido norte-sul, sendo abreviado na sua parte final (não foram feitos os últimos 300 metros); depois percorri 700 metros ao longo da rua do Maninho (um estradão de terra batida), que permite a ligação ao segundo percurso. Para concluir, no sentido sul-norte, foram feitos 4km ao longo do Trilho Porto à Vista (ou seja, optou-se por não começar no ponto de partida, a aldeia de Couce, o que retirou 1,8km ao percurso realizado). Em geral, a junção dos dois trilhos é lógica, funciona bem e torna a experiência interessante, nem que seja pelo forte contraste entre ambos os trilhos.

O primeiro percurso é fácil, feito maioritariamente em zonas de mato, quase sempre planas e com pouca exposição solar. Há um ou outro ponto mais confuso e em que a sinalização é escassa (devia, por isso, ser reforçada, sobretudo nos cruzamentos, em que por vezes é inexistente). O segundo é bem diferente: é feito quase sempre no cimo da serra, em caminhos com muita pedra solta, mas que oferece vistas impressionantes sobre o Vale do Couce e as cidades do litoral. É fundamental levar calçado adequado, robusto e com sola antiderrapante.

⚠ Sugestões: aconselho fazerem estes dois trilhos no sentido dos ponteiros do relógio, para aproveitarem as descidas íngremes no início do Trilho Porto à Vista, deixando as extensas zonas de sombra do Trilho dos Silveirinhos para a parte final do percurso.
Também é preferível fazerem o percurso de manhã, e não a meio ou ao final da tarde, para poderem fotografar o litoral em melhores condições. Se possível, façam-no no inverno / primavera, para verem a ribeira dos Silveirinhos no seu esplendor. Como fiz o percurso em julho, estava quase tudo seco, e assim a experiência não tem o mesmo interesse.

Comments

    You can or this trail