PR6 Trilho Carteiro no Inverno

September 18, 2013
September 2013

near Rio de Frades, Aveiro (Portugal)

Trilho marcado e sinalizado segundo normas da FPCC (Federação Portuguesa de Campismo e Caravanismo)
Trilho muito bonito começando na Aldeia de Rio de Frades, continua-se, em asfalto por apertada via até às antigas instalações das minas de volfrâmio, onde hoje existe um pequeno núcleo habitacional alojado em parte do que resta daquelas instalações. Pouco antes do fim do asfalto, vira-se à esquerda, o antigo caminho que inicia a subida para Cabreiros. Depois de passar por algumas galerias das antigas minas e respectivas cascalheiras, prossegue-se, durante algum tempo, pela curva de nível, sem subir, nem descer, à vista do Rio Frades que corre, ao fundo, tumultuoso, em sucessivos meandros, por entre gargantas apertadas. Logo de seguida, inicia-se suave descida que nos conduz ao pequeno pontão pelo qual é feita a travessia do Rio.Passado o Rio, vem a subida constante até Cabreiros. À entrada do lugar, deparamos com a escola primária, edifício simples da década de sessenta do século passado, depois da qual tomamos o caminho da direita que nos leva até Tebilhão.O trajecto entre as duas aldeias é de rara beleza, dele se alcançando paisagens inesqueciveis: do lado de Cabreiros avistam-se as deslumbrantes leiras em socalcos de Tebilhão; do lado de Tebilhão avistam-se o casario da velha aldeia de Cabreiros e o verde que cobre os seus múltiplos e pequenos campos de cultivo.
Cenários impressionantes que fazem o caminhante meditar no enorme esforço que, ao longo dos tempos, os homens aí residentes, tiveram que fazer para dominar a montanha agreste e dura e construir nela aquela magnifica paisagem de encantar. Prosseguindo o trajecto dobramos a capela de Sta Bárbara de Tebilhão e atingimos a carreira de moinhos do mesmo lugar, junto à estrada de asfalto. Há, neste local, um marco a assinalar a altitude. Entre o cemitério de Rio de Frades e esse marco, verifica-se um desnível de 500 metros. Aí chegados, volta-se pelo mesmo caminho até Cabreiros, onde se sobe pela rua central em busca de um dos seus estabelecimentos comerciais, para tomar café e refazer energias.
Retemperadas as forças, inicia-se a longa descida até Rio de Frades. Agora o vale do Paivó a nossos pés; montanhas e montanhas a perder de vista até à mais alta cumeada do Montemuro, constituindo tudo uma paisagem inigualável e inesquecível. quase a chegar á zona mineira fomos visitar lagoas e quedas água atraves da passagem da antiga mina cerca de 100 mts que tem de ser feitos com lanterna, pois sem lanterna é impossivel devido escuridão e de regresso á aldeia fomos novamente convidados a tomar um cafezinho que nos cobraram 70 centimos por cada um e que não passava de uma simples Tofina instantanea, contou a intenção e o facto da tofina estar quente e a simpatia da senhora já com uma idadezinha elevada.

Mais fotos em baixo em View more ou http://mountain-celitos.blogspot.pt ou Celitos da montanha