PR6 Tondela Rota dos Moinhos

October 5, 2017
October 2017

near Souto Bom, Viseu (Portugal)

Este percurso circular com inicio na aldeia de Souto Bom em plena Serra do Caramulo, tem o seu ponto alto com o núcleo dos moinhos da Ribeira da Pena.
Com saída junto ao Centro de Acolhimento, inicialmente o percurso segue em direcção à ribeira junto aos campos agrícolas, daqui subimos através de caminho rodeado de carvalhos para passar novamente na aldeia de Souto Bom junto à capela local e com passagem entre as casas mais antigas da aldeia, desta aldeia, agora é descer em direcção ao núcleo dos moinhos da Ribeira da Pena muito bem preservados e de visita mais demorada tal a dimensão e beleza dos mesmos.
Após visitar o núcleo seguimos pela estrada alcatroada para rapidamente virar à direita e descer até à aldeia de Eiras chegando à aldeia agora é sempre a subir através dos caminhos florestais e agrícolas bastante marcado pelos antigos carros de bois que outrora faziam todo o transporte das actividades agrícolas.
Este percurso realizado nesta época do ano não tem tanta beleza, pois a ausência de água nos ribeiros retira e muito o brilho da flora existente.
Será um percurso para realizar sem falta noutra época com mais água.

Bj

PictographCampsite Altitude 2,313 ft

Bbj

Ghj

Hoje

• Photo of Os Pés do Caminho
    Os Pés do Caminho Dec 12, 2020

Belo percurso pelos caminhos rurais em torno da Aldeia de Souto Bom, cruzando (e recruzando) as ribeiras que a cercam, que nesta altura depois de uma semana de chuvas estão espectaculares! O núcleo molinológico está muito bem preservado e é muito interessante. As cicatrizes dos incêndios de 2017 estão ainda bem presentes...

Coloquei a dificuldade como moderada pois apesar do percurso ser curto os desníveis são muito acentuados. No entanto os caminhos estão em bom estado e o percurso está muito bem assinalado.

• Photo of Filipemlp
    Filipemlp Jan 22, 2023

Bom trilho!

• Photo of alexmlff
    alexmlff Jan 22, 2023

Trilho curto mas muito interessante. Efectivemente, mais de cinco anos depois, ainda se notam as marcas dos incêndios de Outubro de 2017. Tem, à semelhança de outros PR´s na Serra do Caramulo, vistas fabulosas para todo o planalto beirão e cordilheira central. Aconselho vivamente.