Photo ofPR6 SMP - Trilho das Portas da Vila + PR7 SMP - Trilho de Santa Marta (combinados) Photo ofPR6 SMP - Trilho das Portas da Vila + PR7 SMP - Trilho de Santa Marta (combinados) Photo ofPR6 SMP - Trilho das Portas da Vila + PR7 SMP - Trilho de Santa Marta (combinados)

November 11, 2023
November 2023

•   5 2 Reviews

near Santa Marta de Penaguião, Vila Real (Portugal)

O percurso aqui partilhado pode conter erros de GPS ou eventualmente passar por propriedades privadas, ou mesmo através de corta mato e ter passagens por locais que podem ser perigosos para os menos experientes. A descrição do percurso é efetuada à data da sua realização, pelo que se deve ter em atenção que as condições do trilho podem facilmente vir a alterar-se, quer pelas condições meteorológicas, quer por mudança da vegetação, quer por outros fatores inimputáveis à minha vontade. O grau de dificuldade e as condições técnicas atribuídas é baseado na minha experiência pessoal e apenas serve de referência, pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência ou utilização do percurso aqui disponibilizado.

PANORÂMICA DAS VINHAS DO DOURO (SANTA MARTA DE PENAGUIÃO)

BRAZÃO DE ANTIGO SOLAR EM SANHOANE (PORMENOR DO PERCURSO)

- Este percurso reúne, de forma combinada, dois trilhos do concelho de Santa Marta de Penaguião: o PR6 SMP - Trilho das Portas da Vila e o PR7 SMP - Trilho de Santa Marta. A informação acerca dos mesmos pode ser consultada na página oficial da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, ainda que o PR7 não seja referido na mesma (não compreendo porquê, uma vez que a sinalética no terreno é atual...);
- Embora independentes um do outro, o facto de se interligarem permite esta opção, proporcionando assim um percurso mais extenso e mais completo. Aliás, faria muito mais sentido os dois constituirem um só percurso, pois individualmente são trilhos muito curtos;
- Trilho circular com marcações nos dois sentidos, com início e fim na praça do município, junto ao Monumento ao Trabalhador da Vinha, em Santa Marta de Penaguião (oficial para o PR7);
- Iniciando o percurso no sentido anti-horário, junto ao Monumento ao Trabalhador da Vinha, começou-se por percorrer grande parte do PR7, deixando a vila e subindo os socalcos vinhateiros na direção da Casa dos Miguéis. Após a pronunciada subida, ainda entre vinhedos, o trilho desce para a freguesia de Sanhoane, percorrendo alguns pontos de interesse desta localidade, nomeadamente fazendo-se um pequeno desvio linear até à Quinta dos Pinheiros / Solar dos Lencastres (séc. XVIII). À saída desta freguesia, já na direção de Laurentim, surge aquele que será o troço que requer mais atenção em todo o percurso, pois trata-se de uma descida com um grau de inclinação muito pronunciado, em terra e bastante escorregadio. Chegados à EM 601-1, ao passar pela Capela de Laurentim, entra-se no PR6 e retomam-se os caminhos entre vinhedos, agora por subidas mais suaves mas sempre rodeados pelas belíssimas paisagens durienses, onde a vinha é rainha e senhora da paisagem moldada pelo trabalho árduo de gerações de produtores vinhateiros. O trajeto leva-nos até ao lugar de Poeiro, onde por opção fizemos uma paragem na Adega Regional Beça, local altamente recomendado quer para consumir uma bebida fresca, quer para degustar uma bela refeição caseira que pode ser previamente encomendada. Em qualquer dos casos, a paragem aqui é obrigatória. Retomado o trilho, desce-se agora por Outeiro na direção da Capela de Nossa Sra. da Guia, em São Miguel de Lobrigos, onde se retoma o PR7. Entra-se assim no último troço do percurso para, em Encambalados, fazer-se um ultimo desvio linear de forma a visitar-se o novo Miradouro "D'ouro Vivo", cujas vistas panorâmicas que nos são oferecidas são realmente deslumbrantes. Por fim, percorrido sensivelmente mais 1 km, entra-se na vila de Santa Marta de Penaguião, chegando-se de novo à praça do município, local onde havíamos iniciado e onde terminamos este percurso combinado;
- Ao longo do trajeto existem vários pontos de referência, com destaque para os vários monumentos que se encontram no percurso (Monumentos ao Trabalhador da Vinha e aos "75 anos da EN2", em SM Penaguião e Monumento à Vinha, em Encambalados), o Pelourinho e o Cruzeiro de SM Penaguião, a Quinta da Pitarrela e a Casa dos Miguéis, a Capela de Santa Marta de Penaguião e a Capela de Santa Ana em Sanhoane, a Quinta dos Pinheiros / Solar dos Lencastres (séc. XVIII) e a sua Capela de Nossa Senhora do Rosário, a Igreja de Santo André (Matriz de Sanhoane), a Casa Grande do Serrado, cuja capela está muito degradada e, junto a esta, um antigo solar Brasonado também muito degradado, a Capela de Laurentim, um incrível caminho entre muros de xisto pelos socalcos das vinhas de Outeiro, a Adega Regional Beça em Poeiro, a Capela de Nossa Sra. da Guia em São Miguel de Lobrigos, o Miradouro "D'ouro Vivo" em Encambalados e, ao longo de todo o percurso, as excecionais e únicas paisagens do Douro vinhateiro, que no outono adquirem tonalidades deslumbrantes;
- É importante referir que todo este percurso se faz com alguma ligeireza tendo em consideração as alturas ideais do ano, ou seja, outono e primavera. No inverno e com chuva, o percurso tornar-se-á bastante mais penoso e escorregadio. E no verão todo o trilho apresenta bastante exposição solar, além de que esta região costuma registar temperaturas muito elevadas;
- A junção destes dois trilhos originou um percurso de média distância, mais abrangente, uma vez que o desenho destes PRs permite juntá-los. Por conseguinte, torna-se assim uma boa alternativa para quem gosta de caminhadas um pouco mais longas mas sem serem fisicamente demasiado exigentes;
- Misto de caminhos rurais em terra, calçadas e alguns arruamentos;
- Percurso acessível mas com características moderadas, tendo em conta a distância percorrida, assim como alguns declives mais acentuados que exigem algum esforço físico (embora nada de exagerado). Se chover e com vento, as dificuldades serão acrescidas, pelo que botas e bastões são fundamentais. O uso de GPS constitui sempre uma boa opção;
- No seu todo é um percurso muito bonito e com excelentes vistas panorâmicas sobre os socalcos vinhateiros. Apenas, como senão, o facto de quase não se ver o rio Douro, pois o trilho encontra-se algo afastado deste, excetuando uns curtos troços em que é possível vislumbrá-lo ao longe, assim como algum casario do Peso da Régua. Quanto à junção destes dois trilhos, julgo que esta resulta muito bem, pois proporciona uma boa experiência de caminhada. Permite usufruir da paisagem duriense, das bonitas vistas panorâmicas sobre os socalcos vinhateiros nas encostas, assim como de um bom conjunto de pontos de interesse. Sem dúvida, uma caminhada muito recomendável!

VINHEDOS (PORMENOR DO PERCURSO)

ARMAZÉM NA VINHA DA CASA DOS MIGUÉIS (SANTA MARTA DE PENAGUIÃO)

Outros percursos realizados nesta região:
Trilhos de Mesão Frio (Rota do Pico da Vila + Rota do Sopé do Marão)
De Covelinhas a São Leonardo de Galafura
Sta. Marta de Penaguião - Peso da Régua

VINHEDOS (PORMENOR DO PERCURSO)

ADEGA DA CASA DOS MIGUÉIS (SANTA MARTA DE PENAGUIÃO)

- PR6 SMP - TRILHO DAS PORTAS DA VILA
O Trilho das Portas da Vila trata-se de um percurso pedestre de Pequena Rota (PR) marcado e sinalizado de acordo com as directrizes europeias e racionais. Este “trilho” é o sexto percurso pedestre integrado na Rede Municipal de Santa Marta de Penaguião, promovida pelo Município. O trilho, nos seus cinco quilómetros de distância, conduz-nos ao coração deste belo Concelho Duriense, levando-nos a visitar parte das freguesias “irmanadas” de S. Miguel de Lobrigos e de S. João Baptista de Lobrigos. Igreja Matriz de São Miguel de Lobrigos, primitiva,foi fundada em 1191. A antiga freguesia de S. João Baptista de Lobrigos era uma abadia da apresentação dos Marqueses de Arronches e, constituiu uma das abadias mais ricas de Portugal. Esta freguesia aproveitou do foral novo, dado por D. Manuel I a Penaguião em 15 de Dezembro de 1519. Este percurso inicia-se na capela do lugar de Laurentim, na freguesia de S. Miguel de Lobrigos. Seguimos pelo caminho antigo bordeado por muros que vão “desbravando” caminho na paisagem vinhateira e que constituía a via de acesso à Vila de Santa Marta de Penaguião. A paisagem apresenta durante todo o ano uma verdadeira palete de cores, mas é durante a estação do Outono, que este bucólico espaço goza das cores quentes dos amarelos e vermelhos das parras, enriquecendo a paisagem e privilegiando quem caminha e visita a região. Lá no alto, destaca-se na paisagem, a vetusta e singela capela da Sra da Guia, cuja romaria, se celebra no 1º domingo do mês de Agosto. Logo pós curta visita, percorremos caminhos tradicionais em sentido descendente, onde alguns exemplares da fauna selvagem parecem dar as boas-vindas a quem caminha em silêncio, ora aparecendo ora desaparecendo subitamente.
As velhas oliveiras continuam a ladear e a suportar as terras demarcadas pelos muros de xisto, feitos pelas mãos laboriosas e sabias das gentes deste território que moldaram esta paisagem, deixando-nos um legado único de elevada qualidade patrimonial nos seus múltiplos aspectos: cultura, ambiente, sociedade e arquitectura. Deliciamo-nos a passear pelos lugares de Outeiro, Casaria, Quinchosos, estes pertencentes à freguesia de S. João Baptista de Lobrigos. As diversas quintas vinhateiras. destacam-se na paisagem, pintando-se com as diversas tonalidades da folhagem das diversas castas de vinhas que aqui se produzem, para dar origem aos “néctares” dos mais aromáticos e apreciados da região do Douro. Continuamos por estes simpáticos lugares, para pouco e pouco os deixarmos para trás e começamos a descer, novamente, por entre muros, por caminhos estreitos, por paisagens únicas que nos conduzem até ao lugar de Laurentim, onde teve inicio este pequeno percurso, mas grande em fantásticas vistas panorâmicas.
- TIPO DE PERCURSO: circular, de pequena rota
- COTA MÍNIMA / MÁXIMA: 267m / 364m
- ÉPOCA ACONSELHADA: todo o ano

- PR7 SMP - TRILHO DE SANTA MARTA
O Trilho de Santa marta é um percurso de Pequena Tota (PR). Iniciado bem no centro da vila junto ao monumento de homenagem ao Cavador, este trilho proporciona-nos das mais belas paisagens das vinhas. O património cultural, histórico, religioso e vinícola são uma constante neste percurso. Ainda dentro da sede de concelho vamos descobrir a capela da padroeira da Região Demarcada do Douro, Santa Marta, um templo simples, mas de elevada importância regional.
- TIPO DE PERCURSO: circular, de pequena rota
- DESNÍVEL POSITIVO / NEGATIVO: +382m / -382m
- COTA MÍNIMA / MÁXIMA: 162m / 500m
- ÉPOCA ACONSELHADA: todo o ano

CAPELA DE SANTA ANA (SANHOANE)

PASSAGEM LATERAL NA IGREJA DE SANTO ANDRÉ (MATRIZ DE SANHOANE)

- SANTA MARTA DE PENAGUIÃO
Santa Marta de Penaguião é uma bonita Vila, sede de concelho, da região Norte do País, situada na fantástica Região Demarcada do Douro e muito afamada pela sua Adega Cooperativa, produtora de muito apreciados Vinhos, caracterizada pela natureza envolvente de campos de vinha a perder de vista, disposta em socalcos.
Santa Marta de Penaguião apresenta vestígios de ocupação humana bem remotos, com algumas fortificações castrejas por todo o território concelhio, como em Fontes, Lobrigos, Cumieira, Louredo e Medrões. Apesar de alguns documentos referirem a vida municipal de Santa Marta de Penaguião, foi sem dúvida a criação da Região Demarcada do Douro, em 1756, que mais contribuiu para o desenvolvimento deste concelho, conferindo uma riqueza até aí nunca vista.
A vila está rodeada de uma paisagem magnífica, caracterizada pelos socalcos cultivados, pela imensa vinha, e pelo Rio Corgo, que confere uma beleza única ao conjunto, enriquecido com o património arquitectónico da vila, como a Igreja Paroquial com uma original torre sineira, o Pelourinho da vila ou os muitos Moinhos existentes por toda a região, uns comunitários, outros domésticos, símbolo da importância dos muitos cursos de água aqui existentes e da manutenção agrícola que se mantém ao longo dos anos. De destaque são também os Marcos Graníticos da Demarcação da Região do Douro efectuada em 1756, e que tanto alterou o rumo destas terras. Marco da importância económica que os férteis solos da região e a criação da Região Demarcada do Douro possibilitaram a Santa Marta de Penaguião, encontram-se por toda a região diversos Solares e Casas Senhoriais, mormente dos séculos XVII e XVIII, como o Solar dos Pinheiros ou a Quinta do Bertelo.
As tradições de Santa Marta de Penaguião estão, elas próprias, muito ligadas á viticultura, como se pode observar no interessante Artesanato da região, nomeadamente em técnicas ligadas à cestaria e á tanoaria, bem como a tapeçaria, rendas e bordados que eram utilizados para servir doces e o Vinho do Porto.

VINHEDOS (PORMENOR DO PERCURSO)

CAMINHO ENTRE MUROS DE XISTO (OUTEIRO)

- REGIÃO DEMARCADA DO DOURO
A Região Demarcada do Douro (RDD) estende-se ao longo do Rio Douro e seus afluentes numa extensão de cerca de 250 000 hectares entre Barqueiros e Barca d’Alva. Esta região tem origem na delimitação territorial de 1756, data da primeira demarcação das ‘Vinhas do Alto Douro’, que definiu mundialmente o primeiro modelo institucional de organização de uma região vinícola. Originalmente estabelecida para regular a produção do vinho fortificado a que chamamos de ‘vinho do Porto’, hoje a RDD circunscreve a Denominação de Origem Controlada dos vinhos do Porto e Douro.
A produção de vinho neste território é uma lição sobre a capacidade e determinação do homem na optimização dos recursos naturais. As vinhas foram construídas num território marcado por declives acentuados e pela quase inexistência de terra e água. Os vinhedos que cobrem os grandes declives levantam-se do rio Douro e configuram um imenso escadório de socalcos e patamares que são, nas palavras de Orlando Ribeiro, a mais admirável obra humana que se pode ver em Portugal. A monumentalidade da paisagem do Alto Douro Vinhateiro (ADV) tem reconhecido valor universal. Em 2001 foi inscrita na lista do Património Mundial da Humanidade da UNESCO. Esta área corresponde a uma língua de cerca de 24 600 hectares que se estendem ao longo do rio.

VINHEDOS E OLIVAL (PORMENOR DO PERCURSO)

QUINTA DA PITARRELA (PORMENOR DO PERCURSO)

Photo ofPanorâmica de Santa Marta de Penaguião Photo ofPanorâmica de Santa Marta de Penaguião Photo ofPanorâmica de Santa Marta de Penaguião

Panorâmica de Santa Marta de Penaguião

Panorâmica das vinhas

Photo ofPanorâmica da Régua, rio Douro e vinhas Photo ofPanorâmica da Régua, rio Douro e vinhas Photo ofPanorâmica da Régua, rio Douro e vinhas

Panorâmica da Régua, rio Douro e vinhas

PictographProvisioning Altitude 1,007 ft

Adega Regional Beça

Antigo solar Brasonado (degradado)

Caminho entre muros de xisto

PictographReligious site Altitude 601 ft

Capela de Laurentim

Pequena capela do século XVIII com a porta principal em arco abatido ladeado por duas janelas também em arco abatido e sobreposto de um óculo em frontão contracurvado.

PictographReligious site Altitude 1,049 ft

Capela de Nossa Senhora do Rosário

Esta capela, de planta rectangular, comunica com o edifício da casa do século XVIII através do coro e acompanha, em dignidade e primor de construção, a residência enobrecidas pelos Queirós e Lencastre da Quinta do Pinheiro. O seu portal, de cantaria relevada e canelada, está coroado com frontão sobrelevado e contracurvado, decorado com motivos vegetais. Sobre a entrada rasga-se um janelão quadrilobado, abrigado por pequeno frontão circular, de moldura ornada de conchas e apontamentos vegetalistas, denunciadores de uma inspiração rocaille. A cornija ondulada dá avanço a um frontão contracurvado e dinâmico, onde uma carteia central, de exuberantes rasgos vegetalistas, informa que a construção data de 1771. O templo é pontuado no topo da frontaria por uma cruz lanceolada central e artificiosos fogaréus – laterais, ao passo que a fachada posterior apresenta pináculos globulares e um remate central de plinto com esfera. Uma janela rectangular com moldura de aboamento acompanha e sublinha as boas cantarias patentes no rodapé, cunhais, cornija e a ornamentação caprichosa e relevada que se evidencia no reboco branco do exterior do edifício. Em termos iconográficos, distingue-se a imagem de Nossa Senhora do Rosário, do séc. XVIII. É uma capela particular.

PictographReligious site Altitude 975 ft

Capela de Nossa Sra. da Guia (São Miguel de Lobrigos)

Este Templo pintado de branco, com rodapé cinza claro, possui planta rectangular e sacristia adossada ao alçado direito. Conserva ainda a cantaria da porta, com lintel plano sobrepujado por beiral relevado. Ladeiam-na duas janelas rectangulares gradeadas de moldura relevada com aboamento. Tudo indica que o edifício radicará a sua construção no século XVIII, embora o pequeno óculo circular, rasgado sobre a porta, seja uma abertura recente. De facto, o restauro que sofreu foi responsável pela introdução dos cunhais de cimento que evidencia agora, bem como, provavelmente, a obra da sacristia. No telhado, de duas águas, pontifica uma cruz simples e dois pináculos piramidais laterais emergem nos ângulos da frontaria. Está situada no espaço fronteiriço ao cemitério paroquial.

PictographReligious site Altitude 1,434 ft

Capela de Santa Ana (Sanhoane)

Inserida em pequeno adro murado, de piso revestido com fragmentos de mármore, esta capela possui planta rectangular e está voltada a Poente. O lintel plano da entrada tem inscrita a data de 1727 e é o único elemento capaz de datar a capela, uma vez que a memória arquitectónica pouco ou nada traduz a sua filiação cronológica ou estilística. A porta de entrada, de ferro forjado, forrada a chapa de aço, está acompanhada de dois postigos laterais rectangulares, gradeados. Não apresenta cornija de cantaria ou cimento e do telhado de duas águas, cortado no topo da frontaria, emerge um plinto com uma cruz torneada simples. Do seu interior terá ido a imagem de Santa Ana, em gesso cartonado, que está atualmente na Igreja Paroquial.

PictographReligious site Altitude 872 ft

Capela de Santa Marta de Penaguião

Casa dos Miguéis

Photo ofCasa Grande do Serrado (c/capela muito degradada) Photo ofCasa Grande do Serrado (c/capela muito degradada) Photo ofCasa Grande do Serrado (c/capela muito degradada)

Casa Grande do Serrado (c/capela muito degradada)

A Casa Grande do Serrado é um solar do século XVIII de arquitectura tipicamente duriense, com tectos pintados da autoria do arquitecto italiano Nicolau Nasoni situado no centro de uma pitoresca aldeia duriense no Coração do Douro Vinhateiro. A Casa Grande do Serrado é um Alojamento Local que dispõe de quartos para alugar a quem quiser conhecer esta bela região, se assim entender, proporcionamos uma visita guiada às vinhas e adega com prova de vinhos incluída mediante reserva.

PictographReligious site Altitude 761 ft

Cruzeiro

Fonte (Sanhoane)

PictographReligious site Altitude 995 ft
Photo ofIgreja de Santo André (Matriz de Sanhoane) Photo ofIgreja de Santo André (Matriz de Sanhoane) Photo ofIgreja de Santo André (Matriz de Sanhoane)

Igreja de Santo André (Matriz de Sanhoane)

PictographMonument Altitude 752 ft

Monumento '75 anos da EN2'

Miradouro 'D'ouro Vivo'

PictographMonument Altitude 754 ft

Monumento ao Trabalhador da Vinha

PictographMonument Altitude 748 ft
Photo ofPelourinho de Santa Marta de Penaguião Photo ofPelourinho de Santa Marta de Penaguião Photo ofPelourinho de Santa Marta de Penaguião

Pelourinho de Santa Marta de Penaguião

O pelourinho, muito singelo, assenta numa plataforma de três degraus circulares, de aresta, estando o térreo quase totalmente embebido no terreno. A coluna encaixa directamente no degrau superior, elevando-se em fuste cilíndrico e liso, encimado por pequeno anel rebordante. O remate é constituído por uma pinha de base quadrangular, com arestas ligeiramente afeiçoadas, cujo topo se adelgaça em cone truncado, de faces côncavas. A simplicidade do conjunto não permite datá-lo com precisão, embora seja provável que tenha sido construído na sequência do foral manuelino, conservando feição medieval.

Quinta da Pitarrela

Photo ofQuinta dos Pinheiros / Solar dos Lencastres (séc. XVIII) Photo ofQuinta dos Pinheiros / Solar dos Lencastres (séc. XVIII) Photo ofQuinta dos Pinheiros / Solar dos Lencastres (séc. XVIII)

Quinta dos Pinheiros / Solar dos Lencastres (séc. XVIII)

Arquitectura residencial, tardo-barroca e rococó. Solar tardo-barroco de planta rectangular, com fachadas de dois pisos, separados por friso almofadado e de dois panos marcados por pilastras toscanas, que também surgem nos cunhais, e terminadas em duplo friso e cornija, sendo rasgadas por vãos rectilíneos. A fachada principal é rasgada por portas e janela de peitoril com molduras terminadas em cornija e o andar nobre por janelas de sacada entre pilastras almofadadas encimadas por frontão triangular. Este esquema repete-se, sensivelmente, na fachada virada à quinta. A capela, separada, de estilo rococó, tem planta longitudinal, e fachada principal de pilastras integrando coluna central nos cunhais, terminando em cornija contracurvada encimada por espaldar recortado, com cornija, coroado por fogaréus e cruz central; é rasgada por portal de verga abatida de moldura côncava terminada em espaldar alteado e recortado com concheados, encimado por óculo quadrilobado envolvido por motivos fitomórficos e concheados e entre duas pequenas janelas.

PictographMonument Altitude 867 ft
Photo ofMonumento à vinha (Encambalados, S. M. Penaguião) Photo ofMonumento à vinha (Encambalados, S. M. Penaguião) Photo ofMonumento à vinha (Encambalados, S. M. Penaguião)

Monumento à vinha (Encambalados, S. M. Penaguião)

• Photo of Aiguille du Midi
    Aiguille du Midi Nov 18, 2023

Trilho muito bonito, pois é sempre um prazer caminhar entre vinhas com as cores outonais. Mesmo com a chuva que foi caindo, a beleza esteve sempre presente. Gostei, abraço!

• Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Nov 18, 2023

Alô, Aiguille du Midi, obrigado pela excelente avaliação e comentário ao trilho. Caminhar pelo Douro no outono é mesmo um prazer para os olhos! Abraço.

• Photo of _BIO_RAIA_
    _BIO_RAIA_ Nov 19, 2023

O Douro, sempre bonito. Recordo-me de ter iniciado aí, em Santa Marta, uma caminhada que terminou na Régua, faz já uns bons anos. Boas recordações, abraço!

• Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Nov 19, 2023

Verdade, _BIO_RAIA_, faz uns bons anos que fizemos essa caminhada, fazia parte de uma prova de Trail... acabamos na Casa do Douro a comer e a beber, bem bom!! Abraço