PR6 Sever do Vouga 'Trilho dos Amiais'

Photo ofPR6 Sever do Vouga 'Trilho dos Amiais' Photo ofPR6 Sever do Vouga 'Trilho dos Amiais' Photo ofPR6 Sever do Vouga 'Trilho dos Amiais'

April 22, 2018
April 2018

near Couto de Baixo, Aveiro (Portugal)

Para uma manhã de domingo decidi realizar um pequeno trilho no Vale do Vouga, este trilho com cerca de 7 km, apesar de ser um PR fácil tem algumas subidas acentuadas principalmente se o realizarem no sentido contrário aos ponteiros do relógio, sentido que segui.
Com inicio junto à Igreja de Couto de Esteves seguimos através de pequenos caminhos agrícolas por entre as diversas terras de cultivo até à estrada de asfalto. Após chegar à estrada seguimos a mesma durante cerca de 700mt, para sair à direita e apanhar um caminho de floresta que nos leva até ao Rio Gresso, zona onde se encontram alguns moinhos abandonados. Após passagem pelo Rio subimos até à povoação de Vilarinho, já muito perto da barragem de Ribeiradio, desta povoação descemos novamente até ao Rio Gresso, local onde existiu alguma dificuldade para passar derivado à queda de uma árvore que obstruía o caminho, depois seguimos em direcção à aldeia dos Amiais e que dá o nome a este trilho. Esta aldeia, junto às águas da barragem e muito bem recuperada, realce para a eira comunitária com os diversos espigueiros que outrora serviram toda a comunidade.
Após visita a aldeia era hora de subir, esta subida com passagem por um bosque de carvalhos e uma ribeira leva-nos à aldeia de Couto de Baixo, após atravessar as diversas ruas da aldeia seguimos através das terras de cultivo até ao ponto inicial do percurso no lugar de Couto de Esteves.
Percurso curto, fácil mas com locais de muito interesse para ser realizado em dias de sol derivado à muita sombra existente .
As marcações existem mas aconselho sempre ao uso do GPS, até porque algumas são pouco visíveis. De salientar, que existem algumas zonas onde a passagem pelas ribeiras pode ter alguma dificuldade podemos ter que molhar os pés.
Existem partes do troço que requerem alguma manutenção com árvores a impedir a passagem.

• Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes May 12, 2019

Obrigado pela partilha, Carlos Pinto! É um trilho muito bonito e excelente para realizar em dias de calor, pois tem muita sombra. Eu fi-lo de tarde, num dia de calor, depois de ter percorrido de manhã o PR10, Trilho do Gresso que, infelizmente, me decepcionou bastante! Ressalvo como exceção o pequeno troço junto às cascatas e as levadas!! No entanto, o PR6 compensou a deslocação a esta região! Voltarei lá, mas dessa vez para conciliar este PR6 com um dos outros dois PRs que também cruzam Couto de Esteves: PR7 ou PR8. Mais uma vez, obrigado pela informação disponibilizada e continuação de boas caminhadas!!!

• Photo of CarlosPinto
    CarlosPinto May 13, 2019

Tudo bem João Fernandes. Este trilho é curto mas é o mais interessante dos que cruzam Couto de Esteves, já realizei o PR8 e tirando a Anta de Cerqueira e a levada junto do Rio Gresso (esta parte bastante agradável em dias de calor), o resto é pouco interessante. Quanto ao PR7 Trilho da Agualva ainda não o fiz mas será para breve. Boas caminhadas.

• Photo of Os Pés do Caminho
    Os Pés do Caminho May 26, 2019

O trilho que mais gostei em Sever. Bonito e agradável. Recomendável.

• Photo of evieira geocaching
    evieira geocaching Feb 14, 2022

Eu fiz este trilho ontem, notei que o pr ja nao esta original sofreu uma alteração, esta muito bem marcado