Pr6 Rota do Vale Glaciar

February 8, 2020
February 2020

near Manteigas, Guarda (Portugal)

Local: Serra da Estrela
Nível de dificuldade: Moderado a dificil (se for a subir)
Extensão: 17,5 km
Tipo de percurso: Linear e sinalizado
Inicio/Fim do percurso: Manteigas/Torre

Melhor altura para ir: Ter atenção nas alturas de muito calor pois o trilho é exposto e maior cuidado quando está nevoeiro.

Este percurso é linear e tem uma distancia de 17,5 km com destaque para o Vale Glaciar do Zêzere. Para quem não sabe, um vale glaciar tem uma forma de "U" e é resultante de um trabalho de erosão do gelo que antes ocupava o vale, com o seu peso e descida lenta transforma então um vale em forma de "U".
Eu fiz este percurso a subir pois para mim é mais desafiante, começando em Manteigas vamos então fazer uma subida constante pelo vale num estradão sempre com vista para este lindo vale com as suas encostas íngremes verdes, com algumas cascatas nas suas paredes (pelo menos no inverno tem, no verão não sei se corre) e acompanhados pelo rio Zêzere. Pelo caminho vamos vendo também alguma presença do homem, algumas casinhas rusticas com os seus prados para as suas atividades de pastoreiro e agricultura.
Para trás deixamos Manteigas e começamos a ver no horizonte o aglomerado rochoso onde se situa em baixo o Covão D´Ametade e por cima os Cântaros Magro, Gordo e Raso. É uma pena o trilho não continuar pelo vale e fazer a subida perto do Covão D´Ametade (não sei a razão) mas temos que sair do vale e caminhar um pouco pela estrada até chegar lá. Chegando ao Covão D´Ametade aproveitamos para descansar um pouco e comer qualquer coisa para ganhar energias para a restante subida mas como havia muitos turistas por ali o descanso foi rápido....
Depois do descanso fazemo-nos de novo á estrada até chegar a um desvio á direita que sobe para um bosque que nos guia até á Nave de Santo António, um enorme prado com vegetação baixa e cheio de riachos e no meio tem a capela de Santo António da Argenteira e um fontanário.
Após a travessia do Prado (nesta parte enganei-me pois o tabela do percurso não sei se com o vento mexeu-se indicava para outra zona e fui dar a estrada por cima) , temos que atravessar a estrada para chegar ao próximo trilho (e super interessante). Eu digo interessante pois é um trilho tipo incas, o trilho do major, um caminho com pedras, estreito com as suas encostas íngremes...brutal =D , nesta parte podemos observar o Covão do Ferro com a sua lagoa. Saindo deste trilho mais uma vez saltamos para a estrada até chegar ao Covão do Boi onde tem uma obra de arte religiosa, a Senhora da Boa Estrela, uma escultura incrustada na rocha e muito bem feita.~
A partir dai só falta 1 km para chegar até á torre, sempre a subir por um trilho e sempre de olhos abertos para conseguirem ver as cores da sinalização nas rochas caso estiver nevoeiro.
Quando chegarem á torre celebrem como eu celebrei, chegaram ao ponto mais alto de Portugal Continental!!! Parabéns!!!

• Photo of Paulo Matos Ferreira
    Paulo Matos Ferreira May 18, 2020

" trilho tipo incas" é o trilho do major.

• Photo of rapariga caminhante
    rapariga caminhante May 18, 2020

Obrigada pela informação 🤗

• Photo of Peter Klein Bosch
    Peter Klein Bosch Jul 3, 2020

Que fixe haver fotos!!!

• Fernando Cardoso Nature Walkers Aug 22, 2020

Paisagem fabulosa.
    Fiz no verão com céu descoberto a subir.
    A zona dos calhaus com caminho estreito e numa encosta íngreme foi um desafio superado mas com muita adrenalina.
    Pena que não se siga sempre pelo vale até ao Covão da Ametade em vez de fazer o desvio pela estrada.
    Top

• Photo of pedrobsg
    pedrobsg Nov 3, 2020

Boa noite.
    Vi o seu vídeo no Youtube e também a sua descrição do que foi fazer esta Rota. Eu já a fiz desde o Covão da Ametade até Manteigas e depois até Vale de Amoreira na GR do Zêzere e apanhei muita vegetação num troço logo depois de sair do alcatrão, ainda perto do Covão da Ametade. Como está agora? Ainda tem muita vegetação?
    Com os melhores cumprimentos
    Pedro Silva

• Photo of rapariga caminhante
    rapariga caminhante Nov 3, 2020

Olá, eu quando fiz estava o carreiro limpo, apanhei o trilho numa altura que foi limpo, agora não sei... Já passou uns mesitos

• Photo of martasag
    martasag May 21, 2021

O trilho do major não é próprio para pessoas com vertigens :D, mas tirando esse pequeno pormenor e vencidos os medos, esta rota é fabulosa!

• Photo of joao j fonseca