PR6 - Rota do Solar (Bertiandos - Ponte de Lima) 03-06-2021

Photo ofPR6 - Rota do Solar (Bertiandos - Ponte de Lima) 03-06-2021 Photo ofPR6 - Rota do Solar (Bertiandos - Ponte de Lima) 03-06-2021 Photo ofPR6 - Rota do Solar (Bertiandos - Ponte de Lima) 03-06-2021

June 3, 2021
June 2021

near Cárcua, Viana do Castelo (Portugal)

Este percurso desenrola-se nas freguesias de Bertiandos, São Pedro d'Arcos e Sá (concelho de Ponte de Lima).

É um percurso que, em parte, explora a Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d'Arcos (PPLBSPA). A flora e fauna desta Área Protegida é um dos pontos de interesse que nos propõem em vários passeios por percursos e rotas aqui implementados. Para este percurso PR6 está disponível uma descrição e um folheto.
O meio natural em que se insere esta Paisagem Protegida é gerado por um microclima em que o Rio Estorãos passa por esta zona muito plana, entre as encostas das Serras d'Arga e de Cabração e as margens do Rio Lima.
Em redor da PPLBSPA a presença humana ganha preponderância e temos a oportunidade de contactar com a atmosfera rural e o traço rústico das localidades em volta da Paisagem Protegida. O Solar de Bertiandos e a capela do Senhor da Saúde sobressaem por entre o cenário agrícola que encontramos nos muitos campos de cultivo (veigas), complementando o leque de pontos de interesse deste agradável trilho.
O registo global deste trilho são os dois ambientes bem distintos que nos convida a conhecer: o passeio pelo coração da Paisagem Protegida, com o contacto com o ambiente quase natural e pouco perturbado pela acção humana; o ambiente rural das povoações de Bertiandos e Sá, fruto da presença humana continuada, com os seus registos históricos e religiosos.

O percurso inicia-se junto da Ponte de Esteiro, a curta distância da "Porta de Bertiandos" desta Paisagem Protegida (facilmente acessível com qualquer meio de transporte).

Este percurso PR6 tem declives ligeiros e não há quaisquer obstáculos a ultrapassar.
Noto que a sequência do percurso apresentada na descrição considera o Centro de Interpretação Ambiental como ponto de partida. O que aqui publico está de acordo com o traçado proposto no mapa que encontramos no folheto, assim como a sinalização implementada no terreno.
Na maior parte do percurso encontramos sombras apenas de forma intermitente, pelo que existe alguma exposição solar.

O percurso está sinalizado de forma razoável, no sentido dos ponteiros do relógio. Na zona abrangida pela Paisagem Protegida existe informação clara nas bifurcações e entroncamentos para que se consiga distinguir este trilho do dos restantes percursos, uma vez que partilha partes do seu traçado com o PR1, PR2, PR3, PR4 e PR5. Na zona de povoação existem alguns pontos sem sinalização, pelo que o percorrer do trilho sem GPS ou outro tipo de preparação pode originar alguns aborrecimentos.
Quem decida fazer um planeamento mais cuidado pode combinar este percurso com alguns dos outros que enumerei, estendendo a distância percorrida e os cantos e recantos que pode visitar nesta agradável área protegida e área envolvente.

Boas caminhadas.

PictographBirding spot Altitude 214 ft

PictographBirding spot Altitude 213 ft

Rio

Rio Estorãos

Lagoa do Mimoso (Bertiandos)