Activity

PR6: Rio Marão - Amarante

Download

Trail photos

Photo ofPR6: Rio Marão - Amarante Photo ofPR6: Rio Marão - Amarante Photo ofPR6: Rio Marão - Amarante

Author

Trail stats

Distance
8.82 mi
Elevation gain
1,867 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,867 ft
Max elevation
2,997 ft
TrailRank 
35 4.3
Min elevation
1,463 ft
Trail type
Loop
Moving time
3 hours 47 minutes
Time
5 hours 40 minutes
Coordinates
10494
Uploaded
March 20, 2021
Recorded
March 2021
  • Rating

  •   4.3 1 review
Be the first to clap
1 comment
Share

near Anciães, Porto (Portugal)

Viewed 244 times, downloaded 8 times

Trail photos

Photo ofPR6: Rio Marão - Amarante Photo ofPR6: Rio Marão - Amarante Photo ofPR6: Rio Marão - Amarante

Itinerary description

Trilho PR6 – Amarante
Este trilho que mostra todo o esplendor da Serra do Marão, inicia-se na aldeia de Eido.
Subindo a serra, podemos acompanhar a enorme obra de engenharia que são o IP4, A4 e o túnel do Marão.
Seguindo a margem do Rio Marão, no meio do bosque centenário de Bétulas, nos locais mais húmidos, Pinho de Riga, Carvalhos e Cedros Centenários.
Este bosque tem origem no plano de florestação do Estado Novo que retirou os baldios da posse comunitária e acabando com a economia de pastoreio na Serra do Marão, com muita repressão à mistura que incluía a prisão do pastor e rebanho.
Na altura dizia-se: “o Marão não dá palha nem dá grão” frase que foi alterada depois da intensa florestação para “O Marão não dá palha, mas já dá grão”
Esta subida pelo “bosque encantado” termina na degradada, mas lindíssima casa do Guarda Florestal do Alto Espinho e na antiga exploração das Águas do Marão.
No estradão tive um encontro inesperado com um lobo, que tendo o vento em sentido contrário não se apercebeu da minha aproximação. Quando sentiu que tinha companhia, fitou-me por segundos e procurou proteção no mato, só por este encontro a caminhada valeu a pena.
Continuando a caminhada pelo meio de bosques, com vistas deslumbrantes, no cimo do Marão a uma altitude aproximada de 900mts, inicia-se a descida até as abandonadas minas de volfrâmio do Ramalhoso, passando-se pela entrada da mina, que está aberta, mas não e muito aconselhada a entrada pois alem da “chuva”, não sabemos o estado das galerias.
As instalações abandonadas da mina, com um riacho de águas cristalinas, estão a ser de novo tomadas pela natureza, criando a estranha sensação de estarmos numa pequena aldeia fantasma.
Segue-se uma levada encantadora, que serpenteia pelo meio da diversidade florestal, feita em Lages de Xisto, que se destina a providenciar a água que alimenta os Viveiros de Trutas do Torno, destinados ao repovoamento de rios com a selvagem Truta Salmo Fario.
Seguem as aldeias de Coval, Peso até chegar de novo a Eido, encontrando-se já um pouco descaracterizadas estas aldeias, mantem habitantes simpáticos e ainda se vem telhados tradicionais de lousa e algumas casas com a traça original.
O trilho é de dificuldade moderada pela subida inicial, tem uma grande variedade de paisagens e caminhos todos em bom estado, está muitíssimo bem cuidado, com excelente sinalização e indicações dos pontos de interesse, mostrando uma visão pelo turismo ecológico e a justificar uma visita.

Comments  (1)

  • Photo of ritafp
    ritafp Aug 3, 2021

    I have followed this trail  verified  View more

    Paisagem muito variada e zonas lindíssimas .

You can or this trail