PR6 Rio Marão

September 12, 2021
September 2021

•   5 2 Reviews

near Anciães, Porto (Portugal)

Local: Ansiães
Nível de dificuldade: Moderado
Extensão: 14,3km
Tipo de percurso: Circular e sinalizado
Inicio/Fim do percurso: Junto ao café da Pinha (Coordenadas 41°14'55.1"N 7°57'14.9"W)

Melhor altura para ir: Recomendável fazer todo o ano, ter atenção aos dias de maior calor.

Já tinha este percurso na lista já há uns dois anos e só em setembro de 2021 é que tive oportunidade de o fazer!! Estava com as expectativas altas sobre este percurso e depois de o fazer sim vale a pena fazer, é um trilho muito bonito. Só tenho pena de não ter visto água a correr na levada Portanto acho que é mais bonito fazer na primavera/Outono.

Começando no lugar Eido iremos percorrer pelas ruas passando também pelos lugares Peso e Coval durante 1,3km a subir até entrar num estradão de terra batida.

O percurso segue subindo por carreiros atravessando bosques até chegar aos viveiros de trutas do Marão.

De seguida iremos acompanhar uma levada de água até chegar às Minas do Ramalhoso. Depois das minas termina assim a subida e iremos percorrer um caminho florestal em direção à casa de Guarda Florestal do Alto do Espinho.

Durante esta parte temos uma zona mais exposta com uma paisagem lindíssima sobre o vale do rio Marão, uma gruta, ou seja uma mina, do qual podemos observar mas com cuidado e um pequeno túnel que atravessa uma rocha.

Depois da casa florestal iremos descer até entrar numa linda floresta centenária super verdejante e de seguida entramos por caminhos antigos até chegar ao túnel do Marão onde passa a A4.

A partir deste ponto a paisagem começa a ser mais rural onde podemos observar campos agrícolas.

Já faltando 1 km para terminar este percurso resta-nos ainda atravessar a ponte medieval de Val Baralha e chegar a Eido onde começamos inicialmente o percurso.

• Photo of STrilhos
    STrilhos Feb 6, 2022

Trilho a não perder com excelentes paisagens e vário Pontos interessantes.
    Gostei particularmente da Floresta Centenária.
    É uma pena ver a Casa Florestal em adiantado estado de degradação.

• Photo of pedro e castro
    pedro e castro Mar 6, 2022

Desculpa mas posso perguntar se fizes te o trilho oficial apenas (PR6) ou fizes te algum desvio?

• Photo of rapariga caminhante
    rapariga caminhante Mar 6, 2022

Olá olá trilho oficial Pedro e Castro

• Photo of pedro e castro
    pedro e castro Mar 6, 2022

Ah ok parece lindíssimo. Gostava de te pedir algumas sugestões, não sei se tens insta ou face onde possamos falar?

• Photo of rapariga caminhante
    rapariga caminhante Mar 6, 2022

Sim tenho insta , o nome é igual rapariga caminhante