PR6 AVV - Trilho do Glaciar e do Alto Vez

Photo ofPR6 AVV - Trilho do Glaciar e do Alto Vez Photo ofPR6 AVV - Trilho do Glaciar e do Alto Vez Photo ofPR6 AVV - Trilho do Glaciar e do Alto Vez

January 31, 2017
January 2017

near Porta Cova, Viana do Castelo (Portugal)

Este trilho está implementado na freguesia do Sistelo, concelho de Arcos de Valdevez, e leva-nos a visitar um bonito troço da margem esquerda do Rio Vez, nas encostas da Serra da Peneda. Inicia-se na localidade de Porta Cova e vai subindo para nascente por entre um fantástico cenário de terrenos agrícolas em socalcos, bonitos bosques de carvalhos, algumas zonas de montanha mais nua e exemplares bastante genuinos de brandas.
Trata-se de uma viagem no tempo que nos é oferecida desde que se abandona a "civilização" e nos aproximamos das origens do Rio Vez e do seu antigo circo claciar.
A actividade humana de agricultura de subsistência está sempre presente e podemos contemplar uma mistura de cenários de natureza milenar moldados pela acção secular das gentes desta terra agreste.

Podemos encontrar documentação relativa a este percurso na WalkingPortugal, onde está disponível um folheto em pdf que podemos descarregar.

Cerca de 50 metros depois do início do trilho surge a interligação deste com outros dois:
- A Rota Temática dos Peregrinos e Romeiros da Peneda - Rota do sistelo, que ao km 6,0 (na Branda do Furado) prossegue para a Branda d'Aveleira.
- A GR AVV - Travessia das Serras Peneda e Soajo, que ao km 6,4 (na fonte dos Lameirões) prossegue para a Branda do Real.

O trilho está sinalizado, mas encontramos muitos pontos em que a falta de marcações nos obriga a recorrer a mapas ou gps para se prosseguir no trilho.
A cobertura florestal existe apenas em parte do trilho, pelo que existe alguma exposição solar.
Assim, considero a Dificuldade Técnica como "Moderada".

Boas Caminhadas!

PictographCar park Altitude 0 ft

Início. Estacionamento.

GR1 AVV - Travessia das Serras da Peneda e Soajo. PR1 AVV - Rota do Sistelo (Romeiros da Peneda).

Rio de Porta Cova

Porta Cova

Bifurcação. Interligação com o PR10 AVV - Rota de Montanha entre Brandas.

PictographBridge Altitude 0 ft

Pontelha

Branda de Pardelhas

Penedo do Valbom

Sinalização da "Branda do Furado"

PictographDoor Altitude 0 ft

Cancela

Branda do Furado

PictographDoor Altitude 0 ft

Cancela

Interligação com o PR1 AVV - Rota do Sistelo (Romeiros da Peneda)

PictographFountain Altitude 0 ft
Photo ofFonte de Lameirões. Interligação com a GR1 AVV - Travessia das Serras da Peneda e Soajo Photo ofFonte de Lameirões. Interligação com a GR1 AVV - Travessia das Serras da Peneda e Soajo Photo ofFonte de Lameirões. Interligação com a GR1 AVV - Travessia das Serras da Peneda e Soajo

Ribeira

Cortelha

• Photo of rooth
    rooth Nov 29, 2018

Vanaf de top naar beneden ( looprichting rechtsom) even verdwaald. Zie mijn route.
    Verder prima route, prachtig

• Photo of Spor7billy
    Spor7billy Jan 1, 2022

Com alguma dificuldade física, quer pelo relevo, quer pelo vento, mas compensada inteiramente pela paisagem...