PNPG - PR6 AVV: Trilho do Glaciar e do Alto Vez

Photo ofPNPG - PR6 AVV: Trilho do Glaciar e do Alto Vez Photo ofPNPG - PR6 AVV: Trilho do Glaciar e do Alto Vez Photo ofPNPG - PR6 AVV: Trilho do Glaciar e do Alto Vez

6 hours
August 31, 2022
August 2022

near Porta Cova, Viana do Castelo (Portugal)

O percurso aqui partilhado pode conter erros de GPS ou eventualmente passar por propriedades privadas, ou mesmo através de corta mato e ter passagens por locais que podem ser perigosos para os menos experientes. A descrição do percurso é efetuada à data da sua realização, pelo que se deve ter em atenção que as condições do trilho podem facilmente vir a alterar-se, quer pelas condições meteorológicas, quer por mudança da vegetação, quer por outros fatores inimputáveis à minha vontade. O grau de dificuldade e as condições técnicas atribuídas é baseado na minha experiência pessoal e apenas serve de referência, pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência ou utilização do percurso aqui disponibilizado.

PAISAGEM CULTURAL DE SISTELO (ALDEIAS DE PORTA COVA, PADRÃO E PAÇO)

VALE GLACIAR DO ALTO VEZ (BRANDAS DE SANTO ANTÓNIO AVELEIRA E FURADO)

- De regresso a terras de Sistelo, desta feita para percorrer um dos trilhos clássicos desta região, um percurso circular com marcações, com início e fim no largo de estacionamento à entrada da aldeia de Porta Cova, na freguesia de Sistelo; (oficial);
- Decorre a meia encosta pelo vale Glaciar do Alto Vez, na serra da Peneda, por calçadas e caminhos rurais, com um pequeno troço inicial (e final) linear. Posteriormente, o percurso segue no sentido dos ponteiros do relógio, numa gradual ascensão até à Branda do Furado, no extremo do trilho. Daí retorna ao início, continuando sempre a meia encosta;
- Ao longo do trilho passa-se por vários pontos de interesse, nomeadamente as Brandas de Pardelhas, Furado, Porta Cuco, Lapinheira e Crastibô, vários miradouros naturais, a fonte de Lameirões, vários Cortelhos / Cardenhas típicos desta região e as paisagens sempre deslumbrantes sobre todo o Vale Glaciar do Vez;
- Este percurso está bem marcado nos dois sentidos pelo que o uso de GPS é facultativo (embora considere que é sempre uma ajuda extra e preciosa);
- Misto de caminhos rurais de terra e calçadas de laje;
- Trilho com características moderadas, tendo em conta a longa subida, ainda que gradual. Não é um trilho muito longo, nem tão pouco é um percurso complexo, mas é necessária a capacidade física suficiente para vencer uma longa e gradual subida e idêntica distância a descer. Se chover, com vento e neblina, as dificuldades serão então acrescidas. Botas e bastões são essenciais;
- Do ponto de vista paisagístico é um trilho belíssimo, bem desenhado, que dá a conhecer o impressionante vale glaciar do Alto Vez e a majestosa serra da Peneda. Embora tenha alguma sombra, em dias mais quentes pode ser problemático, pelo que será fundamental ter em consideração a respetiva proteção e provisão de água;
- No seu todo é um percurso muito, muito bonito, que percorre ancestrais calçadas de laje (testemunho físico das dificuldades de quem aqui viveu e ainda vive), com vistas panorâmicas de excelência sobre as encostas da serra da Peneda, com passagem por várias Brandas e que no outono e na primavera adquire uma beleza extra. Recomendado!

CALÇADA DE LAJE (PORTA COVA)

Outros percursos realizados nesta região:
PNPG - Rota entre Brandas da Peneda (parcialmente encurtada)
PNPG - Das Brandas de Sistelo ao Caminho dos Mortos
PNPG - Trilho da Costa da Ponte
PNPG - Trilho do Cabreiro
Ecovia do Vez (parcial): de Sistelo aos Arcos de Valdevez

- PR6 AVV - TRILHO DO GLACIAR E DO ALTO VEZ
O Trilho do Glaciar e do Alto Vez é um percurso pedestre denominado de Pequena Rota (PR), cuja marcação e sinalização cumprem as directrizes internacionais.
Este percurso localiza-se na vertente norte da Serra da Peneda, no extremo noroeste do concelho de montanha de Arcos de Valdevez e envolve o território da freguesia de Sistelo, percorrendo parte do lugar de Porta Cova. Partindo do local de estacionamento junto à pitoresca aldeia, seguimos pela estrada até ao rio com o mesmo nome. À medida que caminhamos, vamos observando diversos elementos paisagísticos de singular beleza que contribuem para o enriquecimento patrimonial desta região de montanha. Destaca-se o monumental complexo, agro-silvo-pastoril constituído pelos núcleos habitacionais, socalcos, regadios, espigueiros, eiras e calçadas, um dos mais importantes de toda a Europa. Percorrendo o carreteiro, assim designado por aí passarem os carros de bois, podemos observar as estranhas formas geológicas dos blocos graníticos que envolvem a paisagem -o trilho e toda a sua envolvente são ocupados por dois tipos de rochas graníticas: o Granito da Serra Amarela e o Granito de Extremo. Pouco-a-pouco, entramos no Vale Glaciar da Serra da Peneda. Por este, passou um antigo glaciar, extinto há milhares de anos, que foi formado por enormes massas de gelo, que por gravidade se deslocavam lentamente, moldando a superfície da montanha, formando os característicos vales em U. Os materiais arrastados pelo glaciar acumulavam-se em depósitos alinhados designados por moreias. Maioritariamente na margem direita do Rio Vez, com uma aparência facetada e polida, os blocos erráticos destacam-se na paisagem, grandes blocos graníticos arrastados e depositados pelo glaciar ao longo do seu percurso. O riquíssimo e diversificado número de vestígios geomorfológicos do Período Glaciar, aqui existentes contribuiram para a formação duma paisagem única e de beleza ímpar. Depois de passarmos a Branda do Furado, onde é possível observar xistos, rochas metassedimentares, continuamos a subir pelo caminho lajeado, para chegarmos à Chã, onde podemos observar uma vasta área da paisagem alto minhota. Passado algum tempo, alcançamos um complexo de brandas de cultivo – Branda Outeiro Gordo, Branda Costa do Salgueiro e a Branda da Lapinheira -, constituídas por pequenos conjuntos de edificações dispersas e pequenos campos, para seguirmos ao encontro da Branda de Crastibô, também de cultivo. Esta branda, hoje praticamente abandonada, encontra-se num espaço de singular beleza, rodeada por pastagens de montanha, constitui um excelente abrigo para homens e animais. Deixando para trás a branda, continuamos a nossa jornada, por um percurso, bordeado por manchas de carvalho-alvarinho (Quercus robur). Por fim reencontramos o lugar de Porta Cova, precisamente o local onde teve início este trilho pelo Glaciar e pelo Alto Vez.
- TIPO DE PERCURSO: circular, de pequena rota
- ÂMBITO DO PERCURSO: paisagístico e natural
- LOCALIZAÇÃO DO PERCURSO: Sistelo, Arcos de Valdevez
- PONTO DE PARTIDA / CHEGADA: Largo de estacionamento (entrada da aldeia), Porta Cova
- DURAÇÃO DO PERCURSO: 04h30
- DISTÂNCIA PERCORRIDA: 12,5 km
- GRAU DE DIFICULDADE: médio
- DESNÍVEL POSITIVO / NEGATIVO: +658m / -658m
- COTA MÍNIMA / MÁXIMA: 517m / 1100m
- ÉPOCA ACONSELHADA: todo o ano

MARIOLA E PANORÂMICA DO VALE DE RIO MOURO

PAISAGEM CULTURAL DE SISTELO (ALDEIA DE PORTA COVA)

- SISTELO
Com cerca de 270 habitantes, a pacata aldeia de Sistelo, no concelho de Arcos de Valdevez, tem vivido dias agitados desde que foi eleita uma das aldeias vencedoras do concurso 7 Maravilhas de Portugal.
Em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, junto à nascente do rio Vez, ergue-se uma magnífica paisagem verde em socalcos que lhe valeu a alcunha de “o pequeno Tibete português”. Os passadiços atraíram muitos turistas até à região, mas foi em 2017 quando a Paisagem Cultural de Sistelo foi reconhecida pelo Presidente da República como Monumento Nacional que a aldeia saiu do anonimato. É a primeira vez que tal classificação é dada a uma aldeia no seu todo, património cultural e natural, que até ao momento era só atribuída ao património edificado.
Como tantas outras aldeias portuguesas, Sistelo também sofre com a desertificação, mas mantém todo o seu caráter tradicional de gente simples que vive da terra. Ao passear pelas ruas vai encontrar o casario típico, ruas com pedras grandes moídas pelos carros de bois, moinhos, lavadouros e espigueiros. Mas há muito mais para ver e apreciar. Deixe-se levar pelos sons da aldeia e passeie pelas ruelas, visite a Igreja Matriz, a Ponte Romana sobre o rio Vez, o moinho recuperado, a Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos e as Capelas de Santo António, de São João Evangelista, da Senhora dos Remédios e da Senhora do Carmo.
Para uma vista panorâmica, não deixe de subir ao miradouro do Chã da Armada para admirar a paisagem de socalcos e montanha. Maravilhe-se com os socalcos de produção agrícola, resultado da ocupação humana e que acabaram por moldar a paisagem. Os socalcos são a prova viva da capacidade de adaptação do Homem às singularidades e adversidades da natureza. Construídos para aumentarem a superfície de cultivo, os socalcos permitem um aproveitamento do solo para a agricultura de subsistência do milho, feijão e batata e pastagem dos animais, principalmente da vaca barrosã e cachena adaptadas ao clima e relevo da região.

- PAISAGEM CULTURAL DE SISTELO
A Paisagem Cultural de Sistelo, no concelho de Arcos de Valdevez, abrange os lugares de Igreja, Padrão e Porta Cova, encastoados entre o troço inicial do rio Vez e a serra da Peneda, e rodados pelos icónicos socalcos do vale fluvial e pelas "brandas" de montanha.
A profunda relação entre as populações desta região e o seu território, denunciadora do carácter agropecuário e familiar da economia local, conduziu à estruturação de uma paisagem única, caracterizada não apenas pelo mosaico de formas de ocupação do solo, mas igualmente pelo domínio de uma arquitetura vernácula centrada no uso do granito, que moldou a feição de habitações, templos, pontes e calçadas.
De remota origem medieval, Sistelo teve desde cedo o seu território organizado pela ação humana. Assim se reservaram as zonas com melhor insolação para os núcleos de espigueiros; a margem do rio para a implantação de moinhos; as distintas altitudes de montanha para os estreitos socalcos e levadas onde se cultiva, desde o século XVI, o milho; e, já perto do topo da serra, as áreas planas de pasto e cultivo para a prática da pastorícia transumante nas cotas mais altas, ainda pontuadas por peculiares abrigos e currais.
A Paisagem Cultural de Sistelo é, desta forma, composta por um espaço natural de superior qualidade paisagística, natural e ambiental, ao qual se soma um notável património etnográfico e histórico cuja preservação e autenticidade é fundamental garantir, sobretudo quando são reconhecíveis as ameaças que enfrentam as economias tradicionais e a organização do mundo rural.

RUÍNAS NA BRANDA DE CRASTIBÔ (PORMENOR DO PERCURSO)

CORTELHO OU CARDENHA (BRANDA DE CRASTIBÔ)

- SERRA DA PENEDA
Situada no sistema montanhoso Peneda-Gerês, no Parque Nacional da Peneda Gerês, a Serra da Peneda é uma das maiores elevações em Portugal, elevando-se à quota máxima de 1.314 metros de altitude.
Composta por um conjunto vasto de montanhas, das quais se destacam os 6 pontos mais elevados (ordenados por cotas) acima dos 1.000 metros de altitude: o Outeiro Alvo a 1.314 metros, o Fojo/Alto da Costa a 1.290 metros, a Penameda a 1.268 metros, a Aguieira/Chá da Matança a 1.215 metros, o Couto do Osso a 1.184 metros e o Vido a 1.175 metros.
Na área envolvente situam-se as Serras do Laboreiro, do Soajo e a Amarela. A região é dominada predominantemente por uma paisagem granítica, onde também podemos encontrar o Azevinho, o Carvalho, o Pinheiro, o Medronheiro e diversas espécies de arbustos como as Urzes e as Giestas. Os Riachos trilham desfiladeiros das montanhas. As margens da Barragem do Lindoso emprestam aquela zona, uma beleza rara e única.
As Aves de Rapina (a Águia Real, a Águia de Asas Redondas, o Mocho, a Coruja, o Falcão, o Gavião, o Milhafre), o Lobo Ibérico, o Gato Bravo, a Raposa, o Esquilo Vermelho, o Texugo, a Corça, a Cabra Montês, o Javali, a Perdiz, a Galinhola, o Coelho, a Lebre, o Pombo Bravo, a Lontra e tantos outros, fazem parte do vasto conjunto de animais que habitam nesta região.

PANORÂMICA DA SERRA DA PENEDA E VALE DE RIO MOURO

PictographBridge Altitude 1,708 ft

Ponte sobre ribeiro de Porta Cova

Porta Cova

Porta Cova é uma aldeia da encosta oeste da serra da Peneda, pertence à freguesia de Sistelo, concelho de Arcos de Valdevez. Os habitantes destas aldeias (Porta Cova, Padrão e Sistelo), necessitados de terrenos de cultivo neste reduto enfiado entre ladeiras, retalharam-nas em socalcos. Criaram tantos e tão seguidos que, sem consciência do facto, moldaram estas terras à imagem de outras asiáticas bem conhecidas (Vietname, China, Indonésia e Filipinas), levando a que popularmente estas ficassem conhecidas como sendo o pequeno "Tibete" português. É um monumental complexo, agro-silvo-pastoril, constituído por núcleos habitacionais, socalcos, regadios, espigueiros, eiras e calçadas, e é um dos mais importantes de toda a Europa. O contraste entre estes patamares verdejantes e as encostas rochosas e inóspitas proporcionam um cenário singular, único e deslumbrante.

Paisagem Cultural de Sistelo

Panorâmica dos socalcos de Padrão (esquerda) e Paço (direita).

PictographBridge Altitude 2,400 ft

Pontelha (linha de água)

Panorâmica da Serra da Peneda

Branda de Pardelhas

Calçada de laje

Linha de água

Branda do Furado

As Brandas de Gado das serras da Peneda e Soajo, situadas no concelho de Arcos de Valdevez, são um dos elementos que representam a simbiose entre o Homem e a Natureza. São locais de permanência estival, correspondendo a áreas de pastoreio em altitude, que contemplam pequenas construções para abrigo dos pastores, denominadas por cortelhos, destacando-se ainda as bezerreiras (cercas para o gado) anexas e zonas de pasto (com herbáceas e matos). A utilização destes espaços distingue-se dos da região vizinha de Castro Laboreiro, onde ocorre, no período de verão, uma transumância completa de toda a família, da inverneira para a branda. O local de edificação das brandas seguiu critérios comuns: todas têm disponibilidade de água, de pastagem espontânea, de proteção e boa exposição solar. Os cortelhos e bezerreiras enquadram-se no substrato granítico e utilizam os recursos locais sem afeiçoamento, designadamente lajes e blocos tabulares. Este é um património essencialmente cultural mas com ligações evidentes ao contexto geomorfológico.

Photo ofPanorâmica do Vale Glaciar do Alto Vez Photo ofPanorâmica do Vale Glaciar do Alto Vez Photo ofPanorâmica do Vale Glaciar do Alto Vez

Panorâmica do Vale Glaciar do Alto Vez

Neste local pode-se perfeitamente observar os vestígios da glaciação: o vale em forma de U e depósitos de enormes blocos graníticos arrastados pelo glaciar. Por este vale passou um antigo glaciar, extinto há milhares de anos, que foi formado por enormes massas de gelo, que por gravidade se deslocavam lentamente, moldando a superfície da montanha, formando os característicos vales em U. Os materiais arrastados pelo glaciar acumulavam-se em depósitos alinhados designados por moreias. Maioritariamente na margem direita do Rio Vez, com uma aparência facetada e polida, os blocos erráticos destacam-se na paisagem, grandes blocos graníticos arrastados e depositados pelo glaciar ao longo do seu percurso. O riquíssimo e diversificado número de vestígios geomorfológicos do Período Glaciar, aqui existentes contribuiram para a formação duma paisagem única e de beleza ímpar.

Fonte de Lameirões

Miradouro natural

Panorâmica da Branda de Santo António de Vale de Poldros (esquerda), Branda da Aveleira (centro, recuada) e Branda do Furado (primeiro plano).

Miradouro natural da Chã (360º)

Miradouro natural

Photo ofFonte e tanque (Branda de Porta Cuco) Photo ofFonte e tanque (Branda de Porta Cuco) Photo ofFonte e tanque (Branda de Porta Cuco)

Fonte e tanque (Branda de Porta Cuco)

Branda de Porta Cuco

Branda da Lapinheira

Linha de água

Branda de Crastibô

A Branda de Crastibô, uma branda de cultivo, está hoje praticamente abandonada. Encontra-se num espaço de singular beleza, rodeada por pastagens de montanha e constitui um excelente abrigo para homens e animais.

PictographWilderness hut Altitude 2,364 ft

Cortelho ou Cardenha

Cortelho é um recinto, geralmente coberto, uma pequena divisão de um curral onde se recolhe o gado, um lugar onde ficam as crias de cabras ou ovelhas para permitir a recolha do leite das mães. É uma construção rudimentar, feita de granito, onde se abrigavam os brandeiros ou pastores. Os cortelhos existem noutras áreas de montanha, como na Serra Amarela – aqui designados por casarotas – na Serra do Gerês, na Serra da Cabreira e noutros locais da Europa (i.e. Picos da Europa, Pirenéus e Irlanda). No concelho de Arcos de Valdevez este tipo de construção atinge uma quantidade e variedade invulgares, tendo-se estimado um número superior ao milhar. É também referido que foi na Serra da Peneda que encontraram a maior construção em falsa cúpula (cortelho) de Portugal, com 5,5 m de altura.

Levada e linha de água

Levada é a designação que se dá a um canal de irrigação ou aqueduto. Também se chamam levadas aos canais, normalmente de menores dimensões, que levam a água para os moinhos de água.

• Photo of Aiguille du Midi
    Aiguille du Midi Sep 11, 2022

Este trilho é lindíssimo! As paisagens são muito bonitas, as calçadas que se percorrem são um testemunho impressionante da rudeza da vida serrana, o vale glaciar do Alto Vez é imponente, enfim, um excelente trilho para se percorrer e gastar a bateria a registar fotografias! Gostei mesmo muito, do trilho e da excelente companhia. Grande abraço!!

João Marques Fernandes Sep 12, 2022

Obrigado, Aiguille du Midi, pelo comentário e avaliação do trilho.
    A paisagem cultural de Sistelo é, de facto, algo que fica na nossa memória, pois não mais nos esquecemos daquele incrível conjunto de socalcos. Assim como as brandas, com as suas "cardenhas" tão características. É um trilho realmente muito bonito e agradável de se percorrer. Grande abraço!

• Photo of _BIO_RAIA_
    _BIO_RAIA_ Sep 12, 2022

Sistelo é mesmo muito bonito! Acho os socalcos uma paisagem única, parece uma pequena maquete! E este trilho deve ser muito agradável, com muitas calçadas e paisagens fenomenais sobre a serra da Peneda. Muito bom, obrigado pela partilha de informação, abraço!

João Marques Fernandes Sep 12, 2022

Obrigado, _BIO_RAIA_, pelo comentário e avaliação do trilho.
    É de facto um trilho muito bonito. Abraço.

• ClaudiaOliveira Sep 28, 2023

Muito bom trilho, algo difícil no início mas que a paisagem acabou por compensar! Bom treino para os caminhos de Santiago!

João Marques Fernandes Sep 28, 2023

Viva, Claudia Oliveira! Obrigado pela avaliação e comentário que aqui deixou. Este PR é realmente muito bonito e compensa com magnificas paisagens o esforço físico que exige ao longo da subida.
    Votos de que corra tudo bem no Caminho de Santiago. Continuação de ótimas caminhadas!