PR6 AMT - Rio Marão

May 23, 2020
May 2020

near Anciães, Porto (Portugal)

O percurso inicia-se junto ao Café da Pinha, com um pequeno largo, onde se consegue estacionar. Quando chegamos foi impossível encontrar lugar, mas quando terminámos o percurso existiam vários lugares disponíveis.
Assim, decidimos estacionar o carro num pequeno parque de estacionamento, com 36 lugares, perto da Igreja e andar mais 200 metros até ao início do PR6.

Iniciámos o percurso no Sentido 1 (sentido contrário aos ponteiros do relógio), sendo que, para nós, esta primeira parte, mesmo que a subir, é a mais bonita. Inicialmente acompanha a levada durante uma boa parte da subida, passando logo a seguir no posto aquícola com os viveiros de trutas, um dos primeiros pontos de interesse. Não descemos à Fonte da Nascente do Sol devido ao calor que se fazia sentir. Este é um percurso com bastante exposição solar, pelo que se aconselha realizá-lo num dia de temperaturas médias (primavera, outono).

À data, o trilho apresenta-se muito bem assinalado, sem qualquer margem para dúvida, nota-se claramente os locais de passagem, mas nos pontos de interesse assinalados, grande parte das vezes, apesar de ter a placa identificativa (o que seria um ponto positivo), apenas encontramos vegetação (como algumas fotografias podem comprovar).
Poderá estar assim devido à situação difícil pela qual estamos a passar e o Município não ter feito manutenção e limpeza ao terreno recentemente.

Descrição Oficial que se encontra no site oficial da Rota do Românico:
Este percurso pedestre, com 14,3 km, inicia-se no centro do povoado de Ansiães, próximo da sede da Junta de Freguesia. São diversos os pontos de interesse: a Capela de Santo António, os lugares de montanha de Eido, Peso e Coval, o ponto panorâmico do rio Marão, a levada de água, o túnel do Marão, entre outros. Um percurso muito convidativo onde, certamente, se deixará levar pelas vistas deslumbrantes.