Activity

PR5 VLG - Trilho de Pias

Download

Trail photos

Photo ofPR5 VLG - Trilho de Pias Photo ofPR5 VLG - Trilho de Pias Photo ofPR5 VLG - Trilho de Pias

Author

Trail stats

Distance
5.45 mi
Elevation gain
1,125 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
1,125 ft
Max elevation
1,350 ft
TrailRank 
35
Min elevation
298 ft
Trail type
Loop
Moving time
2 hours 4 minutes
Time
3 hours 30 minutes
Coordinates
1520
Uploaded
April 25, 2023
Recorded
April 2023
Share

near São Pedro da Cova, Porto (Portugal)

Viewed 114 times, downloaded 5 times

Trail photos

Photo ofPR5 VLG - Trilho de Pias Photo ofPR5 VLG - Trilho de Pias Photo ofPR5 VLG - Trilho de Pias

Itinerary description

A Paisagem Protegida Regional Parque das Serras do Porto abrange perto de 6000 hectares, ao longo de 6 serras – Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas, e dois vales principais – rios Ferreira e Sousa. Tem um cariz marcadamente periurbano, constituindo, assim, um espaço de proximidade, do qual a população é convidada a usufruir de forma saudável e sustentável.

A Serra de Pias (também conhecida por Serra do Raio) é uma serra portuguesa localizando-se a sudoeste da freguesia de Campo, concelho de Valongo, no limite com a freguesia de Aguiar de Sousa, do concelho de Paredes, sendo a sua área distribuída por estes dois concelhos.

O topónimo Pias ou Pia, este último mais vulgar popularmente, advém do facto de no seu cimo existir uma pequena concavidade escavada na rocha onde se deposita água.[carece de fontes] Em tempos não muito recuados quando havia épocas anormais e prolongadas de seca os habitantes das redondezas, nomeadamente os paroquianos de S. Martinho do Campo, faziam peregrinações ao cimo da serra para pedir chuva a Deus, sendo que, em alguns casos, no regresso a suas casas os romeiros já vinham acompanhados da tão desejada precipitação.[carece de fontes]

Na sua cumeada existe também um pequeno planalto ao qual é dado o nome de Campo de S. Martinho.

As águas das suas encostas correm livremente, ou através de pequenas linhas de água, quer para o rio Ferreira, que passa a Norte, quer para o rio Sousa, que se encontra mais a Sul.

Esta serra possui plantas autóctones, mas nas suas encostas proliferam as plantações industriais de eucaliptos desde há alguns anos.

Desde tempos recuados que do seu subsolo têm sido extraídos minérios como o ouro e o antimónio. Actualmente ainda é extraída ardósia do subsolo do seu sopé localizado, nos lugares de Milhária e Vinhas, na freguesia de Campo.

Esta serra, conjuntamente com as serras de Santa Justa e do Castiçal, esta localizada também no concelho de Gondomar, forma um vasto pulmão verde na área metropolitana do Porto, estando integrada no Parque das Serras do Porto, uma reserva natural que abrange toda esta grande área.

Este é um trilho relativamente simples de se fazer, sem grandes exigências, nos dias de sol poderá ser demasiado exposto, recomenda-se a utilização de calçado adequado. O percurso oficial é linear, aqui decidiu-se tornar num circular.

Aquilo que vamos encontrar predominantemente são os vastos eucaliptais, no topo da serra temos vistas que alcançam as cidades do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Maia.

Não sendo dos mais bonitos ou interessantes de se fazer, para a prática desportiva serve perfeitamente.

Waypoints

PictographBridge Altitude 324 ft
Photo ofPonte de Couce - Rio Ferreira

Ponte de Couce - Rio Ferreira

Uma paisagem abundante e variada impõe-se a Couce, aldeia de Valongo localizada entre duas serras, de Santa Justa e Pias e banhada pelo rio Ferreira. Vale a pena percorrer calmamente os caminhos empedrados deste pequeno aglomerado típico e observar as marcas do passado aqui presentes, como as casas antigas, feitas com blocos de quartzite, proveniente da exploração mineira e de xisto. De notar a particular configuração das paredes, irregulares, por aproveitarem os materiais diretamente da natureza, sem tratamento prévio. Não deixe de passar pela ponte (romana) de Couce e de visitar a capela da aldeia. Palheiros e eiras serviam de apoio às atividades agrícolas do local e eram, ao mesmo tempo, locais de convívio para as populações, enquanto, em gruo, debulhavam o milho. Inspire-se nesta alegria antiga, contorne a aldeia pelo seu lado mais verdejante e fresco, junto ao rio e saiba que em Couce terão habitado romanos e os seus escravos, muitos séculos antes das marcas ainda presentes no local, como as casas muito aglomeradas umas junto às outras, uma forma de defesa das ameaças exteriores, dado o isolamento da povoação. Mas ainda antes, nas serras de Santa Justa e Pias estão referenciados três castros que integram o Parque Paleozóico de Valongo: Alto do Castro; Castro de Pias e Castro de Couce que remetem para povoados primitivos posteriormente ocupados pelos romanos, povo que aqui se terá estabelecido para explorar os minerais existentes no subsolo. Desta presença fica também como herança a lenda das mouras encantadas que se abrigam na serra de Santa Justa e que aqui cozinham nos seus caldeirões quando está nevoeiro.

PictographPanorama Altitude 761 ft
Photo ofMiradouro 1

Miradouro 1

Vista para a serra de Santa Justa com a torre de comunicações no alto. A Serra de Santa Justa está incluída no maciço de Valongo e atinge o seu ponto mais alto a 374 metros. No seu sopé, na margem do rio Ferreira, situa-se a aldeia de Couce. Aqui podemos encontrar vestígios da antiga extração aurífera romana nos fojos e galerias da Serra.

PictographPanorama Altitude 815 ft
Photo ofMIradouro 2

MIradouro 2

Vista para a Serra de Santa Justa

PictographPanorama Altitude 904 ft
Photo ofMIradouro 3

MIradouro 3

Vista para a serra de Santa Justa

PictographPanorama Altitude 1,336 ft
Photo ofMIradouro 3 Photo ofMIradouro 3

MIradouro 3

Vista para as cidades do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Gondomar e Maia

PictographPhoto Altitude 1,321 ft
Photo ofTrono de Pias

Trono de Pias

O Circuito de Contemplação que atravessa as serras de Valongo ao longo de 30 quilómetros tem nos seus miradouros, três tronos romanos. Com elevações entre 350-400 metros acima da linha do mar, será possível usufruir de "vistas magníficas sobre o Porto, Vila Nova de Gaia, Maia e Matosinhos", no lado da faixa costeira, e "de vales e serras" no interior. Em dias de boa visibilidade, poderá até avistar a Serra do Marão, uma das maiores de Portugal Continental, com cerca de 1416 metros de altitude.

PictographMine Altitude 1,294 ft
Photo ofMIna Romana

MIna Romana

Em Valongo, mais precisamente nas suas serras, existe um grande complexo mineiro que continua a ser descoberto e estudado. Muito deste património não esta sinalizado. Tenha cuidado e siga apenas o caminho marcado, não entre neste local o risco de queda e acidentes é grande.

Photo ofPainel Informativo

Painel Informativo

Comments

    You can or this trail