PR5 VLC - Aldeias do Arestal

February 8, 2020
February 2020

•   5 2 Reviews

near Agros, Aveiro (Portugal)

Viewed 1989 times, downloaded 82 times

O percurso aqui partilhado pode conter erros de GPS ou eventualmente passar por propriedades privadas, ou mesmo através de corta mato e ter passagens por locais que podem ser perigosos para os menos experientes. A descrição do percurso é efetuada à data da sua realização, pelo que se deve ter em atenção que as condições do trilho podem facilmente vir a alterar-se, quer pelas condições meteorológicas, quer por mudança da vegetação, quer por outros fatores inimputáveis à minha vontade. O grau de dificuldade e as condições técnicas atribuídas é baseado na minha experiência pessoal e apenas serve de referência, pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência ou utilização do percurso aqui disponibilizado.

- Trilho circular com marcações, com início e fim junto ao talho Confiança, em Cabanes (opcional);
- Decorre por vales, entre paisagens rurais, passando pelas aldeias de Agros, Carvalhal, Arestal, Gestoso, Chã e Cabanes, assim como pelo santuário da Senhora da Saúde e capela de São Tiago;
- Misto de caminhos rurais, calçadas e estradões de terra;
- Trilho fácil e acessível para qualquer pedestrianista, sem declives relevantes;
- Por opção, decidiu-se começar este trilho junto ao Talho Confiança, local altamente recomendável para quem quiser usufruir de uma experiência gastronómica ímpar: neste local pode comprar a carne que pretende comer (arouquesa) e grelha-la no local, num espaço anexo preparado para o efeito. Serão providenciadas as brasas, a toalha de mesa, pratos, talheres e pão. Os acompanhamentos ficam a cargo dos comensais, que podem levar o que entenderem (no local também vendem bebidas, embora estas também possam ser levadas). O resultado é deveras gratificante, pela singularidade do local, assim como pela altíssima qualidade da carne aí vendida (que também pode ser comprada para levar...);
- No seu todo, é um percurso fácil, rápido de se percorrer e que nos dá uma ideia desta região. Em suma, uma boa experiência!

- Talho Confiança: +351 256 402 486 (Cabanes, Junqueira)

__________________________________________________________________________________________

- PR5 VLC - ALDEIAS DO ARESTAL
Este percurso tem início em Gestoso, no Santuário da Senhora da Saúde, dando ligação ao PR2 - À Senhora da Saúde, por caminhos do antigamente. Depois de percorrer o Parque florestal, nas traseiras do Santuário, o percurso dirige-se para leste, na direcção da Capela de S. Tiago, no topo da Serra do Arestal (a 830m). Nesta cumeada encontram-se os concelhos de Vale de Cambra e Sever do Vouga, sendo este um local de culto e convívio para ambas as populações. A área envolvente à capela está dotada de um Parque de Lazer com mesas de piquenique e é daqui que parte um outro percurso pedestre PR1 - Caminhos de S.Tiago (Sever do Vouga). O nosso percurso continua pelo caminho principal, e poucos metros depois da Capela, toma um caminho à esquerda para as aldeias de Folhense, Agros e Cabanes. Aos poucos a paisagem começa a transformar-se, apresentando agora fortes traços de ruralidade, dos quais se destacam os socalcos com hortas domésticas e pequenas aldeias que salpicam a paisagem. Passamos ao lado das aldeias de Folhense e Carvalhal e seguimos para Agros, percorrendo o casario que nos conduz para um caminho rural de ligação a Cabanes. Aí encontramos a EM 552, que rapidamente abandonamos para, metros à frente, a voltar a cruzar e seguir por caminhos rurais para Chã. Desta aldeia ao Santuário da Senhora da Saúde são 2,4km, sempre por caminho florestal, inicialmente a subir, e terminando com uma descida generosa de regresso ao ponto de partida. Percorrer este caminho pode ainda tornar-se numa experiência gastronómica única, pois existem vários restaurantes e tasquinhos na proximidade, onde se pode merendar e também degustar da melhor carne arouquesa. O percurso permite ainda um desvio a um conhecido talho local onde o cliente pode comprar a carne e grelhá-la nas instalações do estabelecimento para consumo na hora. Uma experiência verdadeiramente genuína!

- SERRA DO ARESTAL
Situada a sul de Vale de Cambra, a Serra do Arestal apresenta uma altitude máxima de
830 metros, estendendo-se também ao concelho vizinho de Sever do Vouga. Nesta serra, resistem importantes vestígios megalíticos, e avistam-se paisagens deslumbrantes que incluem o litoral, de Espinho até à serra da Boa Viagem, e o interior montanhoso, da serra de Montemuro até à serra da Estrela. Faz parte do Maciço da Gralheira, juntamente com a Serra da Arada, São Macário e Freita. De acordo com o Inventário Preliminar dos Monumentos Megalíticos da Serra do Arestal, existem na área onde este percurso se desenvolve várias Mamoas (cerca de nove monumentos), no entanto não poderão ser visitadas devido ao seu avançado estado de degradação que inviabiliza a sua visita e interpretação.

Agros

PictographBridge Altitude 2,088 ft

Ponte sobre Ribeira da Chã

Linha de água

PictographReligious site Altitude 2,657 ft

Capela de São Tiago

A Capela de S. Tiago e o Parque de Lazer da Serra do Arestal localizam-se no limite dos concelhos de Vale de Cambra e Sever do Vouga, num local isolado e marcadamente rural. Integrada no muro do adro do lado Oeste observa-se uma pedra afeiçoada colocada na vertical que tem sido interpretada como fragmento de menir. A Norte da capela localiza- se o coreto e o edifício de apoio à festa da capela, em honra de S. Tiago e da Santíssima Trindade, realizada anualmente a 25 de Julho. Na mesma data realiza-se também uma conhecida feira de gado de raça arouquesa. Não são conhecidas ao certo as origens destas celebrações, mas ao que tudo indica serão anteriores à actual capela (séc. XVII), que terá sido construída no local da capela velha. Em 2001 foi concluído o projecto de criação de um Parque de Merendas e de Lazer na área envolvente da capela, pelas Juntas de Freguesia de Junqueira, Dornelas e Rocas do Vouga.

PictographReligious site Altitude 2,256 ft
Photo ofSantuário de Nossa Senhora da Saúde Photo ofSantuário de Nossa Senhora da Saúde Photo ofSantuário de Nossa Senhora da Saúde

Santuário de Nossa Senhora da Saúde

O Santuário de Nossa Senhora da Saúde da Serra, situado em Gestoso, no alto de Castelões, num ambiente florestal aprazível, é um dos mais importantes santuários de devoção mariana do distrito de Aveiro. Espaço sagrado visível pelos pescadores e mareantes, que a Ela recorriam para se orientarem no mar e em momentos de perigo e aflição não admira que a devoção à Senhora da Saúde da Serra se encontra bastante difundida no litoral. Ponto de encontro das gentes do litoral com os povos serranos, de muitos romeiros que dos mais variados sítios aqui vinham cumprir as suas promessas, a fama desta romaria é atestado nas muitas músicas do folclore regional que a invocam. Dos três dias de festejos – 13, 14 e 15 de Agosto - onde se mistura o sagrado e o profano, os primeiros dois são por tradição dirigidos aos romeiros de longe, sendo o dia 15 destinado maioritariamente à participação das gentes de Cambra e redondezas.

Chã

PictographReligious site Altitude 2,478 ft

Capela de S. João Baptista

PictographProvisioning Altitude 2,524 ft

Talho Confiança

• Photo of zetoalves
    zetoalves Feb 12, 2020

Excelente proposta e excelente descrição do trilho. Do melhor que é possível encontrar pelo Wikiloc. Parabéns, e obrigado pela partilha!

João Marques Fernandes Feb 12, 2020

Olá ZetoAlves! Eu é que agradeço o comentário. Com efeito, este trilho tem esta excelente oportunidade para provar a magnifica carne arouquesa, num ambiente fora do comum, mas extremamente acolhedor. E no fim de uma caminhada este é o tipo de convívio salutar que a mim, particularmente, muito me agrada! Um grande abraço e continuação de boas caminhadas!!!

• Photo of j.jesus
    j.jesus Jun 24, 2020

Não fiz o trilho mas o Talho Confiança e o conceito de refeição feita pelo próprio vale 5 estrelas. Obrigado João.

João Marques Fernandes Jun 24, 2020

Olá j.jesus! Obrigado pelo comentário. É sem dúvida uma experiência que aconselho vivamente. Claro que, se primeiro fizer o trilho, então o apetite ganha outro vigor!!! De qualquer das formas, ambas as situações merecem a deslocação e desfrute desta ímpar experiência gastronómica!!
    Continuação de boas caminhadas!!

• Photo of Aiguille du Midi
    Aiguille du Midi Feb 14, 2022

Trilho por zonas rurais muito bonitas, com passagem por várias aldeias da serra do Arestal. No final, a cereja no topo do bolo foi claramente o talho Confiança, em Cabanes, onde se pode degustar da excelente carne arouquesa, num modelo de "faça você mesmo" simplesmente divertido, prático e delicioso! Muito, muito bom! Grande abraço.

João Marques Fernandes Feb 15, 2022

Obrigado, Aiguille du Midi, pelo comentário e avaliação do trilho.
    A região é muito bonita e o Talho Confiança é uma pérola sublime... recomendo mesmo! Grande abraço!!

• Photo of _BIO_RAIA_
    _BIO_RAIA_ Apr 30, 2022

Não conheço o trilho mas a descrição convida, sobretudo a oportunidade de passar pelo Talho confiança, um conceito interessantíssimo! Muito bom. Obrigado pela partilha.

João Marques Fernandes May 2, 2022

Obrigado, _BIO_RAIA_, pelo comentário e avaliação do trilho.
    O trilho é agradável mas o Talho Confiança é uma pérola de visita obrigatória!
    E o prazer está na partilha. Abraço!

• Photo of Bfrmarques
    Bfrmarques Nov 25, 2023

Aqui estou eu sentado no Talho Confiança, à espera que o belo naco fique no ponto, enquanto escrevo este comentário.
    Um trilho bonito, bem sinalizado e nesta época do ano com muita água à mistura, o que torna a coisa mais desafiante e interessante.
    Obrigado João, uma vez mais, por tornares os meus sábados diferentes para melhor.
    Um abraço

João Marques Fernandes Nov 25, 2023

Olá, Bfrmarques! Fico absolutamente lisonjeado com o seu comentário, sobretudo por saber que a partilha que aqui deixo contribuiu para que tenha passado um ótimo sábado, que tenha desfrutado de uma excelente refeição e de uma bela caminhada! Na verdade, o talho Confiança é uma pérola escondida na serra do Arestal, um lugar singular e tão simples que nem parece real no meio de toda a cultura de massas que nos rodeia. E depois de percorrer este trilho, então o resultado é mesmo perfeito! Muito obrigado pelas suas palavras, votos de continuação de excelentes caminhadas! Abraço

• Photo of Bfrmarques
    Bfrmarques Nov 27, 2023

Obrigado eu João, e é como dizes, um lugar único, longe da azáfama e confusão em que convivemos diariamente! Ansioso já, pelo próximo sábado, para desfrutar da bonita natureza e singularidade que o nosso Portugal nos proporciona!!
    Um abraço, e uma vez mais, obrigado pela excelentes partilhas João!