PR5, Trilho das Tormentas, Arouca

February 19, 2021
February 2021

near Telhe, Aveiro (Portugal)

Fica este pequeno vídeo, não editado, do PR5, Trilho das Tormentas, Serra da Freita.

Este trilho tem Início e fim na aldeia de Silveira.
Apesar de ser um trilho relativamente curto, não marcado, apenas 16km, é bem durinho.
O primeiro ensaio de coça começa logo a subir e depois a descer para aldeia de Cortegaça.
Dali segue um pouco, cerca de 400mt, pela estrada até voltar ao trilho
No entanto, ao km5.4, o meu GPS indicou-me para deixar a estrada e seguir a rua da Boavista.
Até agora ainda não percebi a razão do nome, já que é um trilho de pé posto incrívelmente mal tratado e carregado de obstáculos.
Esta zona do caminho foi verdadeiramente assustadora já que a densa vegetação e a quantidade de árvores caídas não me deixavam ver o trilho pedrogoso carregado de musgo que descia no sentido da aldeia de Janarde.
Atenção : quem decidir fazer este trilho, siga pela estrada até Janarde, não vale o risco ou a irritação.
Ao Km 6.8, fim do Inferno e, 200mt à frente, finalmente, a aldeia de Janarde.
Nesta aldeia há ponto de água.
Depois de uma pausa para almoço, no coreto da aldeia, segui, sempre a subir, por estrada de asfalto.
Ao Km. 9.8, cheguei à zona fluvial da aldeia Meitriz. Fantástica!
Após visita breve, tornei a subir até à estrada. Após cruzar a estrada, ao Km 11, dei início a uma grande subida por um trilho de pé posto. 1.6km depois, e 50m de esfrega à moda antiga, não vale a pena explicar o tipo de linguagem utilizada, cheguei à estrada bem lá no alto.
Dali retomei o caminho pelo sentido que vim.

Julgo que o PR5 está abandonado já que não faz parte do catálogo do Arouca Geopark. A maioria do trilho é feito pelo trançado da GR28..
Resumo: trilho bonito, no entanto não pode ser feito em dias quentes. Não há uma única possibilidade de sombra.
Apesar dos seu singelos 16km, não se deixem enganar, é um trilho duro.